OS DITADORES MOSTRAM AS GARRAS E O PROCESSO DE USURPAÇÃO DO SINTERGS AVANÇA

 Prezados (as) colegas: leiam, imprimam e guardem a “nota de esclarecimento” que foi postada e assinada hoje (23/11) pelo presidente na página do SINTERGS. É importante que todos guardem essa nota porque ali o presidente confessa que não está impedido de exercer seu mandato, mas que pela sua vontade particular quer ganhar a dedicação exclusiva, ou seja, ganhar mais dinheiro, e voluntariamente decidiu deixar de exercer seu cargo no SINTERGS, sem renunciar. Será que vai ganhar também uma FG ou AS e representação, do Governo? Vamos averiguar. Trata-se, pois, de uma confissão que comprova essa irregularidade estatutária que eu já havia apontado no blog. Imprimam, pois caso ele perceba que a ideia de confessar mais essa irregularidade foi “genial” (pra não dizer outra coisa) certamente retirará a postagem. Temos que tê-la impressa. Obrigado, presidente.




INTIMIDAÇÃO: Nossa colega Cláudia (SEAPA) foi interpelada por um dos vários leões de chácara contratados pela diretoria do sindicato para a reunião do Conselho Deliberativo de 17/11, e antes que lhe fosse permitido o acesso ao salão teve que responder a seguinte pergunta: “A senhora é da situação ou da oposição?”. 

 Os usurpadores do SINTERGS já não conseguem esconder suas garras e suas presas.  Com práticas ditatoriais, preparam o golpe final de domínio do nosso (?) sindicato.


"Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim. E não dizemos nada.

Na segunda noite, já não se escondem: pisam as flores, matam nosso cão, e não dizemos nada.

Até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta.

E já não podemos dizer nada" (Trecho do poema de Eduardo Alves da Costa No Caminho, com Maiakóvski)

 
I – MENTIRA ATÉ POR PHOTOSHOP


Quem já viu (ou recebeu) o Boletim nº49 do SINTERGS deve ter, de pronto, percebido a adulteração da foto de capa.
Os ditadores do Menino Deus usaram o photoshop para apagar as inscrições “Renúncia Já! No SINTERGS” das camisetas brancas que aparecem na foto, bem como esconder a faixa que estava colocada no fundo do auditório e os cartões vermelhos empunhados pelos técnicos-científicos.
Para restabelecer a verdade, disponibilizo abaixo fotos em que aparecem a faixa e as inscrições nas camisas.
Aliás, para quem gosta de dar boas risadas, vejam naquela edição pinoquial que o “presidente oculto” do SINTERGS (ninguém sabe por onde anda ou que fim levou)  diz que a atual diretoria faz “sindicalismo de resultados”.
Bem, só se for de péssimos resultados.
Prova disso está em vídeos disponibilizados no youtube, que mostram a atual diretoria fugindo do auditório da FEPAGRO na última assembleia sob gritos “renúncia! Renúncia! Renúncia!”.
Os “resultados” andam tão bons lá pelas bandas do Menino Deus que a tesoureira sumiu, o presidente se escondeu, e a diretoria está fugindo para o interior do Estado para fazer assembleias.
Dizem as más-línguas que se não der certo em Santa Maria, vão tentar fazer outra em alto-mar, e de madrugada.
Vejam as fotos e o vídeo.



II – MANCADA DOS DITADORES: CONSELHO DELIBERATIVO NÃO TEM COMPETÊNCIA PARA APROVAR “ PLANO ORÇAMENTÁRIO”

Que a atual diretoria do SINTERGS descumpre sistematicamente os dispositivos estatutários, isso todo mundo já sabe.
A novidade fica por conta de uma invenção levada a cabo no dia 17/11, na reunião do Conselho Deliberativo.
A competência do Conselho Deliberativo está estabelecida no artigo 45 do Estatuto, e não prevê essa atribuição:
 ART.45 – Ao Conselho Deliberativo compete:
a)  reunir-se com a Diretoria do Sintergs, bimestralmente, ou extraordinariamente, sempre que a Diretoria convocar ou quando requerido pela metade mais um de seus membros, obedecendo o mesmo quorum mínimo para poder deliberar;
b)  cumprir e fazer cumprir o presente Estatuto, bem como as deliberações da categoria em todas as suas atividades;
c)  discutir e deliberar sobre as questões da entidade e da categoria;
d)  aprovar as despesas extraordinárias, não previstas no orçamento aprovado;
e)  apreciar os relatórios de atividade, prestação de contas, balancetes e balanço geral encaminhados pela Diretoria;
f)   propor alterações neste Estatuto;
g)  apreciar os nomes indicados pela Diretoria, como sócios honorários;
h)  deliberar sobre a convocação de Assembléia Geral Extraordinária mediante a aprovação de, no mínimo, metade mais um dos presentes;
i)   deliberar sobre transmissão, domínio, posse, direitos e pretensão de bens imóveis da entidade;
j)   eleger a Comissão Diretiva Provisória na hipótese de renúncia coletiva da Diretoria;
k)  criar e extinguir Núcleos Regionais e Núcleos Setoriais de Porto Alegre, a partir de proposta encaminhada pela Diretoria.
l)  processar  e  julgar  os  recursos  referente  ao  disposto  no  art. 10,    §3.º,  deste estatuto

O Conselho Fiscal também não tem competência para “aprovar” a previsão orçamentária, mas apenas emitir parecer, como determina o artigo 43, c, do Estatuto.
Quem aprova (ou não) a proposta orçamentária são os associados, em assembleia ordinária realizada em novembro de cada ano (artigo 55, b, do Estatuto).
Os ditadores do Menino Deus já não se contentam em descumprir as regras estatutárias estabelecidas. Passaram, agora, a ditar regras de acordo com seus interesses particulares.

III – JOGADA ENSAIADA

O objetivo da reunião do Conselho Deliberativo não era aprovar coisa alguma.
O escopo da reunião era simplesmente deslocar a assembleia ordinária de novembro para o interior do Estado.
Temendo a deposição na próxima assembleia, os usurpadores trouxeram seus paus-mandados (os mesmos de sempre) e promoveram um show de irregularidades, algumas inacreditáveis.
Para calar os colegas que na reunião exigiam o cumprimento do Estatuto, determinaram, unilateralmente, que três integrantes de núcleos regionais votassem, contra apenas um voto dos setoriais (Capital).
Foi na base do 3 contra 1 que os ditadores impuseram suas vontades. Uma violência moral sem precedentes na história do SINTERGS.
Ora, cada núcleo tem direito a um voto. É o núcleo que está sendo representado. Da mesma forma, cada setorial tem direito a um voto, pois é uma Secretaria de Estado que está sendo representada.
Outra violência contra a história e o nome do SINTERGS foi a determinação da próxima assembleia em Santa Maria, dia 29/11.
Os ditadores rasgaram de vez o Estatuto e agora fazem qualquer coisa, até essa medida vergonhosa, absurda, para fugir da deposição.
A sede do sindicato está localizada em Porto Alegre e aqui devem ser feitas as assembleias.
Os núcleos regionais dispõem de verba para os deslocamentos quando das assembleias. Os setoriais, não.
A ideia dos ditadores é justamente inviabilizar a participação dos técnicos-científicos da Capital.
Pela primeira vez em 23 anos de existência do nosso (?) sindicato, uma diretoria comete um ato vergonhoso como esse. É o SINTERGS no fundo do poço.
Espero que os colegas técnicos-científicos de Santa Maria e regiões adjacentes compareçam na próxima assembleia e determinem a anulação dessa assembleia, haja vista que a realização de tais eventos deve ocorrer no município em que se encontra a sede do sindicato.
Aliás, se algum colega do interior puder gravar o áudio ou filmar essa próxima assembleia, para que possamos tomar conhecimento das barbaridades que poderão ocorrer por lá, desde já agradeço.

IV – FAMILIARES DA NADJA NÃO COMPARECERAM À “HOMENAGEM”

Nenhum familiar da nossa querida e saudosa Nadja compareceu à tal homenagem (sabem muito bem o que está acontecendo no SINTERGS, e o que os abutres e chacais ainda pretendem fazer) que os usurpadores armaram no dia 17/11 para fazer de conta que se importam com os técnicos-científicos.
Porém, a importância dos técnicos-científicos para a atual diretoria ficou evidente pela ausência do presidente oculto do SINTERGS à cerimônia.  Essa atitude disse tudo.

V – SITUAÇÃO DO PRESIDENTE E DA (ETERNA) TESOUREIRA AINDA NÃO FOI ESCLARECIDA

Ninguém sabe qual é a situação de ambos.
Na edição do DOE do dia 09/11, página 31, foi publicada a revogação da licença para desempenho de mandato classista do presidente do SINTERGS, a contar de 03/11.
Portanto, ele deve estar trabalhando em alguma repartição pública, o que, se confirmado, implicará mais uma (entre tantas outras) infração estatutária.
Digo isso porque não existe a possibilidade de “afastamento” de acordo com o Estatuto do SINTERGS.
Ou o integrante da diretoria exerce ou renuncia ao mandato.
Vejamos o que diz o artigo 15, alínea “a”, do Estatuto:

ART.15 – Ao 1º Vice-Presidente compete:
a)    substituir o Presidente nos casos de IMPEDIMENTO eventual, transitório e definitivo;
Como se vê, o 1º Vice só pode substituir o Presidente se este estiver impedido por motivo eventual (em viagem ou tratando de outro compromisso, por exemplo), transitório (enfermo, acidentado, etc.) ou definitivo (renúncia, falecimento) de exercer o cargo.
Não há permissão estatutária para que –  por simples interesse particular ou vontade pessoal – o presidente “resolva” deixar de cumprir temporariamente seu mandato. Inexiste tal faculdade, consoante o Estatuto do SINTERGS.
A mesma regra se aplica ao 2º tesoureiro, como se vê do disposto no artigo 20, alínea "a", do Estatuto:
ART.20 – Ao 2º Tesoureiro compete:
a)          substituir o 1º Tesoureiro nos casos de IMPEDIMENTO;

 
(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA)
 
INFRATOR CONFESSO:  Presidente do SINTERGS confessa que não está impedido de exercer seu mandato, mas que pela sua vontade particular quer ganhar a dedicação exclusiva, ou seja, ganhar mais dinheiro, e voluntariamente decidiu deixar de exercer seu cargo no SINTERGS, sem renunciar. Será que vai ganhar também uma FG ou AS e representação, do Governo? Vamos averiguar. Trata-se, pois, de uma confissão que comprova essa irregularidade estatutária que eu já havia apontado (acima) no blog. De mancada em mancada os usurpadores vão se enforcando sozinhos.

VI – QUEM NÃO LUTA VIRA ESCRAVO


O poema de Eduardo Alves da Costa que transcrevi no início desta postagem reflete bem o momento vivido pelos técnicos-científicos.
Por intermédio deste blog tenho alertado nossa categoria sobre o plano de usurpação do nosso sindicato que está em pleno curso.
Nosso empobrecimento não ocorre por acaso. Precisamos empobrecer para ficarmos mais fracos, desmotivados e sem poder de reação.
Para que os usurpadores tomem de vez nosso sindicato e mudem seu nome para “Sindicato dos Técnicos de Nível Superior do Poder Executivo”, temos que ser aniquilados.
Montem o quebra-cabeça.
De todas as categorias representadas pelo SINTERGS, existe alguma em má situação salarial? Sim. Apenas os técnicos-científicos.
Há quem chegue a ganhar, com todas as vantagens, o dobro da nossa remuneração. Somos os primos pobres dentro do nosso (?) próprio sindicato.
É apenas coincidência o fato de o presidente oculto do SINTERGS não ter comparecido em 2010 à cerimônia de nomeação de 300 técnicos-científicos no Theatro São Pedro, ou à assembleia da GET ou, ainda, à homenagem do dia 17/11 que deu o nome da Nadja a uma rua?
O SINTERGS fez algum esforço para elevar o percentual da GET? Fomos convocados para alguma mobilização nesse sentido?
Não, colegas. Tudo tem sido feito no sentido de empobrecer (e enfraquecer) os técnicos-científicos.
Por outro lado, para reivindicações de outras categorias o presidente oculto sempre se faz presente. Além disso, a diretoria do sindicato (acompanhada de servidores daqueles quadros) visita Deputados, mobiliza a categoria, etc.
Em suma, para que o plano dos usurpadores possa ser plenamente realizado, temos que estar sempre inferiorizados.
Diante desse quadro terrível, temos duas alternativas: lutar ou lutar.
Somos a única categoria representada pelo SINTERGS que não pode fundar outro sindicato. Não pode haver dois sindicatos dos técnicos-científicos na mesma base territorial.
As demais categorias que lá estão, podem.
Porém, se já existe um sindicato prontinho, com uma sede quitada e uma história de 23 anos, tudo indica que eles acham mais fácil acabar com a nossa categoria e ficar com o nosso sindicato.
Além disso, o “Sindicato dos Técnicos de Nível Superior do Poder Executivo” viria a ser o maior caça-níqueis sindical deste Estado, via imposto sindical.
Vamos permitir que isso aconteça?
Sou o primeiro a dizer não.

 O plano de usurpar o nosso sindicato já existe há tempo: vejam  (acima) o presidente do SINTERGS em Santa Rosa-RS, em 2010, pedindo aos associados que “comecem a usar a denominação de Sindicato dos Técnicos de Nível Superior do Estado do Rio Grande do Sul, deixando a outra denominação de Sindicato dos Técnicos-Científicos devido à maior abrangência do nosso sindicato”.  O sonho dele e de seus ajudantes é descaracterizar o nosso sindicato e transformá-lo num grande negócio sindical.  Será que os técnicos-científicos vão deixar que a usurpação se concretize?

 GRÁFICO DA MISÉRIA: Esse gráfico estampa o abismo salarial existente entre os técnicos-científicos e as demais carreiras de nível superior do Executivo. Notem que nem com as migalhas da GET (que será integralizada apenas em 2014) haverá qualquer diferença. Na verdade, se recebermos só a GET essas categorias do comparativo abrirão diferença salarial ainda maior. Os Delegados de Polícia, por exemplo, em breve terão reajuste salarial. Estamos, de fato, no fundo do poço, graças ao desejo da atual diretoria do SINTERGS de levar nossa categoria à ruína. Enquanto eles trabalham para os primos ricos (eles mesmos) nós empobrecemos ainda mais.

 ESCÂNDALO À VISTA: o teor da ação trabalhista contra o SINTERGS que tramita na 28ª Vara do Trabalho de Porto Alegre (processo 0000825-38.2011.5.04.0028) é estarrecedor. Caso sejam comprovados os fatos narrados na petição inicial estaremos diante do maior escândalo da história do nosso (?) sindicato. O processo não está sob segredo de justiça, e os autos contêm documentos de pasmar. Cópias desse processo estão circulando por todas as Secretarias de Estado. Parece que o nosso sindicato virou um mar de irregularidades.
 OUTRO POSSÍVEL ESCÂNDALO: parece que os pinochets do Menino Deus estão se superando. Já surgiu uma segunda ação trabalhista para reforçar o que já se desenhava com a primeira. É tarefa do Conselho Deliberativo investigar a fundo o que está sendo afirmado pelos reclamantes. Processo nº0000825-38.2011.5.04.0028 (27ª Vara do Trabalho de Porto Alegre)




AÇÕES TRABALHISTAS PODEM REVELAR O QUE A ATUAL DIRETORIA DO SINTERGS TENTA ESCONDER

 (clique na imagem para ampliá-la)
ADESIVO RENÚNCIA JÁ! NO SINTERGS: Para os colegas que ainda não têm a camiseta do Movimento Renúncia Já! No SINTERGS, estamos distribuindo os adesivos. Vamos distribuí-los também na próxima assembleia da categoria.


 (clique na imagem para ampliá-la)
EM DEFESA DOS TÉCNICOS-CIENTÍFICOS: O Movimento Renúncia Já! No SINTERGS saiu em defesa dos técnicos-científicos contra a sabotagem da atual diretoria do SINTERGS. Um grupo de 23 técnicos-científicos esteve no gabinete do Deputado Adão Villaverde para reivindicar a prioridade dos técnicos-científicos nas negociações salariais. Mostramos  que somos os primos pobres entre as categorias representadas pelo SINTERGS e denunciamos (com documentos) que a atual diretoria anda pleiteando reajustes para categorias que chegam a ganhar, no todo de suas vantagens, o dobro dos salários dos técnicos-científicos.
(clique na imagem para ampliá-la)
GRÁFICO DA MISÉRIA: Esse gráfico estampa o abismo salarial existente entre os técnicos-científicos e as demais carreiras de nível superior do Executivo. Notem que nem com as migalhas da GET (que será integralizada apenas em 2014) haverá qualquer diferença. Na verdade, se recebermos só a GET essas categorias do comparativo abrirão diferença salarial ainda maior. Os Delegados de Polícia, por exemplo, em breve terão reajuste salarial. Estamos, de fato, no fundo do poço, graças ao desejo da atual diretoria do SINTERGS de levar os técnicos-científicos à ruína. Enquanto eles trabalham para os primos ricos (eles mesmos) nós empobrecemos ainda mais.
(clique na imagem para ampliá-la)
OUTRO POSSÍVEL ESCÂNDALO: parece que os pinochets do Menino Deus estão se superando. Já surgiu uma segunda ação trabalhista para reforçar o que já se desenhava com a primeira. É tarefa do Conselho Deliberativo investigar a fundo o que está sendo afirmado pelos reclamantes. Processo nº 0001226-40.2011.5.04.0027 (27ª Vara do Trabalho de Porto Alegre)
(clique na imagem para ampliá-la)
ESCÂNDALO À VISTA: o teor da ação trabalhista contra o SINTERGS que tramita na 28ª Vara do Trabalho de Porto Alegre (processo 0000825-38.2011.5.04.0028) é estarrecedor. Caso sejam comprovados os fatos narrados na petição inicial estaremos diante do maior escândalo da história do nosso (?) sindicato. O processo não está sob segredo de justiça, e os autos contêm documentos de pasmar. Cópias desse processo estão circulando por todas as Secretarias de Estado. Parece que o nosso sindicato virou um mar de irregularidades.
(clique na imagem para ampliá-la)
O plano de usurpar o nosso sindicato já existe há tempo: vejam  (acima) o presidente do SINTERGS em Santa Rosa-RS, em 2010, pedindo aos associados que “comecem a usar a denominação de Sindicato dos Técnicos de Nível Superior do Estado do Rio Grande do Sul, deixando a outra denominação de Sindicato dos Técnicos-Científicos devido à maior abrangência do nosso sindicato”.  O sonho dele e de sua comitiva real é descaracterizar o nosso sindicato e transformá-lo num grande negócio sindical.  Será que os técnicos-científicos vão deixar que a usurpação se concretize?


INIMIGO NA TRINCHEIRA: presidente do SINTERGS insiste em chamar nossa gratificação de "abono". Queria, inclusive, a incorporação imediata da GET, para que houvesse, automaticamente, aumento das mensalidades pagas pelos associados. Na forma proposta pelo Governo para pagamento da GET, as mensalidades do SINTERGS -- hoje em exorbitantes e injustificáveis R$32,00 -- não serão reajustadas. Porém, se houvesse a incorporação da GET esse valor subiria para absurdos R$44,16. Pelo que se vê, o que o presidente e a diretoria do SINTERGS pretendiam era aumentar em quase 800 mil reais o orçamento anual dos gastos desenfreados e injustificados que existem hoje em nosso (?) sindicato. Aliás, é por isso que a prestação de contas de 2011 da diretoria do SINTERGS foi rejeitada por 90% dos associados presentes na Assembleia do dia 31/03/2011.
(clique na imagem para ampliá-la)
Movimento Renúncia Já!: técnicos-científicos deram um show de participação na assembleia de 28/09 e colocaram a diretoria do SINTERGS para correr.

(clique na imagem para ampliá-la)

I – DIRETORIA DO SINTERGS TENTA ESCONDER O ASSUNTO

Quem já teve a oportunidade de folhear os autos dos processos de nºs 0000825-38.2011.5.04.0028 (27ª Vara do Trabalho de Porto Alegre), e 0001226-40.2011.5.04.0027 (28ª Vara do Trabalho de Porto Alegre), movidos por dois ex-funcionários do SINTERGS ficou, no mínimo, de cabelo em pé.
Os documentos e as afirmações contidas em ambos os processos, caso comprovadas, consolidarão o maior escândalo da história do SINTERGS.
É imprescindível que os integrantes do Conselho Deliberativo do SINTERGS exijam, na reunião do dia 17/11, que lhes sejam fornecidas cópias integrais dos autos desses processos, para análise e posteriores providências que visem apurar os fatos ali imputados especialmente a um conhecido personagem desse período obscuro instalado no SINTERGS desde outubro de 2007.
Além das afirmações estarrecedoras, gravíssimas, há um possível prejuízo financeiro que deverá ser suportado pelo SINTERGS (150 mil reais, aproximadamente) caso as ações sejam julgadas procedentes.
Os pinochets do Menino Deus jamais tocariam nesse assunto, mas, graças ao nosso bloguinho, a diretoria não vai conseguir esconder mais esse esqueleto.


II – DAQUI NÃO SAIO, DAQUI NINGUÉM ME TIRA

Não, não vou falar sobre a conhecida marchinha de carnaval.
Quem tem mais de 40 deve se lembrar de um personagem criado por Jô Soares na década de 80, o Reizinho.
Esse Reizinho era o diminuto monarca de um reino mergulhado em problemas. Ele se aconselhava com o sábio Eminência (não era um jornalista ou o presidente da FESSERGS) e se divertia à custa do Bobo da Corte (não era o Quadro dos Técnicos-Científicos).
Apesar da baixa estatura, o Reizinho tinha um ego gigantesco, e se dirigia aos súditos com as palavras: “Deste solo que eu piso, desse povo que eu amo, que que eu sou? Que que eu sou? Que que eu sou?”. Era saudado (não por técnicos-científicos que se vendiam por almoços, jantares e passeios com a diretoria do SINTERGS) com a resposta: “Sois rei! Sois rei! Sois rei!”.
Pois bem.
Na edição do DOE do dia 09/11, página 31, foi publicada a revogação da licença para desempenho de mandato classista do presidente do SINTERGS, a contar de 03/11.
Portanto, desde aquela data o presidente do SINTERGS criou uma situação inédita nos 23 anos de existência do nosso sindicato. Pela primeira vez (e acho que isso não existe em sindicato algum) teremos um presidente que não poderá representar o nosso (?) sindicato, a não ser entre meio-dia e 13h:29, e depois das 18h:00min.
É bem possível que isso esteja acontecendo por interesse particular do presidente.
Digo isso porque ele não obteve êxito no Mandado de Segurança nº70042140343 que visava assegurar-lhe a percepção da dedicação exclusiva mesmo que licenciado para o mandato classista.
Diante dessa derrota judicial, parece que o presidente do SINTERGS vai cumprir expediente de 40 horas semanais na Secretaria da Saúde, mas não vai renunciar ao cargo de presidente do SINTERGS. Vamos acompanhar essa situação.
Esse super-homem talvez queira cumprir 40 horas semanais na SES para ganhar a dedicação exclusiva e acumular a presidência do SINTERGS, a presidência da CGTB-RS, o cargo de conselheiro no CDES, e o que mais aparecer pela frente.
Não há notícias de que ele tenha renunciado, mas apenas se “afastado”.
Tudo indica que ele colocou como testa de ferro o vice-presidente, que aceitou fazer parte desse teatrinho, e quando for de seu interesse retornará à função de presidente.
Será que o Conselho Deliberativo do SINTERGS aceitará essa situação vergonhosa? Isso é um acinte aos associados.
Quanto ao vice-presidente, que se presta a esse papel, um recado: se o senhor ainda não conhece a fábula do Sapo e do Escorpião, trate de conhecê-la. Num futuro próximo o senhor sentirá a ferroada do escorpião. Ele não conseguirá evitá-la, pois é da natureza dele.


III – QUE FIM LEVOU A (ETERNA) TESOUREIRA DO SINTERGS?

A ditadura sindical instalada no SINTERGS não dá satisfações a ninguém. Para os pinochets do Menino Deus o sindicato é propriedade deles, e isso não se discute.
Em maio deste ano compraram uma GM-Meriva e não deram satisfações ao Conselho Deliberativo que, por dever estatutário (artigo 45, d, do estatuto) deveria ter deliberado sobre essa despesa extraordinária.
Mas, para quem sonegou a assembleia ordinária de novembro de 2010 (em flagrante descumprimento do artigo 55, b, do estatuto), sonegou as reuniões bimestrais do Conselho Deliberativo  (descumprimento do artigo 45, b, do estatuto), e realizou várias despesas extraordinárias sem autorização do Conselho, tais como a contratação de 20 outdoors, contratação de escritórios de advocacia, etc., e sustenta a filiação irregular do SINTERGS à CGTB (descumprimento do artigo 5º, IX, do estatuto), comprar um automóvel de 50 mil reais sem autorização do Conselho Deliberativo é café pequeno.
Aliás, pelo que se vê, o Estatuto do SINTERGS não existe para a atual diretoria.
Nesse totalitarismo sindical não há a necessidade de comunicar aos associados a saída ou entrada de integrantes da diretoria, mesmo que haja mais de 140.000 motivos (um dia vocês vão saber o porquê desse número) para que os associados tomem conhecimento do possível expurgo (ou saída voluntária, se for conveniente dizer assim) da tesoureira.
Aposto que a maioria dos leitores do blog nem sabia que a (eterna) tesoureira não está mais na diretoria do SINTERGS. Eu não sabia. Tomei conhecimento por informação de um colega que veio me contar, também surpreso.
Aliás, é preciso confirmar essa informação. Solicito aos integrantes do Conselho Deliberativo que confirmem essa informação no dia 17/11.
Pode ter sido apenas um “afastamento”, como o do presidente do SINTERGS.


IV – PARA LER, SABER E COLOCAR EM PRÁTICA

Exigir o cumprimento do Estatuto não é um direito do associado do SINTERGS, mas, sim, um dever.
Aquele associado que deixar de exigir o cumprimento do Estatuto quando diante de uma irregularidade estatutária está sendo conivente e torna-se, na verdade, também um infrator, pois está descumprindo o disposto no inciso IV do artigo 7º do Estatuto. Vejamos:


ART.7 – São DEVERES dos associados:

..........................................................

IV – EXIGIR O CUMPRIMENTO deste Estatuto e o respeito às decisões das Assembléias Gerais;

Portanto, diante das inúmeras infrações estatutárias praticadas pela atual diretoria do SINTERGS (várias apontadas no blog) temos que aplicar à atual diretoria o disposto no artigo 51, b, do Estatuto:

“ART.51 – Os membros da Diretoria, Conselho Fiscal, Conselho Deliberativo, membros dos Núcleos Regionais e Setoriais e Representantes Municipais, PERDERÃO O SEU MANDATO nos seguintes casos:
a)    dilapidação de má fé do patrimônio material e financeiro do Sindicato;
b)   DESRESPEITO E VIOLAÇÃO DO ESTATUTO SOCIAL;
c)    ausência injustificada em três reuniões consecutivas de sua instância;
d)   aceitação ou solicitação de transferência que importe no afastamento do exercício do cargo.”

Guardem bem o teor desses dispositivos.

V – JÁ ARRECADAMOS TREZENTAS ASSINATURAS

Os colegas que ainda não assinaram o abaixo-assinado para convocar uma assembleia de destituição da atual diretoria ainda podem assiná-lo. Basta entrar em contato pelo e-mail do blog (técnicos-científicos@hotmail.com). Já arrecadamos 300 assinaturas e ainda precisamos de mais 200.

VI – HOMENAGEM, DEMAGOGIA E HIPOCRISIA

No dia 17/11 haverá uma homenagem à nossa querida e saudosa Nadja. Toda e qualquer homenagem a ela será sempre merecida e muito bem acolhida pelos técnicos-científicos.
Nadja é –  e sempre será – uma referência absolutamente positiva na história do SINTERGS. Uma guerreira que se dedicou de corpo e alma (e entregou sua vida) a promover o bem da nossa categoria e do nosso sindicato.
Porém, nessa homenagem do dia 17/11 veremos os abutres e os chacais que estão dilapidando o patrimônio político que ela legou a todos nós derramar em discursos demagógicos e hipócritas o veneno da traição.
Aqueles que querem mudar o nome do nosso sindicato para “Sindicato dos Técnicos de Nível Superior do Poder Executivo”, descaracterizando-o como Sindicato dos Técnicos-Científicos, transformando o nosso valoroso SINTERGS num rentabilíssimo negócio sindical, movido a imposto sindical e outras picaretagens, estarão lá para discursar e aparecer em fotos que, certamente, serão postadas na página do SINTERGS.
Nadja foi a última integrante do Quadro dos Técnicos-Científicos eleita como presidente do SINTERGS. Joanes foi o último a exercer o cargo (entre julho e outubro de 2007).
Desde 15 de outubro de 2007 nosso sindicato tem sido presidido por um indivíduo de outro quadro de servidores.
Não é por acaso que nos tornamos, entre 2007 e 2011, os primos pobres dentro do nosso próprio sindicato.
Enquanto o SINTERGS foi presidido por técnicos-científicos (1988-2007), nunca tivemos reajustes salariais tão ridículos como aqueles recebidos de 2007 para cá.
Nunca houve nada parecido com o empobrecimento que experimentamos no Governo Yeda (que promoveu melhorias salariais significativas para dezenas de categorias) e o que está se desenhando agora.
Porém, nada disso está acontecendo por acaso. Temos que empobrecer para que, desmotivados e empobrecidos, desistamos do nosso SINTERGS e os usurpadores o tomem de vez.
O empobrecimento é a melhor maneira de enfraquecer um quadro de servidores. Vejam o que a FESSERGS fez com o Quadro Geral. Que força tem o Quadro Geral hoje? Nenhuma.
Cada técnico-científico que se desassocia do SINTERGS é motivo de comemoração para a atual diretoria.
Muito dos novos colegas técnicos-científicos que estão tentando se associar ao SINTERGS estão encontrando dificuldades junto ao sindicato. Tenho recomendado a todos fazer cópia da ficha de inscrição e exigir o carimbo de recebimento, pois se houver qualquer problema com o cadastramento, será de responsabilidade do sindicato, e não do associado. É preciso documentar a entrega do pedido de associação para comprovar essa prática vil da atual diretoria.
Enfim, quero dizer a todos que a melhor homenagem que podemos prestar à nossa querida Nadja, e também ao colega Zacchini, é fazer com que o SINTERGS volte a representar os técnicos-científicos, volte a ser o nosso sindicato.
Deve ser questão de honra e de sobrevivência para a nossa categoria recuperar o nosso sindicato, hoje nas mãos de um grupo de usurpadores que já perdeu o mandato por inúmeras infrações estatutárias, e que pretende levar nosso Quadro à extinção.
Os técnicos-científicos que têm sangue nas veias devem comparecer na próxima assembleia do SINTERGS, que deverá ser realizada nos próximos 15 dias, caso não haja mais uma sonegação (a de novembro de 2010 foi sonegada) promovida pela atual diretoria, infratora.
Vamos recolocar o SINTERGS a serviço dos técnicos-científicos.
Vamos deixar de bancar os bobos da corte do Reizinho e de sua comitiva real.  

← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial
Copyright © Técnico-Científicos RS | Powered by Blogger | Adaptado por Blow Informática Design by ronangelo | Blogger Template Mais Template