A BOLA DO JOGO

Antes de desenvolver as ideias relativas aos fatos que ensejaram esta postagem, queremos destacar a participação no blog (muito bem-vinda) de colegas integrantes de outros quadros do funcionalismo estadual, especialmente os do Quadro-Geral, que já enviaram até mesmo um “S.O.S. Quadro-Geral” (comentário anônimo de 06/11, na postagem Mãos À Obra).
A bem da verdade, não somos a categoria mais indicada para ajudar, pois também estamos numa situação inditosa.  Aliás, estamos mais próximos de formar um  “S.O.S Quadro-Geral e Técnicos-Científicos” do que do status de exemplo ou de tábua de salvação para outras categorias.
Entretanto, é importante que os colegas de outras carreiras tenham ciência de que uma categoria profissional não pode ser propriedade particular de um grupo, de uma pessoa ou de uma família, e de que maus representantes podem dilapidar todas as conquistas arduamente alcançadas ao longo de décadas, ou até mesmo levar um quadro de servidores à extinção.   
 Há representantes aos quais parece ter sido concedida a garantia da vitaliciedade, e que “surgem” apenas no último ano de cada Governo para imputar ao mandatário do momento a responsabilidade por aquilo que eles mesmos  permitiram que se consolidasse e se agravasse no transcorrer de várias governanças. 
Dito isso, vamos, então, desembrulhar o “pacote de bondades” que o Governo preparou como presente de Natal para (quase) todos nós.
Deixando de lado o aspecto técnico, o que importa destacar é que as medidas que o Governo pretende ver aprovadas pela Assembleia Legislativa guardam três objetivos: extinguir direitos dos servidores (fim da licença-prêmio, dos avanços, dos adicionais de 15 e 25%, e do sistema de promoções nos moldes hoje vigentes), fragilizar a estabilidade dos servidores pela instituição da meritocracia, e preparar o terreno para a extinção de quadros do funcionalismo, com a subsequente terceirização dos serviços públicos antes realizados pelos mesmos.
Não devemos esquecer que a regulamentação das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público-OSCIPS em 2008, foi uma medida preliminar e importante para o avanço da terceirização dos serviços públicos.
Por outro lado, o fato de o atual Governo enfrentar turbulências desde o seu início (denúncias do Vice-Governador sobre supostas irregularidades no BANRISUL, operações e inquéritos da Polícia Federal, demandas judiciais, desentendimentos e atritos dentro do próprio Governo, dezenas de substituições no Secretariado, etc.)  fez com que fosse postergada a tentativa de implantação do projeto administrativo que é marca ideológica do mesmo, e que foi implementado no âmbito federal pelo Governo Fernando Henrique Cardoso e em Minas Gerais por Aécio Neves.
Esse projeto visa estabelecer uma ampla privatização dos serviços públicos, a fim de que entidades particulares, movidas pelo lucro, passem a substituir o Estado na realização das atividades ínsitas ao poder público – embora o Governo venha tentando dourar a pílula ao dizer que tudo isso não passa de um plano de  “valorização” dos servidores.  
Em 2007, antevendo os estragos que esse Governo poderia causar, o SINTERGS promoveu o Fórum Democrático Choque de Gestão e Seus Reflexos na Qualidade do Serviço Público, do qual participou a então Secretária da Administração e dos Recursos Humanos, Maria Leonor Luz Carpes.
Naquela oportunidade (21/03/2007) a Secretária disse que o tal “choque de gestão” viria a “aprimorar o serviço público”, e que todo o processo de reestruturação pretendido pelo Governo seria levado a efeito “com muita conversa, buscando sempre o entendimento entre o funcionalismo e o governo.”.
Passados dois anos e meio desde aquela manifestação da Secretária, o SINTERGS deflagrou uma bela campanha salarial fundada na ideia de diálogo e paz.
Como resultado, que tipo de tratamento nosso sindicato recebeu do Governo?  
Ora, por realizar uma campanha civilizada, pacífica e sem confrontação, o SINTERGS foi incluído num balaio de gatos formado por aproximadamente vinte categorias de servidores e cujas reuniões com o Chefe da Casa Civil – além de serem inócuas – não passam de uma babel.
Enfim, que tipo de “entendimento entre o funcionalismo e o governo” é esse?
Além de não ter cumprido a Política Salarial Britto em relação aos Técnicos-Científicos (haja vista que ainda não foi atendido o disposto no artigo 7º da Lei Estadual 10.420/95), o Governo menospreza a importância dos Técnicos-Científicos e nem mesmo individua a análise das peculiaridades do nosso Quadro, algo indispensável nesse momento porquanto crítica a situação em que se encontra a nossa categoria.
O Governo trata os Técnicos-Científicos com absoluto descaso.
Voltando ao “pacote de bondades”, há alguns aspectos em relação à postura do Governo que merecem destaque.
 Ao tentar implodir de uma só vez as estruturas sobre as quais está alicerçado o serviço público estadual, o Governo se expõe a uma nova e definitiva derrota (o CPERS já lhe infligiu um duro golpe, que custou ao mesmo a substituição da Secretária da Educação).
O intenso desgaste sofrido pela Chefe do Executivo nos primeiros trinta meses de mandato e o fato de estarmos num ano pré-eleitoral, fragilizam a postura demolidora do Governo, e caso haja uma efetiva união das entidades sindicais representativas de todas as categorias do serviço público estadual, a sanha privatizadora do Governo será contida.
Basta, para tanto, que todas essas entidades sindicais, em conjunto, exijam a retirada desses projetos da Assembleia Legislativa e – se necessário – paralisem por completo as atividades de seus representados, principalmente o magistério e as polícias civil e militar (lembrem-se dos efeitos da marcha dos policiais militares até o Palácio Piratini no Governo Britto).
Por outro lado, é imperativo que cada servidor público tenha a exata dimensão do que pretende o Governo com esses projetos, bem como do tamanho da destruição que por eles será provocada.
Não se trata simplesmente de eliminação da licença-prêmio, do fim dos avanços e das promoções por antiguidade. É algo muito pior do que isso.
A aprovação desses projetos implicará a extinção de Quadros do funcionalismo.  Será o primeiro (e decisivo) passo para a extinção do Quadro-Geral, do Quadro dos Técnicos-Científicos, etc.
Não haverá mais o provimentos dos cargos vagos nesses Quadros, mas apenas a contratação temporária de pessoal para a execução das tarefas que hoje constituem  os nossos encargos.
Por conta desse tipo de contratação, se dará, também, o esvaziamento do movimento sindical e, paulatinamente, o perecimento das próprias entidades sindicais, haja vista que o pessoal temporário não terá uma carreira a defender.
Em suma, vivemos hoje sob a mais grave ameaça já imposta ao serviço público estadual.
Entretanto, quem decidirá sobre o nosso próprio futuro somos nós. 
Nossa capacidade de mobilização, nossa vontade de lutar pelos nossos direitos, de pelear em defesa do serviço público estadual e – principalmente – a efetiva união de todos os servidores nessa verdadeira guerra, determinará o fim dessa história.
O Governo está subestimando nossa capacidade de mobilização e nos vê como incompetentes.
Mas, a verdade é que o Governo nos deu “a bola do jogo”.






← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

35 COMENTÁRIOS:

RICARDO disse...

RICARDO/SSP- PEDIDO DE REFLEXÃO E DECISÕES. A postagem enfoca muito bem o momento presente.A responsabilidade com o nossso futuro enseja a mais profícua manifestação de idéias para salvar a nossa carreira pública, a qual está sob perigo iminente de extinção, não havendo mais momento para estados de letargia ou de alienação ante todo o contexto que a mídia vem divulgando sobre o funcionalismo. Você decide: lutar ou se lançar no mais obscuro caminho. Abraços.RICARDO/REPRESNTANTE/SINTERGS.

Anônimo disse...

Em aditamento ao comentário postado, apresento, ainda, como sugestão, a proposta de que seja levado o texto à direção dos diversos partidos, no sentido esclarecer, e quem sabe conquistar uma posição favoravel, ou o comprometimento, de que nenhuma mudança/alteração será apreciada isoladamente,sem o aval dos funcionarios ou sindicatos.

Anônimo disse...

Fiz um primeiro comentario que não saiu, só o aditamento. Vamos de novo: É a respeito da lucidez do texto. Sua verdade.Mostra mais do que nunca a importancia da mobilização dos TC, pois parece que alguns(muitos) não se aperceberam da gravidade do momento que vivemos, não só os TC mas o conceito de serviço e de servidores publicos de um modo geral se acha ameaçados pelos projetos encaminhados pelo governo.A propria atuação do SINTERGS, deve ser revista, pois deve ir muito mais além da justa reivindicação de reposição salarial, e outras vantagens, como promoções, etc.É muito além do subsídio, deve avançar para garantir a propria sobrevivencia do quadro dos TC. A hora é agora.Um abraço, Patricio salgueiro

Anônimo disse...

Amigos!
Vi que esta última postagem falou sobre os funcionários do quadro geral. Entendo que esse blog é da categoria dos Técnicos científicos e agradeço a moderação por aceitar as postagens dos colegas do quadro geral.
Mas queria deixar aqui uma última observação: Os servidores do quadro geral são os mais inertes. Explico: Justamente os que ganham mal, os que já estão no "fundo do poço" e que não tem mais nada a perder são os que menos reagem... eu sinceramente não entendo por que eles não vão para a rua. estão numa miséria danada e não se movem... ficam inertes... se resignaram, aceitam que "não adianta fazer nada" ou usam bordões do tipo: "o que a gente vai fazer", "não adianta" "Quando o Governo que ele faz" e blá blá
blá...
As vezes, e peço desculpas pelo que vou falar, acho que eles merecem estar nessa situação. Eles tem um medo, não sei se é de ser exonerado, se é medo da chefia, de ser perseguido, sei lá... é incrível... tem muitos ainda que nem sabem que vai acabar a licença prêmio!!! aSSIM é difícil... SAIAM PARA A RUA!! INFORMEM-SE !! REAJAM

Anônimo disse...

Adendo a manifestação dos comentários do colega acima- não vejo mais perspectiva de contar nem com deputados e nem mais com sindicatos!!Estamos "à deriva".Essa é que é a verdade! A única "salvação" é todos pararem espontaneamente ou se juntarem a outros segmentos. Os conchavos e interesses políticos, financeiros e projetos "pessoais", tanto de políticos e delideranças sindicais, são fatores negativos que "nos colocaram nessa situação de penúria toda".Em 2010, temos a chance de despachar muita gente para bem longe.Sinto dizer que , mesmo indo embora, eles saem com suas vidas financeiras( contas bancárias gordas) resolvidas,sem qualquer sentimento das maldades que fizeram por "ação ou por omissão".Os alienados, conformados, os covardes, etc, vão continuar trilhando a sua triste saga.Vão continuar no fundo do poço.Olho vivo, meus amigos ! "Quadro".

Anônimo disse...

Ontem disparei vários e-mails para colegas foram centenas de email alertando sobre a dramatica situação de salários(encaminhei tabelas e demosntrativos) e também sobre a tentativa do governo de acabar com a licença premio e dos adicionais de 15% e 25%.. sabem quantos responderam?? NENHUM !!!! nem pra dizer "Pois é" ou "isso é um absurso"! alguém ae me explica? por que eu não entendo isso!!

Anônimo disse...

DISPARIDADES CHOCANTES-Quem olha o Manual de Quadros da Administração Direta do Estado(SARH), fica "estarrecido" com as disparidades. Salários, até mesmos de nível médio, que com vantagens específicas,acabam ultrapassando os básicos aviltantes de Técnicos-Científicos.Tem de tudo.Na PGE tem quinquênios da seguinte forma: 10% no primeiro quinquênio e 5% nos subsequentes, até o máximo de 5; gratificação de nível superior de 40%, que se incorpora ao básico; tem "prêmio de produtividade"( Lei 12.222, de 30/12/2004.Procuradores:honras aos "deuses do do olympus" que atuam para o Estado!Quando vocês enxergarem um, vão se ajoelhar? Já na SEFAZ não é muito diferente: um Agente Fiscal ganha "direto",na classe inicial, salário mais produtividade, que perfaz mais de R$11.200,00( ao assumir o cargo). A coisa não pára por aí, minha gente,nessa parafernália de leis( uma espécie de floresta amazônica) se encontra de tudo!!. Ainda tem mais para o Agente Fiscal!Para que eles "fiscalizem", ainda ganham um chamado "auxílio combustível" de mais de R$1.000,00 para o uso de seus automóveis , sendo que a maioria deles estão espalhados pelas Secretarias de Estado ganhando, ainda, altíssimas gratificações FGs e ASs pelo exercício de Chefias e Direção de Departamentos, de Secretarias, etc.Básicos "vergonhosos" de R$258,00(preço de um tênis e metade do preço de um tênis de marca que os Secretários governadores,procuradores ...calçam!!!)chegando a mais de R$22.000,00( teto este que passará para R$25.000,00,aproximadamente)UMA DIFERENÇA DE 8.427%! VOCÊ ENTENDEU BEM!! OITO MIL, QUATROCENTOS E VINTE E SETE "POR CENTO" A MAIS QUE O MENOR SALÁRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL!!Uma diferençaa abissal? É pouco.Quem sabe uma distância intreplanetária!! Isso, Povo Rio Grandense e Brasileiro, é totalmente inconcebível num país de 1º mundo, onde a distância entre o menor e o maior salário não chega a ultrapassar a 20, ou menos vezes.Mesmo que pegássemos o Nível Médio do Quadro-Geral, R$590,00 na letra inicial, também teríamos uma diferença de 3.629%( TRÊS MIL SEISCENTOS E VINTE E NOVE "POR CENTO")Uma distância, digamos,"lunática". Agora, meus coleguinhas, chegou a nossa vez: TÉCNICO-CIENTÍFICO, COM BÁSICO INICIAL DE R$2.245,82( está no site da SARH, VEJA!!)A DIFERENÇA EM RELAÇÃO AO TETO É DE 900%( NOVECENTOS "POR CENTO"!!)ESSAS DIFERENÇAS RETROCITADAS, COLEGAS DO "JUSTO E PERFEITO",É UMA VERDADEIRA HECATOMBE DE INJUSTIÇAS!!PODE FICAR PIOR?SIM!Todas as diferenças aumentarão,ainda mais quando o novo teto chegar a R$25.000,00( vinte e cinco mil mensais).Ainda, Quando se falou que os Procuradores "dão prejuízos" e ainda ganharão polpudos subsídios, não foi sem razão.Aguardem! Ouvi de um colega: e daí, vão ficar só colocando coisas no blog e ação que é bom, nada! Não é bem assim, primeiro precisamos conhecer bem o terreno , depois, partir para a guerra. Soldado tem que se preparar para a guerra, não simplesmente partir para o ataque.Temos Médicos em nosso Quadro e, só para exemplificar, se tivessem que pagar um curso de Medicina teriam que desebolsar: R$5.000.00 de matrícula e R$2.500,00 de mensalidade( fora outros gastos), que é "menor" que o básico que o Estado lhe paga.Gente, isso é "básico" de um Técnico-Científico que passou pela universidade e lá permaneceu por longos anos, investindo em especialização, mestrado, doutorado,etc. Espera aí, ESTÃO TENTANDO TIRAR LOGO NÓS PARA OTÁRIOS!!ATENÇÃO, ESTUDANTES, NESTE BLOG VOCÊS TÊM A CHANCE DE COLHEREM MUITAS INFORMAÇÕES PARA A SUA TESE NA FACULDADE.VOCÊS ESCOLHEM O TRABALHO: TRABALHO ESCRAVO? TEM NO ESTADO. INJUSTIÇAS E DISTÂNCIAS SALARIAIS INTERPLANETÁRIAS, QUE VÃO DEIXAR OS NOSSOS "PLANETÁRIOS" AMIGOS EUROPEUS DE CABELO EM PÉ? TEM, TAMBÉM, AQUI NO ESTADO!!!. E NÃO É BRINCADEIRA NÃO!!! E ainda querem MERITOCRACIA

Anônimo disse...

Caríssimo colega do comentário supra, continue disparando e-mails, "encha" a caixa dos deputados, das entidades sindicais. Não pare, pois enquanto houver injustiças,temos que ser perseverantes. Os opressores nos dão trégua? Não!! CHUMBO NELES.Não espere retorno se for de colega com cara de "pangaré" ou tipo "jegue" ordinário do nordeste, como o que aparece na caricatura acima sendo "ferrado".A falta de informação leva o ser humano ao sofrimento. SE FOI ENTIDADE SINDICAL OU DEPUTADO QUE RECEBEU E NÃO DEURETORNO, AÍ É DE UMA DESCARADICE QUE MERECE DENUNCIAR. Existem Sindicatos que, em tese, deveriam defender os interesses de um determinado segmento. O problema é a "filiação" a uma federação ou central sindical, bem como a partidarização de seus dirigentes.NO DIA 01/12/09, AS 14H, NA PRAÇA DA MATRIZ,É O DIA PARA QUE POSSAMOS TER, QUEM SABE, UM RETORNO DESTE GOVERNO. TODOS LÁ!!!"

BONIFACIO disse...

PREZADOS COLEGAS, TINHA GRANDES ESPERANÇAS DA REUNIÃO NA SECRETARIA DA FAZENDA. MAS AS MESMAS SE DISSIPARAM, POIS O DIRETOR DA DESPESA PÚBLICA, JOSÉ ALFREDO PARODE, QUIS NOVAMENTE APLICAR A DESCULPA DE QUE NÓS TC'S, JÁ FOMOS CONTEMPLADOS NO GOVERNO YEDA, COM O PAGAMENTO DA LEI BRITTO. INCLUSIVE CHEGOU AO DISPARATE DE APRESENTAR UMA TABELA, QUE MOSTRAVA QUE NÓS TIVEMOS AUMENTOS REAIS DE APROXIMADAMENTE 12% ACIMA DA INFLAÇÃO. E EM CONTRAPARTIDA, OS COITADINHOS E MAL PAGOS PROCURADORES DO ESTADO, UMA PERDA SALARIAL QUE AGORA ME ESCAPA O PERCENTUAL. O QUE FANTÁSTICO FAZENDÁRIO NÃO ESPERAVA É QUE O NOSSO DIRETOR ALEXANDRE WIENDORFER, É UM EXÍMIO CONHECEDOR DA ÁREA DE CÁLCULO E MATEMÁTICA E QUESTIONOU QUE A BASE DE CÁCULO NÃO PODERIA SER A PREVIAMENTE E PERVERSAMENTE ESCOLHIDA PELA FAZENDA(1994), E SE PROPOS EM FAZER UM ESTUDO COM ANO-BASES ANTERIRES, QUE PROVARIAM EXATAMENTE O CONTRÁRIO. MAS EVIDENTEMENTE PARA QUE ISSO ACONTECESSE ERA NECESSÁRIO QUE OS NÚMEROS FOSSEM FORNECIDOS PELA SEFAZ, O QUE FOI RECHASSADO VEEMENTEMENTE PELO SENHO PARODE. O COLEGA ALEXANDRE RETRUCOU, QUE ISSO ERA UMA UMA BRINCADEIRA DE MAU GOSTO, POIS QUE TEM OS NÚMEROS É O GOVERNO DO ESTADO E POR CONSEQUÊNCIA , ELE TEM QUE DISPONIBILIZÁ-LOS. MAS NÃO SERÁ POR ESSA NEGATIVA QUE DESISTIREMOS, POIS JÁ INICIAMOS O ESTUDO COM AS INFORMAÇÕES QUE TEMOS E AÍ SERÃO ELES, QUE TERÃO QUE CONTRADITÁ-LOS. NA TERÇA-FEIRA DIA 1º DE DEZEMBRO DE 2009, EM FRENTE AO PALÁCIO PIRATINI, TODO O FUNCIONALISMO PÚBLICO ESTARÁ REUNIDO, PARA UMA GRANDE MANIFESTAÇÃO DE REPÚDIO AO PACOTASSO DO GOVERNADORA YEDA, PRICIPALMENTE CONTRA O PLC 335/2009 E A PEC 200/2009, QUE VISAM RETIRAR DIREITOS CONQUISTADOS AO LOGO DOS ANOS. NESTE SENTIDO QUERO CONVIDAR TODOS OS COLEGAS PARA PARTICIPAR DO EVENTO. QUANTO AO COMENTÁRIO DO LABOROSO COLEGA, QUE REMETEU DIVERSOS E-MAILS E NÃO RECEBEU UMA RESPOSTA SEQUER, ISSO MOSTRA A TOTAL ALIENAÇÃO E DESINTERESSE DOS COLEGAS POR SUA VIDA FUNCIONAL E A NECESSIDADE PREEMENTE DA NOSSA TOTAL UNIÃO E PARTICIPAÇÃO EFETIVA DAS AÇÕES DA CATEGORIA. COMO NÃO RECEBI E GOSTARIA DE RECEBER, EIS MEU E-MAIL "bonifacio@sintergs.com.br" UM GRANDE ABRAÇO A TODOS E CONTINUEMOS NA LUTA. BONIFÁCIO

Anônimo disse...

DISPARIDADES CHOCANTES(PARTE UM)- quem olha os manuais da de pessoal no site da SARH,fica "estarrecido" com as disparidades salariais ali expostas.Lá existe de tudo: um "cemitério" de salários destroçados, fruto do descaso dos governos e, principalmente,de entidades sindicais, sob o comando de presidentes vitalícios, "relapsos e negligentes e que há mais de duas décadas vem se alimentando das contribuições de pessoas de boa-fé e, também, de sócios alienados.No site da SARH verificamos muitas distorções ,vantagens camufladas, inversões de valores e uma nítida constatação de "feudos". É uma espécie de "floresta amazõnica de pessoal", só que muitos com salários asfixiados, sem oxigênio.O menor salário, inconstitucional,é de R$258,00( totalmente contrário ao Pricípio Constitucional da Pessoa Humana).Um servidor de "ensino fundamental"( PGE)chega a R$1.110,00, contra os R$639,47( secos) de um Agente Administrativo( padrão 16) do Quadro-Geral com o 2º grau.Já os de 2ºgrau da PGE iniciam em R$1.271,50, mais produtividade e quinquênio a cada 05 anos!!!Isso dá em torno de R$2500,00.Lá,companheiros, está estampado os básicos dos Técnicos de NíVEL MÉDIO DA FAZENDA: média=R$2.720,87, que, com a produtividade, dobram e ultrapassam os "escanzelados" e indignos salários dos Técnicos-Científicos, cujo básico inicial é de R$2.245,82( NÍVEL SUPERIOR) e mais nada a acrescer!!!.Vocês viram então no Poder Executivo que: uma pessoa com o 1º grau ganha mais de quem tem o 2ºGrau no Q-Geral ;que servidores da PGE, , ganham mais que o dobro do Quadro-Geral( com as mesmíssimas atribuições), quiçá, mais que o inicialde um T-C;viram que o "nível médio" da Fazenda ganha o mais que um de nível médio do do Q-Geral e ganha mais que o dobro de um Técnico-Científico de NÍVEL SUPERIOR!!Isso é só o começo e cmo a "chapa vai esquentar", prefiro continuar na parte 2...

Anônimo disse...

DISPARIDADES CHOCANTES,PARTE DOIS- trilhando os manuais SARH,constatamos ainda na PGE: quinquênios, 10% no primeiro quinquênio e 5% nos subsequentes, até o maximo de 05; produtividade( vejam na Lei Nº12.222).Lá existe gratificação de nível superior para os básicos superiores, que ultrapassam brincando os dos Técnicos-Científicos. A produtividade é para todos!Procuradores: "honras aos deuses do olympus" que atuam mais para o Governo de ocasião. Quando vocês enxergarem um, vão se ajoelhar?Pois a partir de março/2010, o inicial de um Procurador passará para R$19.900,12 e R$22.111,25 no final de carreira. Isso é tudo? Não!!!Meus companheiros, eles ainda ganham auxílio laptop ou notebook, enquanto para uma Professora a Governadora oferece um empréstimo bancário para adquirir um laptop em 36 vezes!!!.Depois disso, só continuando na parte "três" desses comentários. A coisa vai pegar fogo...

Anônimo disse...

DISTORÇÕES GRITANTES, parte três. Gostaria que os colegas procurassem ler agora com o mais completo sentimento de JUSTIÇA E DO MAIS PURO SENTIMENTO DE HUMANIDADE. Hoje, no parcão,bairro Moinhos de Vento e, também na Praça da Encol,zona nobre do Bela Vista,observava os tênis que as pessoas usavam para se exercitar.Resolvi fazer uma comparação, principalmente, por que vi uma "autoridade pública" fazendo sua caminhada naquelas bandas. Começo pelo tênis de marca que ele e demais pessoas estavam utilizando: uma das marcas mais caras, com preço médio de R$600,00( fui constatar nas lojas).Continuem reflexivos nesta leitura, pois nós, Técnicos-Cientificos, estamos ganhando de básico MENOS DE QUATRO VEZES o preço de um tênis que governadores, secretários, deputados,procuradores, etc, usam e, pior ainda, é mais que todo o básico inicial de um Agente Administrativo( R$511,29),e para não esquecermos, existe o básico de servidor ou serviçal escravo de R$258,00.Então,significa que quando uma autoridade corrupta ou insensível estiver caminhado com esses tênis de marca,é como se estivessem "pisando na cabeça de um servidor público" e que, percebam bem, o inicial de um Técnico-Científico de R$2.245,82( VEJA NO SITE DA SARH), é "menos" que quatro vezes o valor médio de um tênis de marca que " eles" usam.Atenção, a parte três deste comentário foi modificada, pois trataria da SEFAZ, já foi incluída pelo Administrador do Blog, em 27/11/09, às 09:27.Vejam!!!

Anônimo disse...

Na reunião do dia 26/11/09, foi realizada mais uma, entre tantas, audiência do SINTERGS na SEFAZ.Esta conseguiu a sua proeza: levar o Sindicato para outro caminho: o da discussão infrutífera de números. Por acaso, quando a Governadora resolveu conceder um inicial de R$19.900,12 para os procuradores( e para outros aquinhoados)esse tipo de "celeuma" ocorreu? NÃO!!.A SEFAZ já se acostumou a tratar o SINTERGS com o mesmo blá, blá, blá.A discussão fugiu, mais uma vez, do "foco" que queríamos que é a de, como categoria de Nivel Superior, "não" deveríamos estar ganhando "menos" que o nível médio da SEFAZ, e sim o que ganha um Agente Fiscal, por exemplo.Vocês leram os comentários dessa postagem?A SEFAZ tem interesse em travar uma luta inglória em torno de "números" com o SINTERGS.O Sr. Parodi, que é servidor daquela Pasta e está com a "pança cheia" e se faz de "bobo",deve dar boas risadas após as reuniões.Lá não é o lugar apropriado para tratar da nossa situação que é eminentemente "jurídica".O caminho é o art.7º da Lei 10.420/95, não cumprido e que precisamos, com base nele, ter "tratamento isonômico" compatível com a nossa carreira de nível superior e pronto!!.Faltou "feeling",tato, nessa reunião.E, depois de tantos comentários comparativos da nossa atual posição salarial, temos que traçar "urgentemente" estratégias práticas, bem longe desse SR. "Parodi" ou qualquer outro enrolador da SEFAZ.Somos de NÍVEL SUPERIOR E PRONTO!!!.ART. 7º, 10.420/95 neles!! O lobo mau conseguiu mais uma vez passar a conversa no chapeuzinho vermelho...A propósito, o Presidente da FESSERGS conhece ou defende para o Sindicato o cumprimento do dispositivo precitado?

Anônimo disse...

comentário com muita lucidez de raciocínio!
Me parece que estamos em extinção mesmo.
Acho que quem está ativo deve fazer uma greve "branca"......sem deixar de comparecer ao trabalho, travar os processos e com isso mostrar o poder dos TCs,

Fernanda Melchionna disse...

Gostaria de parabenizar os técnicos pelo texto e pela iniciativa de criar o blog. Contra os ataques incessantes deste governo aos trabalhadores - de várias categorias - o uso de ferramentas de comunicação alternativa é fundamental para esclarecer a população do que realmente se trata esse "pacote" de Yeda. E vocês conseguiram fazer isso muito bem. Parabéns!
Agora é seguir com a luta. Nosso mandato, embora seja na vereança de Porto Alegre, está à disposição de todos os trabalhadores que lutam e que merecem minimamente ter seus direitos mantidos. Os servidores não podem aceitar que a governadora que aumentou em 143% seu próprio salário ataque os direitos do funcionalismo!!
Grande abraço

Anônimo disse...

Amanha, todos na frente do piratini as 10 h.
um abraço, patricio

Anônimo disse...

Quanto ao colega que mandou email, eu não recebi. meu email: pat.salgueiro@bol.com.br

BONIFÁCIO disse...

QUERO PARABENIZAR A TODOS OS COLEGAS QUE PARTICIPARAM DO ATO PÚBLICO DEFRONTE AO PALÁCIO PIRATINI NESTA MANHÃ. A MOBILIZAÇÃO DA CATEGORIA É FUNDAMENTAL PARA O ALCANCE DOS NOSSOS OBJETIVOS. TAMBÉM, SALIENTO AS VISITAS AOS GABINETES DOS DEPUTADOS COM A NOSSA NUMEROSA COMITIVA, QUE CONVERSOU COM DIVERSOS PARLAMENTARES, INCLUSIVE COM O DEPUTADO COFFY RODRIGUES, VICE-LÍDER DO GOVERNO, QUE RESSALTOU SEU COMPROMISSO COM OS TC'S E QUE JÁ CONVERSOU E IRÁ CONVERSAR NOVAMENTE COM A GOVERNADORA SOBRE OS NOSSOS PLEITOS. RESSALTOU, AINDA, QUE A NOSSA CAMPANHA SALARIAL TEM SIDO DIFERENCIADA E ISTO TEM AJUDADO BASTANTE NO DESENROLAR DAS NEGOCIAÇÕES. CONVEGUIMOS CONVERSAR MUITO RAPIDAMENTE COM O SECRETÁRIO DA CASA CIVIL, OTOMAR VIVIAN, QUE REITEROU SUA DISPONIBILIDADE PARA O DIÁLOGO. CONTATAMOS, TAMBÉM, O SECRETÁRIO DE ASSUNTOS INSTITUCIONAIS, JOSÉ ALBERTO WENZEL, QUE MANIFESTOU SEU APOIO E DISPOSIÇÃO DE INTERCEDER JUNTO A GOVERNADORA. O TRABALHO ESTÁ SENDO FEITO, MAS É FUNDAMENTAL QUE A MOBILIZAÇÃO SEJA CONTINUA E CONTINUADA. NÃO PODEMOS ESMORECER POIS AINDA TEMOS MUITAS LUTAS PELA FRENTE. UM ABRAÇO, BONIFÁCIO.

Anônimo disse...

Dia 01/12/2009-Ato em frente ao Piratini. Valeu pela mobilização e pelo ato conjunto das diversas categorias/sindicatos e represnetações do funcionalismo publico, contra o pacote do governo, PEC 200, que quer retirar vantages e direitos.Mobilização permanente daqui pra frente.abraços patricio

Anônimo disse...

MÍDIA OMISSA- pelo que pesquisei, dá para se concluir que estamos frente a uma mídia "omissa" quanto a divulgação do ato dos servidores realizados no dia 01/12/09, em especial da RBS/TV, que deu a "mínima" para a manifestação.O RBS Notícias nada veiculou.Qualquer "bobagem", uma coruja, um mico leão dourado, a cadelinha da tia, maria,etc, tem destaque nesse meio de comunicação por longos minutos. A Cristina Ranzolin, no Jornal do Almoço( sem imagens), apenas disse que havia uma manifestação em frente ao Palácio Piratini pela retirada de projetos e, em seguida, mostram uma mesa com abacaxis(protesto em frente a Del. Reg. do Trabalho). Isso não dura no máximo 20 segundos. É revoltante!! No feriado do dia dos servidores públicos, transferido para uma sexta-feira, muitas manifestações contra a paralização dos serviços essenciais,principalmente pelo comentarista Lasie Martins, como se nós tivéssemos a culpa. A transferência do dia do funcionário publico, para o dia 30/10 emendando com o feriado de finados na segunda-feira foi mais uma "jogada" da Governadora para colocar a população contra nós, na qual a mídia aproveitou para nos malhar. E a RBS encampa essa!!Ora,a Governadora é que tomou essa decisão,inclusive para viajar. De um lado somos importantes, mas quando protestamos contra as injustiças, percebemos de que lado está a RBS/TV.Os pobres que perdem suas casas em alagamentos,furacões, os rostos ensanguentados em acidentes de trânsito,etc,preenchem os espaços da mídia, que procura fazer sucesso com a desgraça alheia. Desculpem a manifestação, mas estou indignado com a "parcialidade" dos meios de comunicação em não divulgar o ato. Se você colega, tem outro ponto de vista, expresse-o aqui.Afinal, a RBS está do lado da justiça ou da injustiça?

Anônimo disse...

Quanto à ultima postagem,sem comentários, mais claro impossivel.Está havendo um evidente boicote da midia contra os assuntos que nos interessam, bem como aquels que interessam à sociedade de um modo geral. A pressão dos poderosos contrariados deve ser muito grande, pois os temas da atualidade eles não podem deixar de falar, mas logo é superado por outro(escandalo)não se ouve mais falar da URV para o poder judiciario/mp,pge,tce,etc, não se ve mais falar sobre a extinção do tribunal militar, assim como os temas que dizem respeito aos milhares de funcionarios publicos e suas familias são preteridos por corujas,cágados,pinguis,etc, como bem comentou aqui outro colega TC.

Anônimo disse...

LADEIRA ABAIXO- Ainda não vi nada de positivo das audiências do SINTERGS(ou da FESSERGS?) com o Governo do Estado. Confesso que estou tentando resumir o futuro do Quadro dos Técnicos-Científicos que, ao meu ver,corre implacavelmente para a extinção. Tantos são os fatores que concorrem para isso,que merece uma postagem específica do proprietário do BLOG. Na realidade a grande maioria de TCs está em idade de se aposentar, outros estão indo para outros cargos públicos de outras esferas de poder, com salários condizentes, bem como se verifica que mesmo o Poder Executivo realizando concursos, o índice de "provimento" de cargos é baixíssimo. Um Médico, por exemplo, não aceita um básico inferior ao piso profissional e, pensem, inferior a mensalidade de um curso de Medicina,que hoje já está em R$2.600,00(verifiquem).O que manifesto aqui é decorrência da realidade. Alias, colegas, hoje o Sindicato está inserido num contexto maior em que os nossos pleitos se tornaram e se tornarão mais difíceis.Você já parou para meditar nas questões presentes e futuras? Você procura se inteirar dos motivos de nos encontrarmos nessa situação? Pense nisso!!!

Anônimo disse...

Esta no Correio do Povo de hoje,04/12/09, que o gov.conversou e ja obteve apoio para as reformas,da FEDERASUL,FAMURS,CDL, e outras entidades.Quem sabe o SINTERGS, com outras entidades dos servidores(FESSERGS,CEPERGS,AJUFES,ETC), também não marcam reuniões com essas entidades, quem sabe intermediadas pela AL, para debate e esclarecer/denunciar para a sociedade os pontos controvesos do Pacote de "Bondades" do Governo.

BONIFÁCIO disse...

O COMENTÁRIO DO COLEGA ANÔNIMO QUE" hoje o Sindicato está inserido num contexto maior em que os nossos pleitos se tornaram e se tornarão mais difíceis.Você já parou para meditar nas questões presentes e futuras? Você procura se inteirar dos motivos de nos encontrarmos nessa situação? Pense nisso!!!" REALMENTE NO FAZ REFLETIR DE COMO É DIFÍCIL A LUTA DO SERVIDOR PÚBLICO, POIS PENSAR QUE CONSEGUIREMOS ALCANÇAR OS NOSSOS OBJETIVOS DE FORMA INDIVIDUAL E ISOLADA, MOSTRA A NOSSA FRAGILIDADE, POIS A LUTA CONTRA A PEC 200/2009, QUE RETIRA DE TODOS OS SERVIDORES, INCLUSIVE OS TC'S, NÃO PODE E NÃO PODERIA SER FEITA APENAS PELA NOSSA CATEGORIA. A MANIFESTAÇÃO EM FRENTE AO PIRATINI E O SUBSEQUENTE TRABALHO DE PRESSÃO JUNTO AOS DEPUTADOS ESTADUAIS, FORAM FUNDAMENTAIS, PARA QUE O GOVERNO RECUASSE EM SUA DISPOSIÇÃO DE FAZER PASSAR A QUALQUER CUSTO ESTA PROPOSTA NEFASTA. A BASE GOVERNISTA TROCOU O DISCURSO, MUITO PELA FORTE PRESSÃO EXERCIDA POR TODOS OS SERVIDORES PÚBLICOS. NESTE SENTIDO, TENHO O DIREITO DE DISCORDAR DO COLEGA ANÔNIMO, POIS NÃO PODEMOS TER A PRETENSÃO DE ACHAR DE QUE SOZINHOS VAMOS VENCER O PODEROSO GOVERNO E SEUS ALIADOS, NOSSA DIVISÃO SÓ OS FORTALECE. SEI DE QUE DETERMINADOS ASSUNTOS TEM QUE SER DISCUTIDOS E TRABALHADOS DE FORMA INDIVIDUAL PARA BENEFÍCIO DOS TC'S, INCLUSIVE TEMOS FEITO ISSO. NOSSA CAMPANHA SALARIAL, TEM SURTIDO ALGUNS EFEITOS, APESAR DAS CRÍTICAS DE ALGUNS COLEGAS QUE QUEREM UM VIÉS MAIS RADICAL DE CONFLITO ABERTO COM ESTE GOVERNO. TIVE A OPORTUNIDADE DE AO ENTREGAR O NOSSO OFÍCIO DE REPÚDIO TOTAL A PEC 200/2009 AO DEPUTADO COFFY RODRIGUES, DE OUVIR DELE QUE JÁ CONVERSOU COM A GOVERNADORA SOBRE OS PLEITOS DOS TC'S, SENDO RESALTADO O NÍVEL DIFERENCIADO DA NOSSA CAMPANHA, FATO ESTE QUE TEM AJUDADO NAS NEGOCIAÇÕES. ENTÃO CAROS COLEGAS, É DEMOCRÁTICO A DIFERENÇA DE PENSAMENTO, MAS JULGO IMPORTANTE, CONTINUAR NA LUTA JUNTO COM AS OUTRAS CATEGORIAS E ENTIDADES, MAS JAMAIS ESQUECER DA PRIORIDADE DAS REIVINDICAÇÕES DA NOSSA CATEGORIA. CONTINUEMOS NA LUTA QUE A VITÓRIA SERÁ DE TODOS NÓS. UM FRATERNAL ABRAÇO, BONIFÁCIO.

Anônimo disse...

Sobre o comentário do nobre colega, em que trata sobre os "homens valentes" de hoje( onde eles estão?), quero acrescentar o seguinte trecho de Rui Barbosa: "A injustiça,Senhores, desanima o trabalho,a honestidade,o bem; cresta em flor os espíritos dos moços,semeia no coração das gerações que vêm nascendo a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela, na fortuna, no acaso, na loteria da sorte, promove a desonestidade, promove a venalidade,promove a relaxação, insufla a cortesania,a baixeza sob todas as sua formas.DE TANTO VER TRIUNFAR AS "NULIDADES", DE TANTO VER PROSPERAR A DESONRA, A INJUSTIÇA, DE TANTO VER AGIGANTAREM-SE OS PODERES NAS MÃOS DOS MAUS, O HOMEM CHEGA A DESANIMAR DA VIRTUDE, A RIR-SE DA HONRA, A TER VERGONHA DE SER HONESTO".Negritei. Esse trecho foi escrito em 1914 e, ao meu ver, aplica-se inteiramente a nossa realidade. Hoje temos "mensalão", fraudes generalizada em licitações, dinheiro na cueca, nas meias ,tem políticos "podres" eleitos e reeleitos no País,etc, tudo isso ocupando um tempo enorme na mídia. Quanto as lutas sindicais, há os conchavos, acertos políticos,o "faz de conta",em que uma massa( a maioria é burra) é persuadida a acreditar num "salvador da pátria". Daí, quanto pior, melhor, entendeu? Enfim,tudo isso vem ao encontro de um governo autoritário e INJUSTO, que se mantém "afinado" com a casta aristocrática, hoje por ele instituida. A maioria das pessoas, colega, "perdeu" a vergonha de ser COVARDE e se submete aos "podres", que também perderam a vergonha diante da sociedade.Que tempos, hein!!!

Anônimo disse...

um acréscimo ao comentário sobre o texto de Rui Barbosa.O que fora dito, em decorrência, é de caráter eminentemente genérico,considerando a "epidemia de injustiças" e os escândalos dos nossos tempos, nefastos à sociedade. Não deixa, é claro, de prejudicar as famílias de milhares de servidores públicos de todas as esferas.

Anônimo disse...

A nossa situação é critica. Para quem apelar? Muitas opções: ao Papa, ao Bispo, ao pai de santo(?), OIT,na CTBQ, PQRT, FGDH, CUT, Direitos Humanos, Comissão de Serviços Públicos,etc, enfim, melhor seria apelarmos para as pessoas do justo,do bom e perfeito e no compasso de muita esperança. Vamos esculpir nossas estratégias com afinco, assim como fazemos com a pedra bruta, esperando que a sensibilidade da Governadora possa dimensionar com a régua as distâncias salariais que hoje temos em relação as carreiras de igual formação.

Anônimo disse...

A importância de se escrever para um BLOG-sabem aquele ditado: " as palavras voam, os escritos permanecem". E aqui o mais importante é que as palavras ficam concretadas, denunciando fatos no espaço e no tempo.É por isso que muita gente está preferindo escrever em sites, blogs, twitters, pois as palavras bem firmadas percorrem o planeta, facilitando para aqueles que querem conhecer um pouco de tudo, inclusive sobre a situação de funcionários públicos em vários países.Neste blog, as postagens e comentários cristalizam uma situação de injustiças praticadas contra os servidores públicos que não pertencem a aristocracia deste Governo.Injustiça é sinônimo de corrupção "lato sensu".Portanto,deixe "insculpido" neste Blog, mural para o mundo,tuas idéias brilhantes e frutíferas para um mundo um pouco melhor.O-BRI-GADU.'.

Anônimo disse...

O Quadro dos Técnicos-Científicos ou é reestruturado logo ou vai desmoronar. Uma nova matriz salarial se impõe.E precisamos de muito esforço nesta reforma. Tal como numa casa, precisamos de um bom "pedreiro", que saiba "esquadrejar","reguar" usar o "prumo" e dar o "compasso" para que o estilo fique conforme nós queremos: "bom e perfeito".Estamos numa 'tríade': Sindicato, Governo e Deputados,tentando conseguir salários condizentes para os Técnicos-Científicos, visando a aplicação da mais "lapidar justiça". Precisamos da efetiva união de todos.É necessário que"esquadrinhemos" logo um projeto para nos tirar dessa situação.Uma categoria de valor, realmente, não merce o tratamento salarial a que vem sendo submetida. O-BRI-GAU-D0.'.

Anônimo disse...

e vocês souberam da última??

a FEDERASUL foi pedir aos deputados que aprovem o pacote da Yeda

o que a Federasul tá se metendo???

Anônimo disse...

No comentário q fiz mais acima, esqueci de colocar o nome,e insisto na proposta,tendo em vista q o governo alega q ja conquitou o apoio da FEDERASUL,FAMURS,CDL,etc, insisto que o SINTERGS,CEPERGS,FESERGS,e demais representações dos servidores,também chamem para um debate as entidades nominadas, no sentido de esclarecer os pontos controversos do pacote de "Bondades" do governo, pra ver q não é como o gov. apregoa, e isto é só o começo, que ao atacar vantagens e direitos, o proximo passo é acabar com o 13º salario, tão festejado pelo comercio,por exemplo, pois injeta milhoes na economia. e quando acabar como é q fica, por isso acho importante fazer esse debate, e conclamo aos colegas a abraçarem o tema e cobrarem esse debate do SINTERGS.URGENTE.Abraços, Patricio

RICARDO/SINTERGS/SSP disse...

RICARDO/SINTERGS/SSP- não vejo "legitimidade" alguma das entidades nominadas, pelo Colega Patrício, para estarem interferido em questões de caráter eminetemente público, principalmente na tentativa nefasta de ver aprovados projetos que retiram direitos históricas dos servidores públicos.Isso é muito estranho!Solidarizo-me com o colega Patrício e solicito ao SINTERGS, o qual Represento, uma manifestação aqui ou no site quanto a intromissão dessas entidades em questões alheias as suas atividades.Abraços aos colegas.RICARDO/SINTERGS/SSP

RICARDO/SINTERGS/SSP disse...

RICARDO/SINTERGS/SSP- mas era só o que faltava, a FEDERASUL metendo o "bedelho" nos direitos dos servidores públicos, tudo para ver se aprovam esses projetos de cunho político-ideológico da "meritocracia", que já está rejeitado no "âmago" dos servidores públicos. Querem enfiar goela abaixo esse "instrumento do mal". Aguardemos forte resposta das entidades sindicais diante dessa "ingerência espúria" de entidades "privadas" no futuro dos servidores públicos.RETIRADA JÁ DE TODOS OS PROJETOS E "ENVIO" DOS QUE REAJUSTÃO OS SALÁRIOS , CONFORME DETERMINA A CF/88, CONCEDENDO A INFLAÇÃO DO PERÍODO DESTE GOVERNO,NO MÍNIMO. .RICARDO/SINTERGS/SSP

Anônimo disse...

DIA O9/12/09,ÀS 16H, MARCHA UNIFICADA ATÉ O PALÁCIO PIRATINI.NÃO DÁ PARA ENTENDER ESSE SILÊNCIO DO SINDICATO. SEQUER CONSTA ESSA MOBILIZAÇÃO NO SITE DO SINTERGS.O CEPERS GASTOU UMA NOTA PRETA CONVOCANDO EM HORÁRIO NOBRE, JORNAL NACIONAL, E O SINTERGS PARECE QUE NÃO ESTÁ NEM AÍ. E TEM MAIS, ESTÁ DEMORANDO MUITO PARA MARCAREM A ASSEMBLÉIA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DE 2009.SERÁ QUE VÃO DEIXAR PARA A ÚLTIMA SEMANA DE DEZEMBRO? AÍ É SACANAGEM.ESSE MARASMO SINDICAL JÁ ESTÁ ENCHENDO O SACO. AGORA É SALVE-SE QUEM PUDER.

Anônimo disse...

Olá, participantes deste blog.Neste primeiro contato, posso ver que a nossa situação é preocupante e de um futuro nebuloso, ensejando atitudes concretas. O relacionamento do SINTERGS para com os seus sócios e o método de negociação com os Governos merecem uma reavaliação, que passa por uma renovação da atual Diretoria do Sindicato.Até apróxima. Secretaria da Agricultura.

Copyright © Técnico-Científicos RS | Powered by Blogger | Adaptado por Blow Informática Design by ronangelo | Blogger Template Mais Template