Reajuste salarial para Delegados de Polícia e Oficiais da Brigada Militar: ASDEP e demais entidades sindicais representativas da segurança pública estão permanentemente mobilizadas para a obtenção de avanços salariais. Enquanto isso, no SINTERGS a ideia é estender a pequena gratificação que será concedida aos Técnicos-Científicos para o maior número possível de categorias. (programa Gaúcha Atualidade - 04/11/2011)
Movimento Renúncia Já!: técnicos-científicos dão show de participação e colocam a diretoria do SINTERGS para correr.
DIRETORIA EM FUGA: Vejam algumas imagens da manifestação em frente à sede do SINTERGS. A diretoria ficou escondida até que os técnicos-científicos fossem embora.
O plano de usurpar o nosso sindicato já existe há tempo: vejam (acima) o presidente do SINTERGS em Santa Rosa-RS, em 2010, pedindo aos associados que “comecem a usar a denominação de Sindicato dos Técnicos de Nível Superior do Estado do Rio Grande do Sul, deixando a outra denominação de Sindicato dos Técnicos-Científicos devido à maior abrangência do nosso sindicato”. Um recado para o presidente do SINTERGS: não é o nome do nosso sindicato que vai mudar. É o senhor e seus mandaletes que serão depostos.
ESCÂNDALO À VISTA: o teor da ação trabalhista (informação acima) contra o SINTERGS que tramita na 28ª Vara do Trabalho de Porto Alegre (processo 0000825-38.2011.5.04.0028) é estarrecedor. Caso sejam comprovados os fatos narrados na petição inicial estaremos diante do maior escândalo da história do nosso (?) sindicato. O processo não está sob segredo de justiça, e os autos contêm documentos de pasmar. Cópias desse processo estão circulando por todas as Secretarias de Estado. Parece que o nosso sindicato virou um mar de irregularidades.
INIMIGO NA TRINCHEIRA: presidente do SINTERGS insiste em chamar nossa gratificação de "abono". Quer, inclusive, a incorporação imediata da GET porque assim haverá, automaticamente, aumento das mensalidades pagas pelos associados. Caso nossa gratificação (GET) seja paga na forma proposta pelo Governo, as mensalidades do SINTERGS -- hoje em exorbitantes e injustificáveis R$32,00 -- não serão reajustadas. Porém, se houver a incorporação da GET esse valor subirá para absurdos R$44,16. Pelo que se vê, o que o presidente e a diretoria do SINTERGS pretendem é aumentar em quase 800 mil reais o orçamento anual dos gastos desenfreados e injustificados que existem hoje em nosso (?) sindicato. Aliás, é por isso que a prestação de contas de 2011 da diretoria do SINTERGS foi rejeitada por 90% dos associados presentes na Assembleia do dia 31/03/2011 (vejam, acima, um trecho da entrevista realizada no dia 16/09, no programa Pampa News).
CGTB-RS EM CHEQUE: Confiando na seriedade do Vice-Presidente e demais integrantes da CGTB-RS, um grupo de Representantes Setoriais do SINTERGS solicitou àquela Central providências visando corrigir – imediatamente – uma irregularidade praticada pelo presidente do SINTERGS (e também presidente da CGTB-RS) relativa à filiação do SINTERGS à CGTB. A suposta “filiação” é absolutamente inválida por ter sido feita de modo flagrantemente irregular, de forma a ir muito além de uma violação estatutária (artigo 5º, inciso IX, Estatuto do SINTERGS). Trata-se de uma vergonhosa afronta, um desrespeito aos 5.000 associados do SINTERGS. Aguardamos, para os próximos dias, uma posição oficial e pública da CGTB-RS quanto à irregularidade em questão, de exclusiva responsabilidade do presidente do SINTERGS.
I – PROPOSTA DO GOVERNO FOI APROVADA
Antes de falar sobre o vexame patrocinado pela diretoria do SINTERGS na assembleia de ontem (28/09), informo aos colegas que não estiveram no auditório da FEPAGRO que a proposta do Governo (GET) foi aprovada.
Agora, resta torcer para que aquilo que foi dito pelo Governador via gabinete digital venha a se tornar realidade, e que a GET não seja o todo da política salarial deste Governo para os técnicos-científicos.
Para tanto, precisaremos de mais do que apenas a vontade do Governo de conceder outras melhorias salariais para os técnicos-científicos.
Precisaremos contar com a ajuda governamental para que os sabotadores, os traidores de plantão, aqueles que deveriam nos defender e que só nos prejudicam, não consigam desviar para outras categorias aquilo que seria destinado à recuperação salarial dos técnicos-científicos.
Tentativas de sabotagem não faltarão e, curiosamente (vejam a que ponto chegamos), teremos que ser defendidos pelo próprio Governo.
II – PRESIDENTE DO SINTERGS DESPREZA OS TÉCNICOS-CIENTÍFICOS E NÃO COMPARECE À ASSEMBLEIA
Muitos colegas ficaram surpresos com a ausência do presidente do nosso sindicato na assembleia de ontem. Eu, não.
Essa não foi a primeira vez que ele deu as costas para a nossa categoria.
Em outubro do ano passado, na cerimônia de posse de 300 técnicos-científicos no Theatro São Pedro, um dia de muita alegria para todos nós pelo ingresso de novos colegas, ele também não esteve presente.
Portanto, embora a votação de hoje fosse de grande importância para a nossa categoria, ele não teve coragem de ficar cara a cara com os técnicos-científicos.
Nós já sabemos o que ele e seus asseclas querem fazer com o nosso sindicato e com as nossas carreiras. Nenhum deles consegue mais enganar os técnicos-científicos.
III – DIRETORIA DO SINTERGS FOGE E SE ESCONDE
Por muito pouco a diretoria do SINTERGS conseguiu escapar da deposição na assembleia de ontem.
Quando estávamos por incluir na pauta a votação para aplicar a esses infratores do Estatuto do SINTERGS a penalidade de perda do mandato (com base no artigo 51, alínea b), eles fugiram rapidamente do auditório sob gritos “fora, fora!” e “renúncia já, renúncia já!” de 2/3 dos presentes na assembleia.
Hoje, os técnicos-científicos, unidos, colocaram essa diretoria infratora para correr.
Depois disso, metade dos presentes na assembleia rumaram para o sindicato, para retomar a sede que esses infratores (que perderam seus mandatos em 1º de janeiro deste ano por conta de inúmeras infrações estatutárias) ainda ocupam, indevidamente.
Porém, em pleno horário de expediente, a sede estava trancada. Havia janelas abertas e luzes acesas no prédio, mas ninguém atendia à campainha ou o telefone.
Parte da diretoria estava escondida no supermercado localizado próximo à sede.
A GM-Meriva preta alugada pelo sindicato passou várias vezes pelas proximidades da sede, para ver se a manifestação pela renúncia da diretoria já havia terminado.
Como os colegas podem ver pelas imagens que disponibilizei no blog, fizemos uma manifestação com apitos, buzinaço, etc., enquanto eles permaneciam escondidos.
IV – TÉCNICOS-CIENTÍFICOS DÃO EXEMPLO DE CONSCIENTIZAÇÃO E LUTA
Sempre que participo de reuniões com colegas, digo que tenho muito orgulho de ser técnico-científico.
Hoje, tive mais motivos ainda para me orgulhar dos meus colegas, do meu Quadro.
Em dado momento, quando estávamos em frente à sede do sindicato, olhei para o grupo que fazia a manifestação e vi um colega aposentado de, aproximadamente, 80 anos. Ele estava sentado no banco do carona de um dos carros que fazia o buzinaço. Fez questão de apoiar nossa luta. No banco do motorista estava um outro colega, meu xará, que assumiu seu cargo no ano passado.
Vi, naquele momento, que havia técnicos-científicos de 80, de 60, 25, enfim, de todas as idades, de várias gerações, lutando contra um projeto sórdido e diabólico de usurpação do nosso sindicato.
Por isso, quero encerrar esta postagem agradecendo a todos os técnicos-científicos que hoje colocaram para correr os nossos inimigos, os lobos em pele de cordeiro que transformaram nosso sindicato num grande negócio sindical, numa entidade sanguessuga, ao estilo da matriz (bem sabemos de onde vem a cartilha da atual diretoria, em cujo primeiro capítulo está o execrável imposto sindical).
Por toda a garra e empenho demonstrados na luta de hoje, agradeço profundamente a todos os técnicos-científicos que estiveram na assembleia e na manifestação pela renúncia da diretoria e pela volta da legalidade em nosso sindicato. Tenho muito orgulho de estar nesse grupo e nessa luta com vocês.
Demos mais um passo em direção à retomada do nosso sindicato e à preservação de nossas carreiras e, por muito pouco, não colocamos um ponto final nesse pesadelo que é a atual diretoria do SINTERGS.
A propósito, lembro a todos que continua a campanha pela coleta de 500 assinaturas para depor essa diretoria infratora, e para os colegas do interior que quiserem participar, basta enviar um e-mail para o blog, no seguinte endereço: tecnicos-cientificos@hotmail.com
Por outro lado, tentando abreviar o nosso martírio, caso a diretoria do SINTERGS insista em continuar usando indevidamente a sede do nosso sindicato, pois já perderam o mandato, vamos ocupá-la, e só sairemos de lá com a renúncia deles.
Levaremos a imprensa e denunciaremos a toda sociedade quem são esses usurpadores. É preciso estampar em jornais e noticiários quem eles são e o que estão fazendo. Chegou a hora de dar publicidade aos absurdos praticados por essa diretoria, pois o anonimato protege os infratores.
Se eles acham que vão subjugar os técnicos-científicos, estão redondamente enganados. Partiremos para a faxina final em breve.
Conclamo, pois, todos os técnicos-científicos que ainda não estão filiados ao SINTERGS a fazê-lo, a fim de se unirem à nossa luta, que é de toda a nossa categoria. Vamos ampliar a participação dos técnicos-científicos no quadro social do SINTERGS rumo à retomada do nosso sindicato.
Vamos unir pelo menos 200 técnicos-científicos para a retomada da sede, e passaremos a escrever um novo capítulo na história da nossa categoria e do nosso sindicato.
Os usurpadores serão página virada. A mais feia e obscura da história do SINTERGS.