A HORA DA VERDADE

Mostramos na postagem Cavalo Encilhado (06/02) que, naquela data, o Governo já demonstrava vontade de negociar reposições salariais e planos de carreira com as diversas categorias do funcionalismo estadual.
Seis dias depois, o jornal Zero Hora noticiou que a Governadora “tem pressa para fechar acordos”, e que “a ideia do Executivo é encaminhar propostas que rendam louros a Yeda, sem correr o risco de rejeição em plenário.
Anteontem, o jornal Correio do Povo veiculou a seguinte notícia: “negociações com as categorias, visando aval a projetos que envolvem servidores, serão intensificadas após o carnaval” (Taline Oppitz, página 2).
O Governo, por questões de ordem política, quer (e precisa) mudar sua postura em relação aos servidores, tentando desconstituir a imagem de desprezo ao funcionalismo que se estabeleceu como padrão no Estado desde 2007.
Para tanto, há (muito) dinheiro em caixa e há vontade (de sobra) do Governo.
Como se vê, colegas, estamos diante da melhor oportunidade (desde o Governo Britto) para negociar não só um reajuste salarial, mas medidas de revitalização do nosso Quadro que são vitais para o futuro de nossas carreiras.
Aliás, é fundamental que – além de um percentual de reposição que recupere nossas perdas salariais –  haja a ampliação de nossa progressão funcional por intermédio da criação da Classe “E”, bem como a instituição do Adicional de Qualificação para os Técnicos-Científicos.
Essas medidas, como já dissemos na postagem anterior, são indispensáveis à revitalização (ainda que parcial, em face das circunstâncias) do nosso Quadro, tanto quanto para reduzir a crescente evasão de profissionais experientes e qualificados que desistem de suas carreiras em razão dos seus baixíssimos salários.  
Entretanto, é imprescindível a participação de cada Técnico-Científico nesse momento tão importante para a nossa categoria, pois o SINTERGS vive um dos seus piores momentos desde a sua criação.
Como se não bastassem os equívocos dos nossos atuais representantes (apontados e registrados nas postagens deste blog), houve um retrocesso perpetrado pela atual Diretoria que pode ser negativamente decisivo para nossas pretensões.
Trata-se da malfadada submissão de nosso Sindicato à FESSERGS.
A saudosa Presidente Nadja já havia nos livrado do jugo da FESSERGS e, agora, para completar o corolário de erros da atual Diretoria, o futuro de sete mil Técnicos-Científicos é entregue “de bandeja” ao todo-poderoso daquele morredouro de carreiras.
Diante desse quadro triste e preocupante, tomamos a iniciativa – com o objetivo de estabelecer uma ampla discussão com toda a nossa categoria – de elaborar uma minuta de Projeto de Lei que atenda minimamente às necessidades dos Técnicos-Científicos.
Nessa minuta está contemplado um percentual de reajuste salarial (em aberto, em respeito aos números que serão propostos pelo SINTERGS), a ampliação da nossa progressão funcional (criação da Classe “E”) e a instituição do Adicional de Qualificação, o qual, inclusive, integra (de forma mais simples) o chamado Plano de Valorização do Serviço Público do Governo Yeda, no qual é denominado Gratificação de Incentivo à Qualificação.
É imperativo destacar que o custo imediato da criação da Classe “E” é zero, haja vista que somente quando do próximo ato de promoções é que haverá as primeiras progressões àquela Classe.
Também em relação ao Adicional de Qualificação o aspecto custo é baixíssimo, ínfimo, pois o percentual de vacância em nosso Quadro é crescente, e já atinge 75% da totalidade dos cargos.
Solicitamos, pois, a todos os colegas que tiverem acesso ao blog que divulguem e imprimam essa minuta de Projeto; que se reúnam, discutam com todos os demais colegas de trabalho e cobrem da Diretoria do SINTERGS (por telefone, pessoalmente, por e-mails, etc.) a realização de uma Assembleia nos próximos dias para que sejam discutidas e delineadas as proposições que serão negociadas com o Governo.
Abaixo, a minuta do Projeto (quem quiser recebê-la no formato Word e completa, com os Anexos I e II, basta solicitar pelo e-mail técnicos-cientificos@hotmail.com


LEI Nº 00.000, DE 00 DE MARÇO DE 2010.
Reajusta os vencimentos básicos de servidores do Quadro dos Técnicos-Científicos do Estado e dá outras providências.
A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.
Faço saber, em cumprimento ao disposto no artigo 82, inciso IV da Constituição do Estado, que a Assembléia Legislativa aprovou e eu sanciono e promulgo a Lei seguinte:
Art. 1º - O vencimento básico dos cargos integrantes do Quadro dos Funcionários Técnicos-Científicos do Estado fica reajustado em X% (....) a contar de 1º de março de 2010.
Art. 2º - As carreiras que integram o Quadro dos Técnicos-Científicos do Estado do Rio Grande do Sul passam a ser estruturadas em cinco classes, denominadas  “A”, “B”, “C”, “D” e “E”.
Art. 3º -  A distribuição dos cargos do Quadro dos Técnicos-Científicos do Estado do Rio Grande do Sul será aquela prevista no Anexo I desta Lei.
Art. 4º -  A parte básica dos vencimentos dos cargos referidos no artigo anterior será calculada sobre o valor fixado para a classe "A", e evoluirá pelos índices de escalonamento vertical previsto no Anexo II desta Lei.
Art. 5º -  Fica instituído o o Adicional de Qualificação – AQ, destinado aos servidores integrantes do Quadro dos Técnicos-Científicos do Estado do Rio Grande do Sul, em razão dos conhecimentos adicionais adquiridos em  cursos de pós-graduação, em sentido amplo ou estrito.
§ 1º. O adicional de que trata este artigo não será concedido quando o curso constituir requisito para ingresso no cargo.
§ 2º. Para efeito do disposto neste artigo, serão considerados somente os cursos e as instituições de ensino reconhecidos pelo Ministério da Educação, na forma da legislação.
§ 3º. Serão admitidos cursos de pós-graduação lato sensu somente com duração mínima de 360 (trezentas e sessenta) horas.
§ 4º. O adicional será considerado no cálculo dos proventos e das pensões somente se o título ou o diploma forem relativos a cursos realizados em períodos anteriores à data da inativação.
Art. 6º - O Adicional de Qualificação - AQ incidirá sobre o vencimento básico do servidor, da seguinte forma:
I - 13,5% (treze e meio por cento), em se tratando de título de Doutor;
II – 10,5% (dez e meio por cento), em se tratando de título de Mestre;
III – 8,0% (oito por cento), em se tratando de certificado de Especialização.
§ 1º. Em nenhuma hipótese o servidor perceberá cumulativamente mais de um percentual dentre os previstos nos incisos I a III deste artigo.
§ 2º. O adicional de Qualificação será devido a partir do dia da apresentação do título, diploma ou certificado dos referidos cursos.
Art. 7º - As disposições desta Lei são extensivas aos servidores contratados, extranumerários, bem como, no que couber, aos inativos, pensionistas respectivos e pensões vitalícias.
Parágrafo único. Não se aplica aos servidores extranumerários a estruturação em classes de que tratam os artigos 2º, 3º e 4º desta Lei.
Art. 8º - As despesas decorrentes desta Lei correrão à conta de dotações orçamentárias próprias.
Art. 9º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 10 - Revogam-se as disposições em contrário.
PALÁCIO PIRATINI, em Porto Alegre, 00 de fevereiro de 2010.

ANEXO  II
 
CLASSES

ÍNDICES

A
1,00
B
1,08
C
1,16
D
1,24
E
1,32
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

48 COMENTÁRIOS:

RICARDO disse...

Gostei desta nova postagem. O momento exige uma maneira de agir em que o "todo",os sócios,esperam uma postura forte do Sindicato.Chegou a hora de colocar de lado, por um tempo, outros roteiros e concretizar já um novo projeto para o nosso futuro.Chegou a hora de "entrar no ringue".Reflexão:Temos que perceber que todas as pessoas enxergam o mundo não como ele é, mas como elas são.Este BLOG vem disponibinizando recursos informativos importantes,e é necessário interação, unidade,com a devido deferência ao valor criativo dos colegas.O momento é de unidade. Só assim poderemos avançar e conquistar nosso objetivo. Agora, colegas, é momento de ação concreta.Depositado está, na atual Diretoria e seus Representantes, as expectativas para uma boa negociação com o Governo.Vamos lá ,afinal, temos que saber conviver com as diferenças e com os diferentes, sendo de vital importância para a eficácia das negociações. O que nos é comum? A melhoria dos nossos salários indignos.Aí está um ponto comum fortíssimo para que nos mantenhamos unidos.A oportunidade da Governadora e a recuperação das finanças do Estado, exigem que "maximizemos" nossas ações para um reajuste e um plano que nos tire dessa situação de absoluta precariedade salarial. Abraço a todos os colegas. Ricardo.

Anônimo disse...

Parabens Luciano, mais uma vez, pela lucides com que expoes a nossa situação e pela competencia em elaborar e disponibilizar um projeto, que esperamos seja recepcionado pelo governo, e se torne a nossa fonte de esperança em dias melhores.Mobilização JÀ. abraço. patricio

Anônimo disse...

A página do SINTERGS publica matéria veiculada pelo Jornal ZH, do dia 12/02/10, em que a Governadora Yeda "tem pressa em fechar acordos para reajustes salariais".O SINTERGS tem? Agora, o que verifico é que na página não tem nada de agendamentos,de projetos,fotos, não tem um texto dirigido por nem um Diretor aos Sócios sobre os encaminhamentos que se fazem necessários e urgentes.Abro a caixa de correspondência e nada de Jornal, mala direta.No tempo da saudosa Nadja os escritos no site, na sua grande maioria, eram de autoria dela.Tinham fotos, inclusive, documentando suas negociações. A página tinha os roteiros do que se passava. Jornal do Sindicato e a mala direta funcionavam! Agora, não tem nada! A página só reproduz o que está na mídia de grande circulação.Não tem um Diretor ou alguém que possa colocar alguma coisa "própria"? A razão de ser de um sindicato são os sócios e para esses é que deve estar voltado.Vejam só: antes o Governo não recebia.Depois, de tanto insistir, Otomar Vivian,numa audiência no Piratini,em que o principal articulador foi o "presidente da FESSERGS", obteve um "não" as reivindicações. Agora que o Governo está com acesso franqueado para negociações e o "cofre abarrotado", o Sindicato parece estar pisando no freio e puxando o freio de mão. Se for o contrário, que demonstrem no site a agenda de negociações,fotos, enviem mala direta, convoquem "imediatamente" uma assembleia geral.Cadê a discussão de nossas questões em assembleias?Façam alguma coisa e de forma mais transparente possível!.Transparência. Aliás, o Governo do Estado criou o Portal da Transparência, não é?.Pois o Sindicato tem de sair do "Portal da Opacidade"ou da "obscuridade".O site parece um painel automático que pinça notícias da internet e as publica. "O site tem que ter vida".Queremos que seja apresentado "imediatamente" o nosso Plano de Carreira.44%? É pouco perto dos percentuais de distanciamento em relação as demais carreiras de nível superior.E dizer que ganhávamos os "mesmos básicos" do Delegado e do nível superior da Brigada Militar. E,estando os Técnicos-Científicos em extinção( a vacância é altíssima), será que já não é hora de "reconstruir" esse Quadro com um bom Plano de Carreira, com novas matrizes salariais? Esses atuais básicos, nem com 100% de reposição chega perto do nível superior de carreiras com a mesma formação.O Quadro dos TCs, se não acabar,penso que vai seguir moribundo até a decretação oficial de extinção.Espero que isso não aconteça.Eu, Técnico-Cientifico, com esses básicos...! Mas veja só aonde fui amarrar o meu burro! DEZ Diretores lá no Sindicato e toda uma assesoria qualificada e nós nessa M...Cadê o Diretor de Política Salarial? Espero que não seja o presidente da FESSERGS que "destruiu" o Quadro-Geral. Qual o projeto dele em mais de duas décadas para os servidores do dito Quadro? Nem uma nova matriz salarial,nada!!. Hoje temos servidores ganhando menos de R$300,00 e complementado para chegar ao mínimo "nacional".Faz mais de duas décadas que "ele vê" esse Quadro nessa situação.Será ele o guardião da escravidão? Esse complemento é inconstitucional, pois viola o Princípio da Dignidade Humana, faz com que o Estado se enriqueça , pois não incidem as vantagens. Os descontos sim!Os Garis,de São Paulo,tem o vale refeição em R$368,00!!O que a FESSERGS fez em relação a essa mega injustiça contra o Quadro-Geral ou para os sindicatos que lá fenecem? Nada! Não queremos vínculo com a FESSERGS.É cumplice, também, o SINDSEP onde também lá está o Presidente há mais de duas décadas.Não solta a rapadura de jeito nenhum! SINTERGS, pelo amor de Deus,negociação direta,transparente e imediata com o Governo Yeda!E, por fim, vimos que outras categorias receberam percentuis diferenciados e,diante da nossa precariedade, temos que receber o mesmo tratamento.Vocês não achão? Portanto, chegar com a FESSERGS vai ser uma roubada!Ou, se preferirem, vamos entrar é numa fria.

Anônimo disse...

Que coisa triste, fui conferir e lá está na página do Sindicato: Yeda tem pressa para fechar acordos. Está lá desde o dia 12/02.Cópia na íntegra do jornal ZH.Mas, sobre essa matéria,não há um comentário sequer dos Srs. Diretores.Que absurdo! O que está acontecendo com o Sindicato: ditadura, birra,etc.Todos os Diretores se calaram! Isso é muito estranho. Nós vamos ficar de braços cruzados! A Governadora se propondo a negociações e o SINTERGS agora fica desse jeito.Temos então é quem fazer alguma coisa devido a essa letargia. E, como disse o colega que me antecedeu,, se não querem dar publicidade, que enviem mala direta, façam alguma coisa!Não estamos aqui só para criticar, mas colocando, no espaço e no tempo, a realidade que todos estão vendo.Se existe legitimidade do Sindicato para nos representar, não está acontecendo a contento.

Anônimo disse...

Enqunto nossas contas e despesas vão aumentando, os preços em geral aumentaram, lá na nossa casa representativa( Sindicato) parece que não há essa angústia de ter que "remar" contra a correnteza.E depois tentam evitar os "surtos de pessoas desesperadas" nas assembleias. O cofre do Estado? Segue mais abarrotado. Será que o Sindicato quer que lhe estendam um tapete desde a rua até o Gabinete da Governadora? Ela já delegou essa tarefa para à AL.Os Deputados da base aliada e o líder dela lá, com a qual o Sindicato vem articulando alguma saída deste "buraco",nada conseguiram? Nem com o líder do Partido da Governadora? Isso está muito estranho...

RICARDO disse...

Olá, colegas do BLOG, as manifestações relativas a esta nova postagem, ensejam muita reflexão de todos nós, principalmente nesta contagem regressiva em busca de “reposição salarial”.Entendo que as críticas aqui consignadas,devem ser vistas como democráticas e servem para medir o que realmente precisa ser mudado, pois, como seres humanos, somos falíveis e o curso da vida impõe novas maneiras de agir. Não é sábio ver quem critica aqui como um inimigo, pois o que percebo, a maioria delas exige uma nova maneira adequada à realidade que estamos vivenciando.Todos queremos justiça salarial. Não vivemos num mundo estático e nem virtual.Por isso, gostaria de pedir aos Srs.Diretores e colegas do Sindicato que procurem olhar e perceber que muitas manifestações são, na verdade, construtivas. Como Representante, também sou interpelado por muitos colegas que estão ansiosos para terem um reajuste que nos tire desta situação de enorme arrocho salarial. Abraços a todos . Ricardo/ SSP.

BONIFÁCIO disse...

CAROS COLEGAS TC'S: É COM SATISFAÇÃO QUE VOLTO A "INVADIR" ESTE ESPAÇO TÃO IMPORTANTE PARA A NOSSA CATEGORIA. MINHA AUSÊNCIA SE PRENDEU AO FATO DE TER GOZADO AS TÃO NECESSÁRIAS E FUNDAMENTAIS FÉRIAS, ONDE PUDE TIRAR O "STRESS" DA LABUTA DIÁRIA E RECARREGAR AS BATERIAS PARA O ANO QUE COMEÇA, BASICAMENTE AGORA APÓS O CARNAVAL E O RECESSO DAS CASAS LEGISLATIVAS. FICO FELIZ EM LER AS CRÍTICAS FEITAS PELOS COLEGAS, ISTO MOSTRA O CONSTANTE INTERESSE QUE ELES TEM PELOS ASSUNTOS DA CATEGORIA E PELOS DO SINDICATO. SÓ LAMENTO QUE UMA BOA MAIORIA NÃO SE IDENTIFICA E SEGUE COMO ANÔNIMO, IMPOSSIBILITANDO ASSIM UMA RELAÇÃO MAIS FRANCA E DIRETA. GOSTARIA DE RESPONDER DIRETAMENTE A ESTES COLEGAS, MAS TAL ATITUDE ACABA POR FRUSTAR MINHA VONTADE DE PRESTAR CONTAS DIRETAMENTE A ELES. RECEBI UM E-MAIL DE UM COLEGA VETERINÁRIO DE CRUZ ALTA, QUE É LEITOR ASSÍDUO DO "BLOG", ESTRANHANDO O MEU SILÊNCIO, MAS JUSTIFICO EXATAMENTE PELO MOTIVO SUPRA CITADO. QUANTO AO TRABALHO REALIZADO PELA DIRETORIA, NÃO FICAMOS PARADOS NESTE PERÍODO. REALIZAMOS DIVERSOS CONTATOS POLÍTICOS PARA DAR CONTINUIDADE A NOSSA CAMPANHA SALARIAL. FIZEMOS REUNIÕES INTERNAS COM A EMPRESA QUE NOS DÁ ASSESSORIA NA COMUNICAÇÃO E "MARKETING"(CONTRATAÇÃO ESTA, ELOGIADA POR DIVERSAS PESSOAS E INSTITUIÇÕES), BUSCANDO A EXECUÇÃO DA 2ª E DERRADEIRA ETAPA DA CAMPANHA SALARIAL. FIZ HOJE DIA 22/02/2010, CONTATO TELEFÔNICO COM O CHEFE DE GABINETE DO LÍDER DO GOVERNO, DEPUTADO ADÍLSON TROCA, PARA AGENDAR UMA AUDIÊNCIA NO INTUITO DE RATIFICAR NOSSAS REIVINDICAÇÕES FUNCIONAIS E SALARIAIS. CONFESSO QUE NÃO SEI DIZER SE ISTO É POUCO OU É MUITO, MAS SEI QUE SEMPRE NA VIDA RESPEITEI AS PESSOAS E O POUCO QUE PEÇO, QUE ME RESPEITEM TAMBÉM. ALGUNS COLEGAS ANÔNIMOS NO "BLOG" ESTÃO ESCREVENDO ALGUMAS COISAS QUE NÃO AJUDAM A CONSTRUIR E MUITO MENOS VENCER NOSSAS BATALHAS, FAZENDO ILAÇÕES DESRESPEITOSAS SOBRE ALGUNS DIRETORES DO SINTERGS. CONSIDERO MINHA BREVE PASSAGEM PELA DIRETORIA COMO UMA MISSÃO A SER CUMPRIDA PARA TODOS. NÃO PRECISO DE ELOGIOS, MAS DE RESPEITO E COLABORAÇÃO. TENHO USADO EM FAVOR DA MINHA E NOSSA CATEGORIA, 28 ANOS DE EXPERIÊNCIA DE TRABALHO E LUTA POLÍTICA, E NESTE SENTIDO OUSO EM PEDIR QUE OS COLEGAS NOS AJUDEM NESSA MISSÃO. NÃO TINHA NENHUMA EXPERIÊNCIA COMO SINDICALISTA. ESTOU APRENDENDO NO DIA-A-DIA, COM A AJUDA DE VALOROSOS E PEDAGÓGICOS COLEGAS(DIRETORIA, REPRESENTANTES, APOIADORES VOLUNTÁRIOS, ETC...), AOS QUAIS AGRADEÇO IMENSAMENTE. NÃO NÃO PERDEREI MAIS TEMPO COM LAMÙRIAS. EU QUERO LUTAS E VITÓRIAS. PERDOEM-ME PELO DESABAFO, MAS É INERENTE DA CONDIÇÃO DE UM SER HUMANO. VOLTO A REAFIRMAR O MEU COMPROMISSO DE CONTINUAR LUTANDO PELOS NOSSOS SÓCIOS E PELA NOSSA CATEGORIA. NÃO EXISTE VITÓRIA SEM LUTA E SACRIFÍCIOS. UM GRANDE E FRATERNO ABRAÇO A TODOS OS MEUS AMIGOS E COLEGAS TÉCNICOS-CIENTÍFICOS. BONIFÁCIO, 1º VICE-PRESIDENTE DO SINTERG.

RICARDO disse...

Quero parabenizar o retorno do 1ºVice-Presidente do SINTERGS com sua manifestação no BLOG.Gostaria de fazer uma observação: não é nem uma invasão,Bonifácio, mas um direito acessível a todos que possam colaborar para resgatatarmos a nossa dignidade profissional.Com a participação de inúmeros colegas e visitantes, é de fundamental importância termos um Diretor do nosso Sindicato dando uma resenha dos fatos, bem como respondendo a determinados questionamentos, ainda que anônimos. Isso minimiza a angústia de inúmeros colegas que vivem o maior e inédito arrocho salarial.Como já me referi e, na condição de Representante do Sindicato,reafirmo que tenho sido interpelado por muitos Técnicos-Científicos que procuram informações sobre as tratativas do SINTERGS com a Governadora YEDA.Abraços a todos.Ricardo.

Anônimo disse...

Até que enfim! o SINTERGS de sinal de vida, na pessoa do vice,já não era sem tempo, pois o tempo urge,embora o prazo p/apresentação de algum projeto, de acordo com a legislação seja 06/abril, não podemos deixar p/o último dia,e como foi exposto em comentario anterior, embora o contato com o TC do interior seja importante, mas chega de viajem da Diretoria não é? A sede do Governo Estado a Assembleia, as decisões, tudo fica aqui em POA.Não querendo desmerecer a iniciativa da Direção do nosso sidicato, mas não sei até q ponto é valida mais uma campanha publicitaria. Quando a PGE, MP ou Tec da Fazenda querem alguma coisa eles não fazem publicidade. É só pressão politica. Conversam com as pessoas certas. Outra coisa, se o SINTERGS não tem algum projeto q não seja o subsidio, que encampe o projeto do Luciano apresentado neste blog.Abraço, Patricio

Reg. disse...

Eu concordo com todos os "anônimos" deste blog: a atual diretoria do SINTERGS não está nem aí para campanha salarial que beneficie os técnicos-científicos. Se se importassem, com certeza os técnicos-científicos constariam no pacote de reajustes que deverá ser votado até abril.
Sinto muito, mas o SINTERGS tornou-se uma entidade fantasma, desde o falecimento da grande presidente que tivemos.
O que eles fazem lá? e ainda vem falar de férias gozadas? Ora, estão de férias desde o momento em que assumiram a diretoria.
Esse é o meu protesto e não é anônimo.
Regina S. da Silva.

Anônimo disse...

PINCELADAS-Pelo que se sabe,10 projetos dirigidos aos servidores públicos deverão ser votados até o dia 06/04, quando começa o período eleitoral. Desses projetos, a maior parte já se encontra na AL. Portanto, a partir de agora tem apenas "18 sessões deliberativas". Como ficam os Técnicos-Científicos? Por enquanto estamos numa situação "periclitante", pois não constamos em nenhum desses projetos.Não queremos um índice línear, pois hoje ganhamos menos que o nível médio do próprio Executivo. Claro está, também que o Quadro-Geral deveá ter um percentual, também difernciado, pois existem salários muito abaixo do mínimo nacional e sendo coplementado.Uma vergonha!VALE-REFEIÇÃO.Projeto que reajusta em 33% está na Assembleia Legislativa e,se hover acordo de líderes, poderá ser votado. Como já foi mencionado em um comentário,ainda ficará abaixo do que recebe um gari da cidade de São Paulo: R$368,00. Com o reajuste, o valor no RS passará dos atuais R$95,00 para R$126,35.Um pequeno aditivo! Conforme cálculos,se a Lei que determina o reajuste mensal fosse cumprida, o valor deveria estar em mais de R$500,00.è o que dertemina o Poder Judiciário em última instãncia.Nós Técnicos-Científicos temos o vale-ZERO.Foi retirado de nós no Governo Brito. Ainda, retornando ao reajuste, o Quadro Especial(extinta Caixa Estadual)será contemplado com 19,9% de reajuste nesse pacote de projetos.

Anônimo disse...

Li no site do Sindicato e,com a devida vênia,ouso discordar de algumas colocações.Primeiro, pede-se,ao menos,a reposição da inflação.Está certo! Depois,pede que fiquemos dentro de um "reajuste linear" de não sei quanto.Ora, as nosssas perdas foram apuradas e se chegou ao percentual de 44%. Não concordo,portanto, com a lineariedade, pois contradiz a campanha que está sendo promovida pela empresa contratada, Pública Comunicações,e, por outra já estamos ganhando menos que o nível médio da PGE.Querer "linearidade" e "subsídio" é um "total conta-senso".O que a YEDA tem é que nos dar é a inflação que foi apurada,os 44%, ou, no mínimo, a inflação do seu Governo. Não é a ocasião de retornar a questão polêmica de subsídios, quando restão, a partir de 24/02, só "18 sessõs deliberativas" antes de iniciar dia 06/04 o período eleitoral. Que estamos ganhando mal, estamos. Agora, querer saltar de um "básico-palito" para um subsídio de Procurador? Aí não dá, não é mesmo? Vocês, colegas, olhem os gráficos do BLOG e tirem suas conclusões do que é exequível neste período tão curtíssimo.De outra parte, entendo que devemos buscar uma significativa melhora já no primeiro ano do próximo e novo governo.

BONIFÁCIO disse...

CAROS AMIGOS E COLEGAS TC'S, APROVEITANDO O ESPAÇO CONCEDIDO, INFORMO QUE JÁ FOMOS RECEBIDOS PELO LÍDER DO GOVERNO DEPUTADO ADÍLSON TROCA, E ENTREGAMOS A ELE A RATIFICAÇÃO DAS NOSSAS REIVINDICAÇÕES. INCLUSIVE JÁ O CONVIDAMOS PARA VIR PESSOALMENTE AO SINTERGS, PARA OUVIR DE VIVA VOZ DAS NOSSAS LIDERANÇAS DA CAPITAL E DO INTERIOR, MANIFESTAÇÕES DA SITUAÇÃO DE MISERABILIDADE QUE ENCONTRA-SE NOSSA CATEGORIA. A PARTIR DE AMANHÃ FAREI POR DELEGAÇÃO DA DIRETORIA, VISITAS A TODOS OS DEPUTADOS ESTADUAIS, PARA PRÉ-AGENAR AUDIÊNCIAS COM ELES, PARA ENTREGA DE OFÍCIOS PEDINDO SEUS APOIOS A NOSSA CAUSA.NESTE SENTIDO JÁ CONVIDAMOS A TODOS COLEGAS PARTICIPANTES DODESTE "BLOG", ANÔNIMOS OU NÃO, QUE ESTEJAM JUNTO CONOSCO NESTAS VISITAS, PARADAR ESTOFO A ELAS.TAMBÉM, NO DIA 14/03/2010, SERÁ LANÇADA ATRAVÉS DE "OUTDOORS", A SEGUNDA FASE DA NOSSA CAMPANHA SALARIAL, QUE SERÁ MAIS INCISIVA E VEEMENTE. AO MEU DILETO AMIGO PATRÍCIO, FALO DE FORMA FRANCA E LEAL, CARACTERÍSTICA ESTA DA RELAÇÃO DE AMIZADE, QUE SENDO DIRETOR-SUPLENTE DESTA GESTÃO, É PARTICIPANTE EFETIVO DO NOSSO DIA-A-DIA E QUE AS AÇÕES REALIZADAS, SÃO DO TEU INTEIRO CONHECIMENTO, CASO CONTRÁRIO ESTAMOS DIARIAMENTE TRABALHANDO NA SEDE DO SINDICATO A TUA INTEIRA DISPOSIÇAÕ. INCLUSIVE JÁ TROCAMOS E-MAILS, MENSAGENS DE CELULAR E TELEFONEMAS. NUNCA HOUVE SONEGAÇÃO DE INFORMAÇÕES, INCLUSIVE GOSTARIA DE TER TIDO A ALEGRIA DA TUA PRESENÇA NA REUNIÃO DE HOJE NO SINTERGS, ENTRE A DIRETORIA, TITULARES E SUPLENTES, E OS REPRESENTANTES DAS SECRETARIAS.A COLEGA REGINA, GOSTARIA DE CONVIDÁ-LA A VIR NA SUA CASA QUE É O SINTERGS,OU NO LUGAR QUE ACHAR MELHOR, É SÓ ESCOLHER QUE ESTAREI PRESENTE, PARA QUE POSSA ENQUANTO DIRETOR, FALAR DAS AÇÕES REALIZADAS E AS QUE SERÃO EXECUTADAS PELA ATUAL DIRETORIA. TALVEZ SEJA POR FALTA DE TEMPO, OU MESMO OPORTUNIDADE DE SABER MELHOR DOS TRABALHOS EFETUADOS POR NÓS, QUE A COLEGA TENHA DITO QUE "ESTAMOS DE FÉRIAS DESDE O INÍCIO DO MANDATO". COM TODO O RESPEITO QUE A COLEGA ME MERECE,JÁ QUE ME PARECE QUE NÃO SOU DIGNO DO MESMO RESPEITO POR PARTE DELA, INFORMO QUE PERCORRO APROXIMADAMENTE 60 QUILÔMETROS, PARA ESTAR DIOTURNAMENTE NO SINTERGS A SERVIÇO DE TODA A NOSSA CATEGORIA, NÃO DE APENAS ALGUNS COLEGAS, E OS FAÇO SEM RECLAMAR, POIS TENHO A FELIZ OBRIGAÇÃO DE CUMPRIR COMPLETAMENTE AS OBRIGAÇÕES, RESULTANTE DA MINHA ELEIÇÃO, DE FORMA SECRETA,DIRETA E DEMOCRÁTICA PELOS NOSOS COLEGAS TC'S. GOZAR FÉRIAS, TERMO USUALMENTE UTILIZADO NO CASO DESTE PERÍODO CONSAGRADO A TODOS OS TRABALHADORES BRASILEIROS, DA INICIATIVA PRIVADA OU DO SETOR PÚBLICO. SOU PAI DE FAMÍLIA, TENHO DUAS FILHAS DE 8 E 12 ANOS, QUE APESAR DE JÁ SEREM CASTIGADAS POR SEREM FILHAS DE TÉCNICO-CIENTIFICO, TEM O DIREITO DE COMPARTILHAR ESTE MOMENTO COM SUA MÃE PRESENTE E COM O SEU PAI AUSENTE. MAS CREIO QUE SENDO UMA SER HUMANA, A COLEGA REGINA VAI ENTENDER E COMPREENDER MINHA SITUAÇÃO, ATÉ PORQUE JÁ DEVE TER PASSADO EM ALGUM MOMENTO DE SUA VIDA, UM PERÍODO ANÁLOGO A ESTE. UM FRATERNO ABRAÇO A TODOS COLEGAS RATICANDO O MEU COMPROMISSO DE CUMPRIR TODAS AS MINHAS OBRIGAÇÕES, ATÉ O MEU ÚLTIMO DIA DO MEU MANDATO.BONIFÁCIO, 1º VICE-PRESIDENTE

Anônimo disse...

MAIS SERVIDORES CONTEMPLADOS COM OS PERCENTUAIS DAS LEIS BRITO DE 1995: os do IGP.24% para o nível superior e 19,9% para os de nível médio.Motivo? Não constaram nas ditas Leis.Façam as suas devidas ponderações quanto a essa incoerência, pois todos acompanhamos o árduo trabalho da saudosa Colega e Presidente Nadja até o STF por nove anos.Esses percentuais que ganhamos lá em 2006, dizem respeito as perdas inflacionárias anteriores a 1994.Sempre devemos enfatizar isso. O que está sendo concedido a essas categorias, de bandeja, nós tivemos que ralar para obter. Estamos no jejum desde 2006.Portanto, a justificativa da Sra. Governadora é no sentido de escamotear a verdade, pois o que está sendo dado a outras categorias é, na verdade , política salarial, segmentada, pura e simplesmente.Onde está o cumprimento do Princípio da Legalidade? Pois se não estavam naquelas leis,nunca estarão.Esse artifício é uma falácia, pois como pode retroagir a algo sem referência.O que a Governadora está fazendo é um gesto de "generosidade" para obter ganhos políticos em 2010.A Nadja e o Diretor Zacchini morreram cruelmente, ficaram "torrando" naquele terrível acidente aéreo no voo da TAM no aeroporto de Congonhas, tudo por causa do descumprimento das leis Brito.E,vejam só agora...Peço, colega, tua reflexão sobre isso.Na verdade, o que estamos a reivindicar, 44%, ou, ao menos a inflação do período deste Governo, deverá levar em cnsideração, agora, os percentuais s que me referi.

Anônimo disse...

MAIS SERVIDORES CONTEMPLADOS COM OS PERCENTUAIS DAS LEIS BRITO DE 1995: os do IGP.24% para o nível superior e 19,9% para os de nível médio.Motivo? Não constaram nas ditas Leis.Façam as suas devidas ponderações quanto a essa incoerência, pois todos acompanhamos o árduo trabalho da saudosa Colega e Presidente Nadja até o STF por nove anos.Esses percentuais que ganhamos lá em 2006, dizem respeito as perdas inflacionárias anteriores a 1994.Sempre devemos enfatizar isso. O que está sendo concedido a essas categorias, de bandeja, nós tivemos que ralar para obter. Estamos no jejum desde 2006.Portanto, a justificativa da Sra. Governadora é no sentido de escamotear a verdade, pois o que está sendo dado a outras categorias é, na verdade , política salarial, segmentada, pura e simplesmente.Onde está o cumprimento do Princípio da Legalidade? Pois se não estavam naquelas leis,nunca estarão.Esse artifício é uma falácia, pois como pode retroagir a algo sem referência.O que a Governadora está fazendo é um gesto de "generosidade" para obter ganhos políticos em 2010.A Nadja e o Diretor Zacchini morreram cruelmente, naquele terrível acidente aéreo no voo da TAM no aeroporto de Congonhas, tudo por causa do descumprimento das leis Brito.E,vejam só agora...Peço, colega, tua reflexão sobre isso.Na verdade, o que estamos a reivindicar, 44%, ou, ao menos a inflação do período deste Governo, deverá levar em cnsideração, agora, os percentuais s que me referi.

Anônimo disse...

DIMENSÃO DA MESQUINHARIA.Trava-se na Assembleia Legislativa um "embate" entre oposição e a base aliada da Governadora YEDA. Motivo? Um pequeníssimo reajuste do vale-refeição em 33%.Um acréscimo de pouco mais de R$31,00( "trinta e um pila")e ainda o governo estorna uma parte deste valor.O Governo diz que não dá mais por "medidas de contenção de despesas".E a arrecadação segue em "superavit" a cada mês. O cofre está abarrotadíssimo!Mas que contenção é essa em cima do que é mais sagrado: a vida humana.Então um servidor público tem que continuar mal alimentado e desnutrido.Olhem, já disse e concordo que o Gari da Cidade de São paulo ganhe R$368,00.Agora aqui os servidores do Estado ganharem essa verdadeira "merrequinha" é de uma injustiça descomunal.Que triste saga...REGISTRO ESSE FATO AQUI. ALÉM DO MAIS, CONSIDERO QUE ESTE BLOG SERÁ O REGISTRO DOS FEITOS BONS E MAUS EM RELAÇÃO AOS SERVIDORES DESTE ESTADO.

Anônimo disse...

Agregando mais informações, os Delegados de Polícia ganharam 24% sobre o mesmo argumento: não estavam lá nas Leis Brito.Hoje, meus queridos colegas, teríamos que receber um percentual de 170% para chegar ao básico deles.E dizer que ganhávamos os mesmos básicos. Acabou? Não!É só uma questão de tempo, pois os Delegados pretendem migrar para os básicos dos Procuradores, aos quais estavam equiparados.Básico de um Procurador na Classe inicial substituto: R$13.266,75 sendo que o final de carreira fica em R$22.111,25. Uma última informação: com o 3º Plano de Carreira do DETRAN, o básico inicial ficou em R$3.552,94 na letra "A" e, na letra "E' R$4.247,92. Se aplicar 19,9% em cima do nosso básico inicial de R$2.405,23( veja no MANDAP l da SARH)ficaria em R$2.8883,87, bem abaixo do DETRAN. Estamos perdendo para quase "todos" os quadros de nível superior, mesmo com a intenção do governo de nos dar só a inflação. E isso é uma incógnita, ainda. Ainda invoco o artigo 7º da lei 10.420/95, amplamente esplicada em postagem específica neste BLOG.Procure e leia.Com essa injustiças que a governadora pretende se candidatar?E tem gente que acha que poderá se reeleger? Desse jeito injusto e com coração de ferro? Me poupem!

Anônimo disse...

CONVITE. Convido a todos os colegas, em face da matéria acima, a "passearem" nos Manuais de pessoal constante no site da SARH.Na Página 102,só para citar um exemplo, o nível superior do IGP, letra "A", está em R$2.886,17 e passará para R$3.460,51 e, na letra "E" R$3.549,47 passará para "R$4.255,81".Eles também tem a letra "E". Pouquíssimas categorias não possuem a letra "E". Mas agora vejam, colegas,mas pense no comentário anterior. Na página nº19, do MANPAD l,estão os nossos básicos: Letra A=R$2.405,23. Hipoteticamente, aplicando os 19,9%, passaria a letra "A" para R$2.883,87, "inferior" ainda ao inicial do IGP "sem os 19,9%". A letra "D" dos TCs=R$2.753,52, se fosse aplicado, também, os 19,9% ficaria em R$3.262,50 contra R$4.255,81 do IGP com os 19% na letra "E". Eis aí, meus colegas, a flagrante gravidade e injustiça da nossa situação. Só para vocês terem uma ideia, muitos outros, outros e outos quadros, constantes nos Manuais de pessoal, possuem "sem qualquer reajuste hoje" salários superiores aos nossos: Quadro Especial da Secretaria dos Transportes, por exemplo, que inicia em R$3.923,76. Secretaria do Planejamento, inicia em 3.243,26, enfim são muitas as distorções. É pelo fato do nosso Quadro estar "dissonante" de forma "sistêmica" na estrutura administrativa geral do Poder Executivo, em termos de básicos, com inúmeros quadros que possuem básicos superiores,é que devemos buscar um percentual diferenciado como medida de inteira "justiça". Tivemos "dois mártires" por causa das Leis Britto e estamos verificando, nos manuais da SARH, elementos muito fortes para que não aceitemos um percentual línear,pois, sem reajuste,os outros quadros já estão bem acima. Por isso, penso que um reajuste "linear" vai manter essas diferenças injustas em relação a servidores com o mesmo requisito de formação superior. E,além disso, a nossa luta, para resgatar os 33.08% de 1995,tornou-se em vão?!Inglória?! pensávamos que tinhamos feito uma grande conquista quando os demais quadros já vinham percebendo, antes de 2006, básicos superiores,como é o caso do IGP, Sec. do Planejamento,etc,etc.E, agora, o DETRAN com o seu 3º Plano de Carreira e com básicos superiores aos nossos e com mais a letra "E'. GOVERNADORA YEDA, MAS O QUE É QUE A SENHORA TEM O CONTRA O QUADRO DOS TÉCNICOS-CIENTÍFICOS DO ESTADO??? Ao SINTERGS, digo que esses elementos são de enorme peso na hora das negociações, pois eles são extremamente "verdadeiros". Por tudo o que foi dito,o espaço é curto,é que temos que impor um reajuste diferenciado. Ou vamos ser os "primos pobres" daqueles que,sem esforços, hoje já ganham mais do que nós.UM BOM PASSEIO A TODOS PELOS MANUAIS DA SARH. VALE A PENA!

Patrício disse...

Em principio não ia responder ao comentário do colega Bonifácio, mas julgo oportuno alguns esclarecimentos. 1º) É sempre bom alguem da direção do sintergs utilizar este espaço q é de todos. Seja bem-vindo. 2º) Acredito q o comentário sobre as "férias" q a colega Regina fez acima, não se referiam às férias a q todos nós temos direito. Isto é inquestionável. 3º) De fato, sou suplente, e a sonegação de informações a q te referes, deve ser quanto a uma manifestação de irresignação que fiz por ocasião da última assembleia, q não constava na ordem do dia nova despesa com publicidade, e deixei isso público, bem como a estranha presença do presidente (dono) da FESSERGS. De fato, sempre tivemos um bom contato, por e-mail, telefone, etc, mas de uns tempos para cá desde q me posicionei contrario a algumas decisões da direção ( por exemplo: a campanha de publicidade, a insistência nesta tese de subsídio, quando já há a Lei 10.420/95, q desde o ano retrasado o colega Luciano tenta fazer a direção encampar e esta teimosamente insiste em subsidio. É uma direção q chama os TCs p/ reuniões, mas decide sozinha, e não fui mais chamado. Mas, se Deus quiser, estarei na reunião de segunda dia 01/3. Entretanto, desde já externo aqui minha posição de q o sintergs deve aproveitar este espaço ou a própria página do sindicato e detalhar (expor claramente) para todos os associados os projetos q já estão na Assembleia, bem como o conteúdo dos Ofícios entregues aos Deputados, conforme mostram as fotos recentes na página do sintergs, e se entregaram a minuta do projeto sugerido pelo colega Luciano neste blog (se não entregaram é por têm coisa melhor). Agora se não têm, porque não entregaram este projeto pelo menos, com as devidas justificativas? Não percebem q há uma insatisfação generalizada entre os colegas? Acho que não, pois mais uma vez o Presidente do sintergs foi infeliz (como quase sempre) pela manifestação na página do sintergs: "Chagas enfatizou ainda que o quadro salarial da categoria está muito defasado, e o atual governo não concedeu e nem está acenando com nenhum reajuste, o que está causando desespero em ALGUNS colegas.". Veja só... "alguns". É possivel q haja "alguns satisfeitos". Estranhamente, sempre há. Outros q estão "nem aí". Sempre há. Este parece nao ser o teu caso Boni, pela tua manifestação. Que bom. Agora, sei q é dificil, mas também é preciso saber/aprender a lidar com criticas. 4º) Falas em respeito. É o que também queremos. Tem mais, mas fica p/ a próxima. Um abraço, Patricio.

Anônimo disse...

Pois é,ficamos muito tempo parado, enquanto so servidores trabalhavam para essas mordomias.Lá o "coorporativismo" é da pesada. Penso que "caiu a ficha" do SINTERGS.

Anônimo disse...

DETRAN E O "3º PLANO DE CARREIRA": a Lei Nº13.3666, de 11 de janeiro de 2010, estabelece os novos básicos, mais a GTP= Gratificação de Produtividade de Trânsito. Básicos:letra A= R$3.552.94; letra B=R$3.681,53; letra C=R$3.929,58; letra D=4.057,77; letra E=R$4.247,92. Como os colegas podem ver, a letra inicial do DETRAN começa, "sem percentual linear", com um percentual de 47,7% acima do básico inicial dos Técnicos-Científicos. O SINTERGS está pedindo 44%? Por que será que o DETRAN teve 3 planos de carreira e nós estamos nessa? Nem o BLOG disponibilizando uma minuta parece não estar sensibilizando o Sindicato, Deputados,Governadora. Reajuste línear, vai manter essas diferenças. ATENÇÃO: ainda tem mais o Plano de Carreira da PGE, que coloca os seus servidores num patamar salarial superior aos nossos básicos. Isto deveria (sugestão) ser bem detalhado aqui no BLOG.

Anônimo disse...

Pequeno adendo, já que se falou que "caiu" a ficha da Diretoria do Sindicato.A referência é em relação ao corporativismo na SEFAZ.Lá eles conseguem tudo! Que coisa impressionante! Nós, do Quadro dos Técnicos-Científicos estamos crescendo que nem rabo de cavalo: para baixo!Sintergs, olha o projeto simples do blog, mas que dá uma amenizada em nossa situação.Não concordo,por tudo o que já se viu, leu e ouviu de reajustes diferenciados e concretizados em leis, que venhamos a ter um reajuste linear. Artigo 7º,da Lei 10.420/95 neles, Diretoria do SINTERGS!

Anônimo disse...

PRECATÓRIOS:até a presente data, segundo informações obtidas, nenhum dos sócios do Sindicato teve o seu protocolado na SEFAZ.Se for concluído algum processo de execução em 2010, "ainda" terá que constar no orçamento do Estado para o próximo ano.Mas,apenas "constará", pois entrará na "fila" e é incerto em que ano receberá.O máximo que as empresas estão pagando é 30% do valor do título, descontando desse valor uma série de descontos.Resta esperar várias coisas acontecerem:a conciliação e o leilão dos milhares de títulos que irão se formar, bem como a melhora significativa das finanças do Estado.Aposto nesta última.Afinal,o cofre do Estado já está abarrotado de dinheiro. A "médio prazo", a questão dos precatórios, segundo penso, tomará um rumo neste sentido e dependerá da vontade política de Governo.Por enquanto, o Estado segue tranquilo arrecadando, pois não há precatórios:titulos judiciais devidamente "protocolados e constantes no orçamento" das Leis Brito.

Anônimo disse...

A página do Sindicato exibe o comentário da Colunista do Correio do Povo, Taline Oppitz, quanto a posição contrária de representantes do Quadro-Geral e dos Técnicos-Científicos em relação a uma "série de projetos" que concedem "mais mordomias" a SEFAZ, via reestruturação dos servidores daquela Pasta.Vejam, se até a base aliada está resistente a aprovação, como explicar a posição do Piratini( da YEDA)pela aprovação de tais projetos! Isso é depreciável. Em pleno ano eleitoral, a Governadora insiste em "dar mais para quem ganha mais".Os servidores do Quadro-Geral, para exemplificar, estão numa situação deplorável.Conheço pessoas que estão indo a pé, de bicicleta,de carona para o serviço,pois querem economizar o dinheiro da passagem para "comer".Média da alimentação na cidade de São Paulo:R$18,00.Aqui, a Governadora encamihou um projeto à AL reajustando o vale-pastel( ou vale-fome, como já é conhecido)em 33%.R$95,50 passando para algo em torno de R$127,00(R$5,77 por dia).Deste valor,ainda o Estado desconta um certo percentual, dando menos ainda.Hoje os Tribunais Federais e muitas autarquias, a "média" do vale-alimentação fica em R$400,00.E, repito, o Gari da cidade de São Paulo, ganha R$368,00! Nós, do Quadro dos Técnicos-Científicos, "lambemos as botas de certos políticos", inclusive do relacionamento muito próximo da Governadora Yeda,e o que conseguimos até hoje: ZERO,ZERO,ZERO...a fase do "deficit zero", conquistado a custa do "arrocho salarial e da deficiente prestação de serviços públicos à sociedade", agora mudou. Agora é "Cofre abarrotado e reajuste"ZERO"( para os excluídos, que fazemos parte).È NESSE CONTEXTO, QUE A GOVERNADORA YEDA QUER SE CANDIDATAR A REELEIÇÃO E PREJUDICANDO, ELEITORALMENTE, DEZENAS DE POLÍTICOS DE SUA SIGLA? Nós sim temos o direito a uma bela reestruturação do nosso Quadro.Na cidade de Campus, no estado de São paulo, o curso de Medicina custa R$4.000,00 mensais.Aqui no RS, já está no mesmo patamar.Liguem para as universidades e confiram.Como um Médico vai aceitar ingressar em nosso Quadro,40h semanais, com um salário que é a metade do que ele gastou,mensalmente, por longos anos.Coloque aí, os cursos que teve que fazer depois de formado.Pagar um básico para TCs, são 42 profissões de nível superior,ficarem 08 horas diárias, é uma insanidade, ou no mínimo uma total incoerência.O Estado não vai conseguir mais preecher as vagas. O Quadro dos Técnicos-Científicos se tornou, infelizmente, um "QUADRO DE PASSAGEM", pelo menos enquanto não é declarado, oficialmente, como de extinção.Alguns assumem e logo vão para outros cargos, pricipalmente da esfera federal.Que coisa deprimente!É provável que a governadora Yeda "olhe" este BLOG , mas não se sensibiliza.Os comentários deixados em seu BLOG, por vários colegas, com toda a polidez e justiça, não aparecem.Constam que ficam na moderação e,depois, são "defenestrados".Isso, senhores Técnicos-Científicfos, é muito lastimável!44% e Plano de Carreira urgente!!!

Anônimo disse...

Solicito ao SINTERGS explicar, também, por que não publica na página os projetos que foram protocolados na AL para os Técnicos-Científicos.Ou, se não realizaram, os números dos protocolos e exponham, na página, quais os ofícios protocolados. Também, os motivos que levaram este Governo a dar mais e mais para quem "já ganha mais".Qual o caminho, ou qual foi a mágica que a SEFAZ, DETRAN, PGE, Defensoria,Delegados de Polícia,etc.(ou seja os que já ganhavam mais)percorreram para que os projetos saissem e atravessassem a rua e fossem protocolados por "muita boa vontade" da Governadora na AL? Os Delegados, inclusive, foram agradecê-la pelos 24%, visto não constarem nas leis Brito( mas receberam em dezembro de 1994, as vésperas de assumir o Brito,24% e outras melhorias)O Brito só nos deu 15.20%.Insistindo,qual é o "caminho das pedras". Qual é a "mágica" ou a "justificativa", para que os que ganham mais,ganhem mais!! Sehores Diretores do SINTERGS, descubram qual é o enigma.44% e novo Plano de Carreira!!!

Anônimo disse...

No site do SINTERGS existe o espaço do servidor para que o associado ou o visitante deixe o seu comentário.Isso é muito bom. Estive lendo e, existem bons comentários, alguns no formato padrão do twitter: sintéticos.Creio que os comentários dos colegas,a partir de agora, deverão ser mais técnicos, com mais substância. Temos que ser "indagadores" e perseguir o "duvidoso".Comentando neste BLOG, percebi que escrever precede de uma boa reflexão, conhecimento de causa e menção da fonte de onde as informações foram coletadas como suporte.Que bom que temos espaços democráticos.Por favor, colega, vamos "turbinar" este BLOG, que, ao meu ver, está numa dinâmica muito boa, inclusive com acessos de outros países.A seriedade com que leio os comentários em outros BLOGs, vem sendo mantida aqui, pois percebo que prepondera aqui a "verdade" dos fatos, a nossa pérola.Os atos bons e ruins em geral ficaram, de certa forma,cristalizados,são registros,no espaço e no tempo, que serão lidos pelo mundo afora.Viva a INTERNET!!!

Anônimo disse...

Último ano da Governadora Yeda.Ela insiste, agora de forma mais intensa,incisiva e injustificável,em "dar mais para quem ganha mais".Em seus primeiros anos de governo, os servidores tinham que "fazer mais com menos" e,também, ainda tem um elenco de "programas estruturantes",entre outras coisas do seu programa.O que se verifica, na verdade, não foi a criação de castas, mas a concessão de mais vantagens as já existentes.Para o servidor público, a política salarial adotada é perversa e "desestruturante", com evidentes prejuízos quanto a qualidade dos serviços públicos.Como já dissera,a intenção da Governadora é "acabar com o resto do funcionalismo".É o Estado mínimo do mínimo".Precarizar, para terceirizar. Fazer com que as pessoas saiam do Estado devido ao caos que se instalou via política salarial discriminatória.É lastimável que pessoas de outros Estados da Federação e o público em geral que acessa a internet,saibam dessa "vereda iníqua" que tomou a Governadora Yeda.Vivemos num mundo de opressão e de discriminação jamais visto em outros Governos.E o inexplicável, está se tornando óbvio: ela não quer mais saber do resto dos servidores.O 3º plano de Carreira do DETRAN, que ganhavam "menos" do que os Técnicos-Científicos,foi anunciado pela Governadora e concretizado em pouquíssimo tempo.Não teve um trâmite burocrático rigoroso(praticamente foi ofertado).E se fossem os Técnicos-Científicos protocolar um pedido(nem isso foi feito até agora),iria o projeto para o GAE/SEFAZ,PGE,SARH, vista a isso e aquilo, até ser "engavetado".Negociações seriam infindáveis.Hoje,pode se afirmar, que qualquer decisão da Governadora para atender o pedido mais justo que seja, dependerá de muita sorte.Ela se fechou de tal maneira, que até seus aliados estão encontrando dificuldades. Mas, se ela quer concorrer a reeleição,há um pequeno raio de luz para que demonstre que possui, pequeno que seja, senso de justiça,ou então que demonstre ser sensata ante o quadro político de 2010.Nós,servidores públicos, sabemos que somos nós, numericamente, que "decidimos" as eleições neste Estado.O custo de uma reeleição é altíssimo. Será que vale a pena a governadora bater de frente com os servidores? Seus aliados também tem que levar em conta que precisam demovê-la dessa postura perversa de "dar mais para quem já ganha mais".Será que o escorpião vai se matar com o próprio veneno? Senhores e respeitáveis Colegas Técnicos-Científicos,isso é inacreditável!! A Governadora está se "queimando" com a maioria dos servidores públicos.O dinheiro que "sobra para os aquinhoados", os eleitos contemplados com indices de reajustes elevados,falta para a comida de um servidor do Quadro-Geral, para tirar do vermelho um Técnico-Científico.Vejam as nossas contas: só aumentam. E o Estado aida pega mais dinheiro(ICM)nosso através das mercadorias que podemos comprar,ainda,e de forma parcelada e com juros altíssimos.Penso que foi deletado o signficado da palavra "justiça" do pensamento da Sra. Governadora.Bater de frente com os servidores públicos, é pedir uma grande baixa de votos em outubro de 2010, ficando a reeleição de muitos deputados,que hoje formam a base aliada da Governadora, numa situação "periclitante".Outubro é a vez de apertarmos o botão para "detonar" com muitos políticos.Por fim, digo-lhes: continuamos no placar: COFRE ABARROTADO X REAJUSTE ZERO!!

Anônimo disse...

Na última qinta-feira, 04/03, a Governadora assinou os reajustes para os servidores do IGP.O argumento é o mesmo:não estavam nas leis Brito.Os percentuais estão nos comentários desta postagem.O que mais me chama a atenção é que até esse momento a Governadora continua ignorando a necessidade de reajuste para o nosso Quadro.E por falar nisso,ela autorizou(25/02/2010) concurso para preencher 55 vagas para o Quadro-Geral e 30 para Assessores Administrativos para as diversas Secretarias.Disse que "está investindo na melhoria dos serviços públicos à população, e que os novos colaboradores terão uma função muito importante neste contexto".Será que ela não se sensibilizou com os básicos "escanzelados" desses cargos ao autorizar concurso para o preenchimento dessas vagas?Quero ver preencher! Eu estou enojado de tanta demagogia, hipocrisia...Quero é 44% e plano de carreira.

Anônimo disse...

CONCURSO PÚBLICO:

A governadora do Estado, Yeda Crusius, autorizou hoje a abertura de concurso público para preencher 85 cargos do quadro dos funcionários públicos. Serão 55 vagas para o quadro geral e 30 para o quadro dos funcionários técnico-científicos. O último concurso público realizado pelo Estado para preenchimento de vagas de técnico-científicos foi em 1998.

O secretário da Administração e dos Recursos Humanos, Elói Guimarães, ressaltou que os aprovados preencherão vagas nos órgãos da administração direta com maior necessidade de recursos humanos.

Disse que o ato da governadora prevê a formação de cadastro de reserva de candidatos, dentro da validade do concurso e classificou a medida como "extremamente importante, dentro do objetivo do Governo do Estado de ocupar as vagas que estão abertas em decorrência de aposentadorias de integrantes dos quadros".

A governadora afirmou que o Estado está investindo na melhoria dos serviços públicos que são prestados à população, e que os novos colaboradores terão uma função muito importante neste contexto.

As informações são do site do governo do RS.
Vejan só colegas, ela nem quis falar sobre a situação de total precariedade dos nossos básicos. Afinal, o nosso Quadro é um "QUADRO DE PASSAGEM", NÃO E? Queremos "reajuste de 44%, Sra. Governadora e Plano de Carreira!!!

Anônimo disse...

Para os interesados em obter informações relativas as informações constantes nos Manuais dos Quadros de Pessoal da Administraão Direta e Indireta do Estado do Rio Grande do Sul,inclusive sobre informações quanto a realizaão ou andamento de concursos públicos da esfera do Poder Executivo Estadual(cuja Divisão de Provimento e Vacância-DPROV presta informações),eis o endereço eletrônico da SARH: http://www.sarh.rs.gov.br/ Telefone:32881200.Como existe um comentário nesta postagem convidando para um passeio virtual nos Manuais de Pessoal, para fins de comparativos de salários entre servidores com o mesmo nível de formação,é de relevância conferir as informações constante no precitado site.

Anônimo disse...

AINDA CONTINUAMO0S COMO MEROS ESPECTADORES: ainda não nos foi sinalizado qualquer proposta do Poder Executivo sobre o reajuste de 44% pleiteado pelo SINTERGS. Entretanto, o Correio do Povo, de 09/03/2010,página 03, publica o "a pedido" da AFISVEC, SINDAF, SINDIFISCORS, solicitando apoio para que os Projetos de Lei Complementar sejam aprovados.Todos os PLCs tratam de melhorias salariais para o cargo de Auditor Fiscal. Entretanto o " a pedido" não deixa muito claro isso.Mas o que mais me indigna é que nós, Técnicos-Científicos estamos como que sentados numa arquibancada, só assistindo uma série de projetos aprovados, proposituras, percentuais sendo concedidos a muitos segmentos que não constavam nas leis Brito.Quanto a isso,afirmo e reafirmo, é "política salarial segmentada". Os 24% dados aos Delegados de Polícia, ou mesmo os 19,9% que está se "proliferando" por ato da governadora a muitos Quadros, "devem" ser estendidos a todos os servidores do Executivo.Na melhor das hipóteses,seria a inflação deste Governo.Portanto, conceder percentuais sob o título de que alguns quadros não figuraram nas Leis Brito,é descumprir o preceito constitucional de que todos devem receber o mesmo percentual da inflação na mesma data.Ao Sindicato, solicito "força total" da Diretoria para que saiamos desta situação.É urgentíssima a concretização justa dos nossos pleitos.

Anônimo disse...

Corroboro o que o colega que me precedeu.Vejam: ao nível superior da Brigada Militar está sendo oferecido 19,9%, sob a justificativa de que "não constaram nas Leis Brito" de 19995.Mas que desfaçatez, pois faltando 11 dias para assumir esse (des-)Governo Brito foram contemplados com 66,65% pela lei Nº10.315, de 20 de dezembro de 1994. A justificativa, portanto, apresentada pela Sra. governadora, não procede. Apesar de não terem constado, ganharam esse polpudo percentual.E tem mais, o dito percentual foi apenas para o nível superior da Brigada, que agora quer mais os 19,9%. O mesmo aconteceu com os Delegados de Polícia, que ganharam 24,99% pela Lei Nº10.312, de 19 de dezembro de 1994, 12 dias para assumir o Governo Brito. Também foram contemplados recentemente com mais 24% pela mesma justificativa que a Governadora vem usando para outros segmentos.Da inflação retroativa a 1994 das Leis Brito,este "governante" cumpriu só 15.20%.Os 33.08% restantes da inflação anterior a 1994, só conseguimos judicialmente em 2006. O Governo joga em nossa cara que ganhamos esse percentual, mas isso é anterior a 1994.Sra. Governadora, a Senhora está tratando com Técnicos-Científicos inteligentes e qualificados, que prestão excelentes serviços á Sociedade, que não "engolem" qualquer argumento vazio ou injusto.O que se quer dizer com tudo isso? Que queremos dize? Que isso é pura política salarial discriminatória, em confronto com o comando Constitucional.

Anônimo disse...

CORRIDA CONTRA O TEMPO

Enquanto policiais militares e professores brigam por reajustes maiores, o governo encaminha para a Assembléia Legislativa o aumento de salário para outras categorias. Nesta semana serão publicados os projetos que beneficiam os servidores do DAER, da Fepagro, do IPE, entre outros. A votação ocorrerá na próxima semana.

Outras propostas de reajuste estão no forno, mas ainda aguardam o aval da Secretaria da Fazenda.

Estes projetos vão tramitar em regime de urgência, mas mesmo assim precisarão de acordo de líderes para entrar em votação o mais rápido possível. Conforme a lei eleitoral, em ano de eleição aumentos para servidores só podem ser concedidos até 180 dias antes do pleito.

Portanto, estas matérias devem ser aprovadas e sancionadas até o dia 6 de abril.
Visite o BLOG do ANDRÉ MACHADO:
wp.clicrbs.com.br/andremachado/

RICARDO disse...

Olha, colegas, da maneira com que as coisas estão se encaminhando, teremos é que circular intensamente pelos corredores da Assembleia legislativa.Conforme estou verificando, estamos até agora "clamando no deserto", ou seja, não estamos obtendo retorno dos nossos pleitos.A coisa está ficando assustadora, pois todos estão conseguindo alguma coisa significativa, percebendo vantagens e nós estamos ainda nesta pindaíba.Se não sair um percentual agora, sabe-se lá quando?

Anônimo disse...

A CHAPA ESTÁ ESQUENTANDO MAIS: agora,o nível superior da Brigada quer os 19,9%, mas "retroativo a março de 2009". Passarão de um básico de R$6.217,19 para R$7.454,41.A Polícia Civil se reúne hoje com o líder do governo Adilson Troca( sobre a matriz salarial).Correio do Povo, dia 10/03/2010,página 02.Já o apedido na página 12 desse jornal consta a convocação de todos os servidores públicos para uma mega assembleia no Gigantinho,às 14h do dia 19/03.Lá estará um contingente de servidores excluídos para uma luta salarial unificada.Dia 12/03 será o início no Auditório da Assembleia Legislativa, as 9 horas.Vocês já perceberam que ninguém fala no Quadro-Geral. Não consta, no apedido, que estaram lá no Gigantinho os seus "representantes".Representantes?Os Técnicos-Científicos seguem com os seus básicos e ainda não vislumbramos um pequeno raio de luz no fim do túnel.Vejam a diferença do nosso básico para o nível superior da Brigada Militar. E dizer que ganhávamos básicos iguais.Verdade gente! Está tudo documentado em leis e consta nos comentários deste BLOG. Para piorar,a página 10 desse dia destaca em letras garrafais que "ESTADO DESTINA 1,5% PARA PAGAR PRECATÓRIOS".Dá para entender o que está acontecendo?Merrequinha! A Governadora se lança a reeleição, o cofre do Estado está abarrotadíssimo,ela não atende diretamente as categorias, não reajusta os menores salários,e se sensibiliza só com os argumentos de quem ganha mais.Concede percentuais e planos de carreira "de bandeja" para determinados segmentos.Por favor, leiam as postagens com atenção, vejam o gráfico e os comentários deste BLOG.

Anônimo disse...

Existe a Teoria do Caos. Não estamos vivendo de teoria. É a realidade. Estamos vivendo a dura realidade de um (des)governo q pratica o Estado mínimo, desmontando o q,no seu entender,não dá lucro,não arrecada,ou gera despesa,(isso q se diz professora). Sem falar na nossa categoria.Totalmente alienada a rspeito de quase tudo.Tanto das ações ou inações do gov.e dos nossos representantes(sindicato).O nosso terremoto não é fenômeno geologico, é fenomeno moral/ético/social,(alienação,apatia,indiferença,egoismo)que causam dano material também. Cada um tem o terremoto q merece.Esperamos q isso mude.Q os TC não estejam em extinção. Estamos fazendo a nossa parte.Depois do dia 06/abril, o cavalho encilhado já passou.Será q vamos comer poeira? Abraços.Patricio

Anônimo disse...

Vejam, colegas, a força resultante da união de 404 oficiais Superiores da Brigada militar que querem os 19,9% das Leis Brito e com retroatividade a março de 2009(?).A cobertura da mídia foi grande.Qual a justificativa? Também não estavam nas Leis Brito. O Nível Superior da Brigada não é a exceção nas leis Brito. Existem outras categorias em que a Governadora concedeu "reajustes" por não constarem, também,nas ditas leis.Vocês sabem quais.A questão é o embasamento jurídico.Agora se os outros segmentos alegam que querem a todo custo esses percentual, alegando defasagem salarial, o que sobra para nós.O gráfico do BLOG diz tudo.44% que o Sindicato está pleiteando fica uma "merrequinha" perto do básico que passará o nível superior(que também somos) da Brigada.Concedido o dito percentual,a "diferença" passará, em relação ao nosso básico "escanzelado" de R$2.405,23, o qual consta no Manpad da SARH, para cerca de 210%.Isso tudo que estamos vendo é, sem dúvida, política salarial deste Governo.No caso dos técnicos-científicos, é possível conceder mais percentuais a título de "reestruturação", ainda mais que temos o artigo 7º, da Lei 10.420/95(do afamado des-governo Brito), cujo comando o Estado ignora quanto a sua aplicação até hoje.

BONIFÁCIO disse...

QUERO AGRADECER AOS COLEGAS TÉCNICOS-CIENTÍFICOS, NAS PESSOAS DOS COLEGAS RICARDO E PATRÍCIO, QUE JUNTAMENTE COM UM GRUPO DE VALOROSOS TC'S, NOS AJUDARAM A FAZER UM PEQUENO ATO DE PROTESTO EM FRENTE AO RESTAURANTE GRELHA DO PORTO, QUE FICA QUASE AO LADO DO SINTERGS, ONDE A GOVERNADORA FOI PARTICIPAR DE UM EVENTO. PORTANDO FAIXAS E BANNERS DA CAMPANHA SALARIAL, CHAMAMOS A ATENÇÃO DA GOVERNADORA, PARA A SITUAÇÃO DE PRECARIEDADE DOS SALÁRIOS DOS TC'S. ELA FOI SURPREENDIDA COM O NÍVEL DA NOSSA MANIFESTAÇÃO E PROFERIU A FRASE: "ESTOU CUIDANDO". ESTE TALVEZ FOI O MOMENTO QUE PUDEMOS CHEGAR MAIS PRÓXIMO DELA E EXPRESSAR NOSSO TOTAL DESCONTENTAMENTO PELO PÉSSIMO TRATAMENTO DISPENSADO A NÓS PELO SEU GOVERNO.ESTE FOI UM PEQUENO GESTO DESTE GRUPO DE TC'S. SABEMOS QUE É POUCO E DEVEMOS CONTINUAR LUTANDO PELAS NOSSAS JUSTAS REIVINDICAÇÕES. INCLUSIVE ESTAMOS ACERTANDO OS ÚLTIMOS DETALHES PARA APRESENTAÇÃO POR PARTE DO DEPUTADO ADROALDO LOUREIRO, LÍDER DO PDT, DE UM PROJETO DE LEI PARA O NOSSO REAJUSTE SALARIAL. SABEMOS QUE O MESMO SOFRE DO FAMOSO "VÍCIO DE ORIGEM", MAS SERVIRÁ PARA PROVOCAR NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, O DEBATE DA NOSSA CALAMITOSA SITUAÇÃO. NESTE SENTIDO QUERO AGRADECER A AJUDA DO NOSSO TALENTOSO E INCANSÁVEL COLEGA LUCIANO, CRIADOR DESTE BLOG, QUE NESTA SEXTA-FEIRA NOS SUBSÍDIOU, COM VÁRIAS E IMPORTANTES SUGESTÕES NA APRESENTAÇÃO DO REFERIDO PROJETO. NÃO APENAS NA REDAÇÃO DO SEU TEXTO, MAS TAMBÉM NAS ESTRATÉGIAS PARA TORNÁ-LO FACTÍVEL DE APROVAÇÃO. SABEMOS QUE CORREMOS CONTRA O TEMPO, POIS 6 DE ABRIL É O PRAZO MÁXIMO PARA A APROVAÇÃO DE REAJUSTES SALARIAIS, MAS A GUERRA NÃO FOI PERDIDA E CONTINUAREMOS BATALHANDO NAS NEGOCIAÇÕES POLÍTICAS, PARA VERMOS NOSSOS PLEITOS ATENDIDOS, SE NÃO NAS SUAS PLENITUDES, MAS PELO MESMO NA BOA PARTE DELES. OBRIGADO NOVAMENTE E UM GRANDE E FRATERNO ABRAÇO PARA TODOS OS COLEGAS. BONIFÁCIO, 1º VICE-PRESIDENTE DO SINTERGS.

Anônimo disse...

O RESULTADO DA UNIÃO-depois da pressão realizada no dia 10/03/2010, os Tenentes,Tenentes-Coronéis e Majores, que compõem o nível superior da Brigada Militar, conseguiram com que o governo pagasse os 19,9%, mais a retroatividade a março de 2009, que dará um montante de R$29.000.000,00(vinte e nove milhões),restando defenir o número de parcelas,5 ou 6 vezes. Já o Governo diz que garante o pagamento. Para pagar o retroativo,o governo prontamente resolveu aumentar o repasse para a Segurança Pública que ficará em R$180.000.000,00 a partir da arrecadação fiscal. Disse a Governadora: "o recurso está garantido e parece que vão me propor algo que vai exatamente na direção do que havíamos proposto". Nem precisa comentar isso(...)Em 11/03/2010 num restaurante ao lado da sede do SINTERGS. Não somos contra os 19,9% para o nível superior dado a Brigada Militar. Isso é a inflação ou até menos deste Governo. O que questionamos é a retroatividade. Qual a base legal? Mas, Caríssimos Colegas, agora é o momento urgente de tratarmos, especificamente, da nossa situação. Temos que ir "em massa" e permanecermos o maior tempo possível dentro da Assembleia com os argumentos e demonstrativos da nossa extrema penúria salarial. Temos que levar munição:documentos, provas,comparativos, gráficos e basse legal de tudo o que formos dizer. Vamos ficar com o "bafo" na nuca dos Srs. Deputados. Como disse um Deputado, vocês têm que vir para a Assembleia. Já se foi o tempo de ficar parado abanando somente faixas nas esquinas. Nós temos dignidade, minha gente! A Governadora Yeda "sabe da nossa situação". Não substimemos isso. Temos que levar farta munição, em dia a ser aprazado pelo nosso SINTERGS,a curtíssimo prazo,e escancararemos para todos os Deputados aonde é que estamos como categoria de nível superior: "no 1º degrau da escada". Nossa situação tem que ser denunciadada por vários Deputados na tribuna daquela Casa. Alguns colegas sugerem que denunciemos a verdade salarial de todos os aquinhoados com altíssimos básicos para a sociedade,nem que seja na midia impressa.Chegou a nossa vez de fazermos a chapa esquentar. Chega de injustiças! Se os outros podem,nós temos que dizer: sim, nós podemos!! Caros Diretores do Sintergs, mobilização de todos os represntantes, Diretores do interior (para que tragam o maior nº de sócios possível) e vamos com toda a garra para a Assembleia Legislativa. Chega desse "tremendo sadismo" conosco. Não se brinca com a dignidade da nossa categoria!!!

Anônimo disse...

Representantes do Tribunal de Justiça, do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado estiveram hoje na Assembléia Legislativa para acompanhar a reunião da Comissão de Constituição e Justiça. Na pauta de votação estavam os projetos que reajustam os subsídios dos integrantes destas instituições, que "JÁ RECEBEM OS MAIORES SALÁRIOS DO ESTADO"(Grifei)

Prevendo que a aprovação iria gerar uma revolta de brigadianos e professores, PMDB e PP pediram vistas, o que adia a votação para a próxima semana.

A pressão promete se intensificar."wp.clicrbs.com.br/andremachado/ Visite o BLOG do André machado. Um BLOG democrático e com informações importantíssimas sobre os temas da atualidade.Vale a pena participar.

RICARDO disse...

Quero agradecer pelas manifestações no BLOG do Colega e nosso 1º Vice-Presidente do SINTERGS, Bonifácio di Bróbio. Estamos a presenciar, nestes últimos dias que antecedem a corrida por eleição e reeleição de 2010, a necessidade urgente da dimensão da unidade necessária que os Técnicos Científicos terão que empreender para conseguir,urgente,um projeto ou emenda que contemple com um percentual compatível com a nossa formação,e que leve em conta a nossa enorme diferença salarial em relação aos demais quadros do Executivo.Diferenças essas "acentuadas" por este Governo.Com certeza,Caro Bonifácio,iremos mostrar para todos os Deputados e mídia,a terrível discrepância em que nos encontramos em relação a outros segmentos do funcionalismo, de mesma formação e exigência de ingresso no serviço público,e o tratamento discriminatório que estamos recebendo do atual Governo.A presença "em massa" dos associados, capital e interior,é imprescindível neste curtíssimo prazo.Vamos encher os corredores da Assembleia.E,com certeza,não estaremos lá para "encenar" uma situação, mas mostrar a nossa realidade "nua e crua" para "todos" os Srs.Deputados.Abraço.

Anônimo disse...

Tribunal de Justiça, Ministério Público,Tribunal de Contas, etc.O desfile continua.O Britto não cumpriu suas leis. Agora o que estamos presenciando é algo "escandaloso". Só se vê projetos para dar mais para os que já recebem os maiores salários neste Estado! Já passaram vários blocos. Agora vem esses e depois outros. Os menores salários asfixiados podem esperar.O Estado trabalha,no tocante a política salarial, no sentido inverso ao de um hospital. Quem está na CTI, UTI, ou necessita de uma intervenção de emergência, pode esperar. Existem servidores públicos(tem gente que não acredita) ganhado "menos" que R$300,00 e recebem um vale-alimentação "miserável", "vergonhoso" de R$95,50 reais que o Estado tem a coragem de estornar(descontar)R$20,00, ficando,então em R$75,50. QUE COISA VERGONHOSA,IGNOMINIOSA!ESTAMOS VIVENCIANDO UM "FEUDALISMO ESCANDALOSO" NO ESTADO. TUDO POR CONTA DA FALTA DE "SENSIBILIDADE" DO GOVERNO.". Nós,Técnicos-Científicos, 42 profissões de nível superior, atuando em todo o Estado, ganhamos, agora, "menos" que o nível médio da PGE. E agora, Meus Caríssimos Colegas,além do desfile de mais projetos que foram mencionados, vêm os Juízes, com suas "propriedades luxuosas", quererem o "auxílio-moradia"(mais de R$3.000,00),que certamente é uma maneira de burlar o teto constitucional de R$22.111,00. TEM MAIS?: Sim! tem muito e muito mais!!!. Até 06/04 vocês verão muita coisa, inclusive vantagens "camufladas" em projetos ,já aprovados, e outros mais, que nos deixam comendo "pó" na beira da estrada. A lista é grande.A questão ,agora é conseguirmos nos estabilizar num determinado patamar, pois se quase todos foram para cima, por que nós que realizamos o nosso digno trabalho vamos ficar excluídos. Não,não somos e nem queremos ser o patinho feio neste contexto.

Anônimo disse...

Um paradigma "ideal": segundo o DIEESE, o valor do salário mínimo deveria ser de R$2.003,30. Isso significa que o valor tomado como base para o cálculo de R$2.003,00. Sendo assim, o valor do atual SM deveria ser multiplicado 3,92 vezes. Reportemo-nos à postagem deste BLOG: "QUATRO SALÁRIOS MÍNIMOS". Mas, como casar o ideal com o real é uma coisa surrealista, continuemos com a nossa série de comparativos aqui postados e comentados.

Anônimo disse...

O título desta postagem " A hora da Verdade", visa ampliar o horizonte dos nossos colegas para a nossa triste realidade.Estamos na contagem regressiva para a data fatal.O prazo é peremptório:"definido e definitivo" para conceder qualquer diferença no tocante as melhorias salariais que vem sendo concedidas pela atual Governadora Yeda, por enquanto para os que ganham mais.Por essa razão,estamos presenciando um verdadeira orgia de concessões de vantagens, a torto e a direito,aos que ganham mais.Os reajustes que estão sendo concedidos,ferem a Constituição Federal:a justificativa de conceder reajuste para determinadas categorias por não terem constado nas Leis do des-governo Brito, da margem para ações judiciais.Um Governo pode "burlar" CF/88 com uma simples justificativa? Não!Agora,se o dia 06/2010 nada ocorrer, quero indicar àqueles colegas "apáticos e alienados" a tudo o que até agora foi dito neste BLOG,um filme que,ao meu ver,é mais destinado a eles:"A Hora do Espanto".Vocês querem ver esse filme?.Ele poderá ficar em cartaz até o novo Governo, justo e sensível, assumir em 2010 este Estado e nos der a nossa mais que merecida reposição salarial.De outro modo,se vocês querem vitória,vão ter que se juntar aos colegas participantes das ações que estamos empreendendo com o Sindicato.O momento é de unidade!

Anônimo disse...

Um paradigma "ideal"... Correção desse comentário: o salário mínimo tomado como base pelo DIEESE é o de 2010:R$510,00.

Anônimo disse...

Colegas, prestem bem a atenção para o que a Governadora disse , no dia 11/03/2010,um dia depois da movimentação do nível superior da Brigada, lá no Restaurante Grelha do Porto, quase ao lado do SINTERGS: "O recurso está garantido e parece que vão me propor algo que "vai exatamente na direção do que havíamos proposto".E aquela movimentação toda dos Oficiais(hum...)Para bom entendedor, meia palavra basta.Ficou tudo muito bem acertado.E,agora,estão aguardando uma solução para o Magistério, para, depois, colocarem na pauta projetos do Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Ministério Público,etc.Agora, restam apenas 15 dias úteis. Dia 06/04/2010 está aí.Mexam-se.

Anônimo disse...

...pelo visto a um certo "cheiro no ar" de 19,9% linear para os demais servidores,percentual inferior a inflação deste Governo que o CPERS aponta como sendo agora de 23,14%.Ora,19,9% era em 2009.

Anônimo disse...

Queridos:
Esse Governo é brincadeira... de mau gosto!! olhem só: sabem a faxineira que tira o pó e lava o banheiro fedido das repartições??? ganha mais que nível médio do Quadro Geral... sabem o gari que pega o lixo podre que vocês sentem nojo.. que tem aquele cheiro terrível?? esse gari ganha mais que o nível médio do quadro geral... agora... sabem aquele homicida, traficante, que mata, estupra e rouba?? ganha auxilio reclusão de 798 reais ! esse meliante ganha para o dependente usar(filho)quase duas vezes mais que o nível médio do quadro geral. (ta valendo mais limpar banheiro que trabalhar sentadinho na mesa quebrando a cabeça com processos e planilhas!) perigta o catador de papel emparelhar (não riam... é verdade) olhem os vencimentos no site da SARH e vão ver o que eu digo... e olhem que aqueles valores são sem os descontos!!!

eu me recuso a acreditar que a Senhora Yeda não saiba desses dados?? ela não é economista?
4 anos e nada.. nem as perdas ela deu... disse que deu a lei brito e que primeiro colocou a casa em ordem.... mas para procuradores, juizes, e "peixes grandes" os aumentos foram autorizados e depois querem serviço público de qualidade.

Agora o mais incrivel disso tudo... é o próprio quadro geral... os funcionários mais INÉRTES que eu já vi... tão no fundo do poço... nao tem nada a perder... e ficam com medinho atrás das mesas? as vezes fico pensando... acho que merecem o que ganham... não fazem nada para mudar

eu faço a minha parte... trabalho com o ânimo "compatível" com o que me pagam! e ainda incomodo muita gente com emails e telefonemas... reage quadro geral... tão virando piada já !!!

Copyright © Técnico-Científicos RS | Powered by Blogger | Adaptado por Blow Informática Design by ronangelo | Blogger Template Mais Template