DO TEXTO À REALIDADE

A assembleia (des) organizada pela diretoria do SINTERGS no dia 28/02 foi tão deprimente quanto reveladora.
Se, por um lado, ficamos estarrecidos com a bizarrice e as irregularidades patrocinadas pelos governistas do Menino Deus naquela oportunidade, por outro, comprovamos tudo o que tem sido denunciado por intermédio deste blog.
Há muito digo que somos representados pelo “consórcio FESSERGS-SINTERGS-CGTB”, e no dia 28/02, num momento em que deveríamos estar discutindo questões da nossa categoria, a direção do sindicato resolve levar para a Assembleia dois capatazes dessas entidades – um da FESSERGS e outro da CGTB –  coproprietárias do nosso SINTERGS.
Não tenho dúvida de que fizeram isso porque, como se diz, “é o olho do dono que engorda o gado”.
É bom lembrar que, daqui a pouco, a FESSERGS colocará a mão nos nossos bolsos (pela segunda vez) para levar, graciosamente, o que nossa vinculação a ela garante a título de imposto sindical.
Quanto à CGTB, estamos diante de uma flagrante violação estatutária.
O inciso IX do artigo 5º do Estatuto do SINTERGS determina que a filiação do nosso sindicato a outras entidades sindicais pode ser realizada mediante decisão de Assembléia Geral.
Inexiste, portanto, a possibilidade de que tais vinculações sejam estabelecidas a partir de decisão da diretoria do sindicato.
Porém, como se pode ver tanto pelo que foi publicado em dezembro de 2009 pela própria CGTB (cópia ao final da postagem) quanto pelas informações constantes no SIS - Sistema de Informações Sindicais, do Ministério do Trabalho e Emprego, alguém tratou de – deliberadamente, afrontando o Estatuto do nosso sindicato –  vincular o SINTERGS à CGTB, já em 2009.
Como agravante, há o fato de que em 2010 dissemos não à CGTB, numa votação ocorrida na Assembleia Legislativa, no Auditório Dante Barone, logo após a derrubada do veto da Governadora Yeda à emenda da GIC.
Portanto, é preciso apurar a autoria dessa vinculação irregular – quando e de que maneira isso foi realizado –  a fim de que esse (s)  indivíduo (s) seja (m) responsabilizado (s), posto que nunca houve Assembleia da categoria que autorizasse tal vinculação.
Além disso, quando digo no blog que a diretoria do SINTERGS tem medo de Assembleias da categoria, e que evita realizá-las assim como o diabo evita a cruz, vimos, dia 28/02, que isso também é verdade.
A diretoria chegou ao ridículo de levar seguranças  – algo, até então, inédito na história do SINTERGS –  para “se proteger” dos associados (o peso na consciência leva pessoas a atitudes desproporcionais, como essa). Se bem que, nesse caso, creio que os associados também estariam protegidos, caso alguém da diretoria sucumbisse a um surto psicótico, algo bem possível de acontecer, como é cediço.
Nesse compasso, inspirada nas modelares democracias da Coreia do Norte e da Líbia, a diretoria do SINTERGS decidiu permitir manifestações de associados pelo exuberante tempo de três minutos.
Não fosse a intervenção do Joanes, e os representantes do governo no Menino Deus iriam restringir o número de manifestações a dez participantes, numa Assembleia com, aproximadamente, quinhentas pessoas (trezentos e cinquenta  colegas e cento e cinquenta  infiltrados).
Durante as manifestações, aqueles associados que resolvessem dizer o que a diretoria do sindicato não queria ouvir eram presenteados com interrupções e apupos de um grupo de não-associados (e, possivelmente, não-integrantes de quadros representados pelo SINTERGS), “convidados” (infiltrados) pela diretoria a participar da Assembleia.
Sabedor de que esse tipo deplorável de artimanha – típica do sindicalismo de quinta categoria – seria utilizado, entreguei, por escrito, um resumo da minha fala ao 1º Secretário do SINTERGS, a fim de que constasse em Ata:

“Resumo da fala do associado Luciano, que deve constar na Ata da Assembleia Geral de 28/02/2011:

·               Que não estamos filiados à CGTB, haja vista que não houve decisão positiva de Assembleia Geral nesse sentido, na forma determinada pelo inciso IX do artigo 5º do Estatuto do SINTERGS. Pelo contrário: em 2010, a categoria rejeitou a filiação à CGTB no auditório Dante Barone, logo após a derrubada do veto da Governadora Yeda à Emenda da GIC;
·               Que o fato de não ter sido realizada a Assembleia ordinária de novembro de 2010 caracteriza o descumprimento do disposto no artigo 55 do Estatuto do SINTERGS;
·               Que a contratação de serviço de outdoors ou quaisquer despesas extraordinárias não previstas no orçamento de 2011 devem ser previamente aprovadas pelo Conselho Deliberativo, a fim de atender a previsão contida no artigo 45, alínea “d” do Estatuto do SINTERGS.”

Contando com o elevado espírito democrático dessa diretoria, tenho certeza de esse resumo não constará na Ata.
Em suma, tudo aquilo que tenho denunciado pelo blog foi visto pelos colegas na Assembleia do dia 28/02.
O Estatuto do SINTERGS tem sido vergonhosamente desrespeitado pela diretoria do sindicato.
Sonegaram a Assembleia Ordinária de novembro de 2010 (artigo 55), não consultaram o Conselho Deliberativo antes de realizar as despesas com outdoors (artigo 45, alínea “d”), e assumiram perante a categoria que estamos filiados à CGTB, simplesmente porque eles querem essa vinculação, mesmo contrariando o disposto no inciso IX do artigo 5º do Estatuto do SINTERGS e o sonoro não que demos à CGTB no Auditório Dante Barone.
Quando chegou o momento da votação acerca da ideia de colocação de outdoors, o presidente do SINTERGS, antevendo rejeição pela categoria, resolveu, democraticamente, inspirado em Kim Jong-il, encerrar a Assembleia. 
Os associados não puderam opinar sobre os outdoors, que já estavam, na verdade, contratados e colocados nas ruas. Quanto custou essa brincadeira? Nenhum associado sabe. Perguntamos, mas os donos do SINTERGS não responderam.
A bem da verdade, acho muito natural esse tipo de comportamento, pois, afinal, quem os associados pensam que são? Acham que podem decidir sobre o tipo de campanha que o sindicato deve fazer? Acham que podem deliberar sobre os gastos realizados pela diretoria do sindicato? Em que mundo os associados andam vivendo? O SINTERGS não é dos associados, é copropriedade da atual diretoria e de seus parceiros FESSERGS e CGTB. Parem de se meter com assuntos do sindicato, ora!
Lembrem-se de que associados do SINTERGS têm apenas três direitos decorrentes dessa condição: pagar a mensalidade sindical mais cara do Rio Grande do Sul, ser (eventualmente) comunicado a respeito das decisões isoladas da diretoria, e, principalmente, empobrecer.
Isso já é muito, não reclamem.
E se vocês resolverem reclamar usando blogs, saibam que serão democraticamente processados, pois ninguém pode saber a verdade sobre o que acontece no SINTERGS.
Estatuto? Dane-se esse tal de Estatuto! O que importa é que o silêncio dos trouxas garanta a tranquilidade dos espertos. Isso é verdadeiramente liberdade, isso é democracia.
Voltando à questão da “negociação salarial”, no momento em que, numa reunião, sugeri à diretoria do SINTERGS a campanha do “luto pela GIC”, não percebi que havia nessa proposição componentes indesejados pela diretoria: participação diária dos associados, desconforto para o governo e baixo custo.
Já a campanha dos outdoors é muito melhor, pois contém características que interessam (muito) aos nossos “representantes”: nenhuma participação dos associados, nenhum incômodo para o governo e alto custo.
A propósito, o governo está preocupadíssimo com os outdoors. O governador perdeu o sono. Não se fala noutra coisa em todo o Rio Grande. “Foi uma idéia brilhante, a idéia do ano”, disse o dono dos outdoors. O governo concordou, pois também achou excelente.
E foi justamente para que os leitores do blog tivessem a verdadeira dimensão da maravilhosa (e cara) campanha dos outdoors que não lancei esta postagem ainda no dia 28/02. Se a tivesse publicado naquele mesmo dia, alguém poderia dizer que sou implicante. Aguardei dez dias. Poderia ter aguardado quinze, vinte dias. Isso não faria diferença.
O primeiro resultado dos outdoors para os técnicos-científicos é ver o CPERS (que, com a maior dignidade, se recusou a integrar o “conselhão”) negociando com o governo.
Em breve haverá um novo resultado: as entidades representativas dos colegas da segurança pública também se reunirão com o governo para iniciar negociações salariais.
O epílogo dessa campanha chapa branca dos outdoors acontecerá na vala comum do CODIPE, onde correremos o risco de ver nossas carreiras mutiladas por um plano delineado de acordo com os interesses do governo. Não tenho dúvida alguma de que, hoje, querem sepultar a GIC.
A verdade é que não temos quem nos represente, quem defenda os nossos interesses. Estamos à mercê do governo, que fará o que quiser, quando quiser, sem qualquer resistência.
Quem deveria nos representar pratica uma subespécie de sindicalismo que viola regras estatutárias, que utiliza expedientes lamentáveis como infiltrar não-associados em assembleias, que faz despesas extraordinárias (e vultosas) sem autorização da categoria, tendo tudo isso como sinônimo de esperteza, de sagacidade. O que importa para esses pseudosindicalistas é fazer com que a entidade por eles dominada esteja a serviço de seus próprios interesses e não dos associados.
O que resta de positivo nessa história triste, marcada pelo peleguismo de onze que massacra milhares é que, a cada dia, mais e mais colegas abrem seus olhos para a realidade.
As máscaras já não conseguem esconder os responsáveis pela nossa situação, e o que digo no blog, colegas, não é implicância. É simplesmente a verdade, nua, crua e documentada.





← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

67 COMENTÁRIOS:

Robson Dutra disse...

Luciano

Parabéns pela postagem, mas uma vez, torna claro para a categoria que o sindicalismo atual da nossa categoria está recebendo para nos trair! É um desserviço constante que recebemos a direção do nosso sindicato.
Um dia chegaremos a ter um sindicalismo sério e atuante.

Abraço

Anônimo disse...

Colegas, até agora algo de CONCRETO aconteceu com esses outdoors?

Anônimo disse...

Prezado Luciano,como sempre o blog "detonou". Não vejo outra alternativa, se realmente estamos interessados em "arrumar a casa" em acionarmos o Ministerio Publico.Ou a Policia! Ou as duas Instituições.Provas já temos suficientes das barbaridades praticadas. É questão de nos organizarmos e agirmos. Estou pronto. Ficha dois. Porque a 1ª é tua.Alias, não importa o nº da ficha, pq vejo q são tantos os lutadores, e a razão esta do nosso lado.Boa Luta.Abraços. Patricio/PC?SSP

Anônimo disse...

Luciano, temos que tirar essa diretoria do SINTERGS, digo, esses prepostos do consórcio FESSERGS-SINTERGS-CGTB. Não há outro jeito!! As provas estão todas aí!

Anônimo disse...

Essa gente do Menino Deus nem procura mais esconder o fato de que fazem parte do governo Tarso.

Veja, no site do sindicato há um campo denominado SINTERGS NA MÍDIA. O curioso é que nesse campo - em que deveriam constar notícias da atuação sindical - estão presentes notícias do governo, tais como "Pagamento das Leis Britto sobrecarrega setor público", "Fazenda prevê aperto nas contas" etc.

No entanto, o sindicato é feito para os associados, e não para defender posicionamentos do governo.

Claramente, nota-se a confusão entre a atuação como dirigente do SINTERGS e a atuação como "conselheiro" do governo.

Está bem demonstrado o CONFLITO DE INTERESSES... é esse presidente que irá nos representar perante o governo?

Marcelo disse...

Luciano, conseguiste colocar em palavras a leitura daquele espetáculo circense ocorrido no dia 28/02. Parabéns! Contamos contigo!

Anônimo disse...

Perfeita a definição da assembleia do dia 28/02: um espetáculo CIRCENSE.

Anônimo disse...

Os únicos satisfeitos com essa administração do SINTERGS são os próprio integrantes da diretoria... e os urubus da FESSERGS e da CGTB... fora disso, não conheço ninguém satisfeito com os rumos do SINTERGS.

Anônimo disse...

Definitivamente, essa diretoria do SINTERGS vive num mundo dos sonhos. Li no blog do sindicato que eles não aceitam as críticas, pois estão fazendo um bom trabalho e, com as políticas desenvolvidas, chegaram a bons resultados. Pelo visto, para os moradores da DISNEY WORLD, o aumento de 4 + 2 foi um excelente resultado...

Anônimo disse...

Tudo bem, tudo entendido . . . mas e na prática, O QUE FAZER ?
Aguardo resposta concreta dos colegas sobre tudo isso ! Que está tudo incorreto, ilícito e de "maracutaia" estamos super, hiper informados . . mas denovo, e daí ? O que fazer ? Que rumo tomamos nesta história ?

Anônimo disse...

Justamente, o que fazer??????

Anônimo disse...

Por que ainda não levaram o caso ao MP DO TRABALHO?

Anônimo disse...

A única saída é acionar judicialmente os moradores da DISNEY WORLD...

Anônimo disse...

Acho q primeiramente temos q buscar uma PRESTAÇÃO DE CONTAS dessa diretoria... pela via judicial...

claudio almeida disse...

questão de autocrítica: somos 5.000 mas apenas uns 10 corajosos se manifestaram na assembleia do dia 28. onde estavam todos os que reclamam diariamente? em casa? na praia? encolhidos quietinhos no parobé? somos 5.000 mas ficamos perguntando a um corajoso que escreve 1 blog o que fazer. somos 5.000 e aceitamos as barbaridades que a atual diretoria do sintergs tem feito na cara de todos nós. somos 5.000 e ainda não mandamos embora um grupinho de enganadores que está acabando com a gente. quem somos nós? essa é a pergunta que tem que ser respondida.

Anônimo disse...

A questão posta pelo Cláudio Almeida é pertinente, porém há uma ressalva.

Façamos uma comparação dessa diretoria do SINTERGS com a Venezuela do HUGO CHAVEZ.

Naquele país, a oposição já é a maioria - em apoio da população -, mas, mesmo assim, quase todos os cargos importantes estão ocupados pelo pessoal do HUGO CHAVEZ.

Na prática, ter a maioria descontente com determinada administração não significa necessariamente ter força política para fazer uma oposição eficaz.

Veja, todos os canais de comunicação do SINTERGS estão dominados por essa diretoria. Na assembleia do dia 28/02, o próprio uso da palavra estava controlado pelos governistas do SINTERGS.

É isso que podemos chamar de uma DITADURA - eles detêm o poder e não abrem qualquer espaço para a participação das vozes discordantes.

Nesses termos, é preciso buscar outros meios para fazer oposição de verdade - e não esses poucos minutos disponibilizados por essa ditadura.

É por isso que se impõe uma atuação judicial, em face dessa diretoria... ou alguém acha que os "conselheiros do governo" querem alguma participação no sindicato da grande maioria descontente!

Conforme já visto neste blog, o ponto fraco dos governistas do Menino Deus é o (des)cumprimento do estatuto do SINTERGS - questões que podem (e devem) ser questionadas judicialmente.

Anônimo disse...

bom dia!

pelo visto a discussão salarial foi deixada de lado. Dia 15/03 está ai e é onde o governo vai fazer uma proposta para o cepers, precisamos ter um plano de aumento para colocar junto na votaçao na asembléia.
Eu também sou contra a atual diretoria, mas como o blog é de livre acesso, não deveriamos desunir a categoria ABERTAMENTE, pois o governo está adorando ver os técnicos se degladearem entre si, e no fim ele dara apenas migalhas para nos manterem semi-vivos, como foi o caso no governo Yeda. Sugiro ao Luciano pegar com o Márcio o cadastro de email de muitos técnicos(que são privados)e outros emails e assim combinar INTERNAMENTE uma "assembléia" paralela, discutindo o ingresso na justiça contra a atual diretoria, uma nova Gic.... Pessoal, não vamos colocar uma briga interna exposta para o governo. O governo está notando que mudamos o foco da Gic para destituir a diretoria, enquanto isso o tempo passa....
UM ABRAÇO!

Anônimo disse...

Se já decidiram que o sintergs aderiu ao governo Tarso, resta avisar o governo então.

Arienei Abreu disse...

Concordo inteiramente com a manifestação do Claudio Almeida.
Fui um dos primeiros a me manifestar naquela fatídica assembleia. Por um momento cheguei a me entusiasmar com os aplausos da assistência, a ponto de pensar que finalmente a correlação de forças no Sintergs estava mudando. Na sequência, o que se viu foi a ação orquestrada de "militantes" da FESSERGS-CGTB abafando com suas vaias e apupos as vozes que se atreveram a questionar a atuação da diretoria.
As pessoas que costumam publicar comentários nesse blog fariam bem em se identificar, até para não darem argumentos à diretoria do Sintergs que costuma desqualificar críticas anônimas.
Particularmente, não me sinto muito à vontade debatendo com "fantasmas".

Ass.: Arienei Abreu, técnico em assuntos culturais da SEDAC, lotado no Museu Antropológico do RS.

Anônimo disse...

O silêncio não significa inércia,mas o momento para outras ações concretas. Chega de tergiversar.

Sabem aquela velha frase: "há mais coisas entre o ceu e a terra do que a nossa vã filosofia".Aplica-se aos sócios do Sindicato.

Anônimo disse...

O cdes não é do governo? de quem é? o sintergs é governo, o sintergs é uma pelegada só.

Anônimo disse...

Parabens ao Claudio Almeida! Depois do Luciano, q atraves das postagens neste blog, consegue nos fazer ver a realidade imediata, nua e crua a nossa volta(q as vezes fazemos questão de não ver/ ou nos omitimos),e tambem lançar luzes sobre nosso horizonte. O colega Claudio Almeida através de sua interpretação do q aconteceu na Assembleia do dia 28/3,abordou um ponto importante de nossa categoria: alienação e passividade, q serve de terreno fertil p/q esta diretoria faça o q faça, inclusive processando o Luciano. Por isso chegamos ao ponto q chegamos.Reafirmo, MP e POLICIA!!!pior do q está não fica.Quanto aos colegas exasperados,q nem eu, por uma solução p/nossos problemas financeiros,acho q enquanto não nos arrumarmos,nada de bom poderá vir do SINdicato,por isso, a urgencia de "arrumar a casa",pois não sabemos onde está o pior inimigo,se o governo ou dentro de casa( o ocorrido na assembleia é um exemplo).Mais uma vez parabens ao Luciano e ao Claudio Almeida pelas pstagens.Abraços a todos TC lutadores q não perderam a esperança, principalmente os q foram na assembleia e q espero compareçam nas próximas. Abraços.Patricio/SSP/PC

Anônimo disse...

Concordo plenamente com tudo mas acho que temos que ser mais objetivos e fazer algo de concreto. Empreender ações em duas frentes: uma para agir em relação à diretoria do sintergs e todos estes problemas levantados e a outra para que a GIC não se perca nesta confusão toda. Em relação à Gic sugiro (não sei se já foi sugerido ou se já há alguma movimentação neste aspecto) que sensibilizemos nossos secretários. Em cada órgão, secretaria, fundação, onde houver TCs lotados, devemos agendar uma reunião com os chefes (secretários, presidentes,...), expor essa situação, levar um abaixo-assinado de todos os colegas daquele órgão e pedir apoio à causa. Em relação ao Sintergs, verificar seriamente as medidas legais que podem ser adotadas.

MODERADOR disse...

Colega Lola: obrigado pela força. Se quiseres mandar cópias scaneadas, melhor ainda. Use o e-mail do blog (tecnicos-cientificos@hotmail.com). Mais uma vez, obrigado.

Anônimo disse...

No site sintergs:
A bancada do PSDB na Assembleia Legislativa promete cobrar, em Plenário, da secretária da Administração, Stela Farias, promessas feitas aos técnicos-científicos, que ainda aguardam o pagamento de gratificações de incentivo. O líder do PSDB, Jorge Pozzobom, pretende protocolar convocação para garantir a presença de Stela na Assembleia.




Correio do Povo 10/03/2011

Acho que devemos ter dois alvos, como disseram anteriormente: diretoria do sintergs e pagamento da GIC. Para o primeiro, acho que devíamos buscar um advogado que nos oriente os passos concretamente. Eu, pelo menos não tenho conhecimento jurídico. Estou pronta para "rachar" esse gasto. Para o segundo, talvez tenhamos que nos organizar e colocar o plano de "escurecer" em ação. Como poderiamos descobrir a data que o PSDB pressionará na AL para que o pagamento da GIC ocorra?
Qto aos colegas anônimos, coragem, o que devemos temer ? Vamos debater abertamente. Nós somos vítimas, não temos que temer represália. Abraço, Christiane

Anônimo disse...

O que li no site do SINTERGS sobre o PSDB me toma de tristeza. Agora,oposição querem cobrar o que a governadora do PSDB não cumpriu? Como se explica????? Colegas, isto se chama jogo político aonde o alvo não é a nossa categoria,muito menos o GIC. É atitude repugante. E dos dois lados. O primeiro pq vetou o GIC e o segundo pq. ficou de costas para o que prometeu em campanha e em plenário na Assembléia Legislativa.
Precisamos de atitudes legais,reais, judiciais, que nos amparem. Pq só para as outras categorias dá certo? De oratória e boas intenções o mundo está repleto. " Palavras vão ao vento".... alguém já ouviu isto algum dia?

Anônimo disse...

Reivindicações

A administração Tarso Genro está à espera de enxurrada de pedidos de audiências dos servidores públicos. A trégua dos cem dias está por terminar e o Executivo se antecipa ao apresentar clima de dificuldades e expor medidas que bloqueiam pedidos salariais.

Taline Oppitz, CP de 10/03/2011
-----------------------------------
Sem a elaboração e entrega de PLs para a GIC e plano de carreira para os TCs, essa gestão quer nos levar , novamente, para a "vala comum".
O prósito disso nós já sabemos...
E fomos naquela assembleia circence dessa gestão incompetentes e com outros propósitos(...)

Anônimo disse...

CLARO QUE TUDO É JOGO POLÍTICO, MAS PRECISAMOS NOS ORGANIZAR NA MOBILIZAÇÃO E PRESSÃO. TIRAR O NOSSO PROVEITO DESSA POLITICAGEM. PRECISAMOS DA GIC!
LUCIANO ! POR ONDE COMEÇAMOS?

Anônimo disse...

Pessoal, que tal a proposta do colega acima:

"Sugiro ao Luciano pegar com o Márcio o cadastro de email de muitos técnicos(que são privados)e outros emails e assim combinar INTERNAMENTE uma "assembléia" paralela, discutindo o ingresso na justiça contra a atual diretoria, uma nova Gic".

É a melhor opção: precisamos reunir forças para combater essa ditadura do SINTERGS.

Para tanto, mostra-se indispensável uma assembleia "paralela".

Temos, então, que preparar uma lista dos TCs que gostariam de participar - e estão muito descontentes com o rumo que está sendo dado ao SINTERGS (sindicalismo chapa branca).

Acho que este blog é o canal de comunicação para isso!

Arienei Abreu disse...

NÃO SEJAMOS INGÊNUOS!

Seguindo o já previsível roteiro da oposição, deputados do PSDB pretendem ocupar a tribuna da Assembleia Legislativa para fustigar o Governo e cobrar o pagamento da GIC. Poderiam ter poupado tempo e energia convencendo a ex-governadora Yeda a pagar essa gratificação antes de 31/12. No mínimo, ela deixaria o abacaxi para ser descascado pelo Tarso que, dificilmente, iria querer passar pelo desgaste de reverter a situação.
Sinceramente, não estou nem um pouco entusiasmado diante da perspectiva de fazer coro com essa gente, até por não acreditar em seus nobres propósitos.
Nossos "dirigentes pelegos", no entanto, são bem capazes de tentar nos convencer de que essa "mobilização" vai abalar os alicerces do governo.
E só para arrematar: depois de terem assegurado um reajuste mais que generoso em seus vencimentos, é muito pouco provável que diretores e demais pessoas que ocupam cargos em comissão venham a se "sensibilizar" com a nossa triste sina. Dificilmente iriam se empenhar em defender os nossos interesses, importunando o núcleo do Governo. Nas reuniões do secretariado imagino que assuntos dessa natureza sejam simplesmente vetados.

Ass.: Arienei Abreu, técnico em assuntos culturais da SEDAC, lotado no Museu Antropológico do RS.

Anônimo disse...

quem quiser saber como andam as negociações das outras categorias acompanhe na página do sintergs. lá só tem assuntos dos outros porque nós não temos nenhuma negociação. quem quiser saber sobre negociações de técnicos-científicos só entre naquela página nojenta em 2015.

Anônimo disse...

O anúncio de que uma nova leva de projetos do Palácio Piratini chegará daqui a 15 dias à Assembleia revela que as projeções de déficit no caixa estão tirando o sono do governador Tarso Genro. O petista colocou toda a máquina governamental a gestar medidas para ajudar no crescimento da receita. Por um lado, Tarso proporá medidas de combate à sonegação, incentivando negociação com devedores. Por outro, determinou que a equipe encontre meios de diminuir gastos da máquina pública. A urgência das medidas decorre do reconhecimento de que a pisada no freio da economia nacional inevitavelmente afetará o RS.
Talina Oppitz, CP de 11.03.2011
-----------------------------------

Estaria o PL da GIC nessa demanda?
Somos os primeiros da fila, desde 2010, e com a palavra do Governo empenhada na AL, pela então Deputada e hoje Secretária, Stela Farias.
Se não constar, é mais uma agravante para essa gestão sindical. Aguardemos!?

Anônimo disse...

Não há PL da GIC nessa leva!!!

Anônimo disse...

Isso,
no site do SINTERGS só há notícias do governo - afinal, o presidente do SINTERGS é conselheiro do TARSO (ganha jetons para aconselhar o governador).
E também das negociações de outras categorias - não ser pelego (chapa branca) ajuda muita na negociação com o governo.

Unknown disse...

Colegas e Luciano!! Levei um certo tempo para me manifestar em relação ao que nosso moderador enfim colocou no nosso blog, porque li todo o texto em voz alta, com apontuação correta e senti que nem tudo foi falado e muito ficou nas entrelinhas.......
Não é aquela colocação usaul do luciano que dizia tudo de peito aberto sem restrições. Pode ter sido uma decepção tão grande a assembléia que realmente afetou e muito a esperança de cada um que pode estar lá. Nós aqui de longe lendo, assistindo e raciocinando nos questionamos o porque NINGUEM denuncia no MP, ou outra forma forma juridicamente correta a não realização da assembleia em novembro ferindo o estatuto e dissolvendo esta diretoria e convocando uma nova eleição??? Onde estão nossos colegas ADVOGADOS Tecnico cientificos servidores do estado do rio grande dp sul que não se manisfestam para defender uma categoria que até 2008 conquistou vitorias quase que inacreditáveis. O que estamos fazendo à nós mesmos, nos omitindo???
Onde esta a advogada Clarisse do SINTERGS que sabe tudo o que acontecia por lá??? Passou no concurso? foi demitida??? está com eles de novo??? Pq ela é peça fundamental neste momento, sabe dos tramites das ilegalidads e poderia pelo menos nos nortear como iniciar a puxar a ponta deste iceberg. Estou triste, decepcionada, envergonhada e me sentindo impotente frente a tanta corrupção gastos indevidos a espera de alguns colegas que possam tomar a frente e ir a luta.
Um abraço de fé em cada um dos colegas que pensam como eu!

Patricia disse...

Ponderações:
- não me manifestei na Assembleia. Mandei bilhete para mesa, onde pedia que o Cesar se licenciasse do Conselhão, da FESSERGs e da CGTB para dedicar-se integralmente ao Sintergs - não foi lido;
- na próxima assembleia, para evitar 'penetras', deveriam exigir a carteirinha de sócio, afinal, pra alguma coisa aquilo tem que servir;
Estou aguardando a listagem com a nominata dos TC de Rio Grande, prometido pelo Lucidio, para começarmos a nos mobilizar aqui no sul do Sul.
Estou a disposição para a luta - ficar à margem do processo até agora não trouxe benefício nenhum!
Abraços
Patricia
Bibliotecaria - Rio Grande

Anônimo disse...

Interessante que a colega Neca conseguiu postar o pensamento que também passa pela minha cabeça. Que forças estão atravancando o nosso próximo passo em direção à mudança do que se apresenta. Temos que romper com a inércia e ninguém fará isso por nós.

Anônimo disse...

Temos que organizar uma listagem de TCs interessados em fazer uma reunião, para discutir medidas tendentes a colocar essa diretoria do SINTERGS no rumo certo.
Ou seja, fazer esse pessoal que hoje domina o SINTERGS abandonar essa sindicalismo chapa branca, que tanto prejuízo já trouxe a categoria.

Anônimo disse...

Já está confirmado: o governo acabou de mandar 17 PLs, e não encaminhou um para a GIC.

Como já foi comentado neste blog, a campanha dos "outdoors" não serviu para nada - somente para enriquecer alguns empresários.

Foi mais um exemplo - dentre tantos - do sindicalismo chapa branca (pelego) realizado por esses governistas do SINTERGS - ganham jetom para "aconselhar" o governo.

Alguém ainda tem alguma dúvida de algo precisa ser feito em relação a essa diretoria do SINTERGS?

Alguém ainda tem alguma dúvida de que o espírito "democrático" do HUGO CHAVEZ desembarcou de vez na direção do SINTERGS?

Alguém ainda tem alguma dúvida de que, se nada for feito, em breve teremos o mesmo salário do quadro geral?

Alguém ainda tem alguma dúvida de que os únicos satisfeitos com essa administração do SINTERGS são os próprios integrantes da diretoria e o pessoal da FESSERGS e CGTB?

Anônimo disse...

NINGUÉM TEM MAIS DUVIDA NENHUMA DA INCOMPETÊNCIA DAQUELA GENTE. A EXPECTATIVA É O QUE FAREMOS?????

Anônimo disse...

O caminho é fazer a nossa assembleia!

Anônimo disse...

Devemos exigir a desfiliação da FESSERGS - esse cemitério de carreiras.

Anônimo disse...

COMO EXIGIR A DESFILIAÇÃO DA FESSERGS????

Anônimo disse...

Impressiona-me a manifestação da colega Neca
Neca, só quem estava naquela assembleia vergonhosa realizada, no dia 28/02 no Auditório do Colégio Parobé, pode sentir que a gestão, que está ocupando indevidamente, em face do contexto a sede do SINTERGS, se excedeu sob todas as formas: um aparato de seguranças, fora e dentro do auditório, infiltração de pessoas da FESSERGS e CGTB, cerceamento da mesa aos que se inscreveram para falar, os quais eram vaiados quando por muitas pessoas estranhas e convidadas numa assembleia, coisa jamais vista! Do lado de fora, havia duas filas: uma para os sócios e outra para não sócios (alguns colegas novos do último concurso até que poderiam entrar) mas foi a ocasião em que se "infiltraram" uma quantia enorme de pessoas "convidadas" para desestabilizar a assembleia. Para nós o aparato serviu, pois também precisávamos de segurança (...).Tudo pago com o nosso dinheiro! De concreto, essa gestão aprovou a caminhada dos TCs ( e infiltrados) até o Piratini, "sem levar qualquer minuta de PL para entregar" no Piratini. Com essas atitudes, percebe que essa gestão se esforça para jogar contra seus próprios filiados.
O velho ditado "quem não deve não teme" se aplica a essa gestão que, como disse, está ocupando a nossa sede com uma série de infrações estatutárias e irregularidades "ao arrepio da lei" e querendo distanciamento dos sócios.
Nossa filiação inválida a CGTB é uma das infrações cometidas e, o que é pior, essa gestão perdeu a compostura e assumiu suas infrações ao Estatuto "publicamente" e, ostensivamente, uma atitude de confronto, justamente no momento em que deveriam apresentar projetos ao Governo. Eles querem prejudicar, aniquilar os TCs. Por quê? "Inefável", mas por enquanto! Perceberás os motivos.
Essa gestão, está assumindo uma "posição de confronto" com os TCs, que querem o bem da categoria, bem como se omite em apresentar qualquer minuta, seja de GIC ou de um plano de carreira para os TCs, pois, veja bem, ficamos de fora em 2010, quando uma série de outros quadros tiveram significativas melhorias salariais. Caímos numa armadilha dos 4%+2% "negociados" pela FESSERGS, a qual já "liquidou", com sua incompetência, o futuro de vários quadros de nível médio. O Quadro-Geral é um deles.
O SINTERGS é o único sindicato de nível superior vinculado nessa FESSERGS, um verdadeiro "morredouro de carreiras", e por insistência dessa gestão.O único motivo é obter o repasse do imposto sindical. Nada mais. A FESSERGS não tem e nunca teve "legitimidade de fato" para negociar pelos TCs. Isso a deixa sem lastro, também, no plano jurídico. Neste aspecto, sua intromissão, numa única vez em março de 2010 e com o assentimento do atual presidente do sindicato, nos causou um empobrecimento sem precedentes!
Calma Colega Neca, nem tudo está perdido. Doravante, temos que ter muita cautela...
O que me deixa mais tranquilo é que temos muitos colegas, como o nobre Colega Luciano, todos empenhados para por o SINTERGS nos trilhos.
**// Um abraço.

Anônimo disse...

Alguém sabe qual por qual motivo a equipe de advogados que trabalhava na gestão anterior do SINTERGS debandou? O Luciano,no blog, disse que a advogada Clarice é nossa colega hoje. E o restante da equipe que trabalhava com ela? Pq.se afastou? Com certeza não foi per estar feliz na função contratada.
Se os advogados saíram insatisfeitos e com as mãos amarradas, imagine nós que não ficamos sabendo dos fatos reais. Qual será o motivo que até agora não vimos ação jurídica/SINTERGS em nossa defesa?
Alguém sabe me responder?

Anônimo disse...

Destaco dois parágrafos de notícia veiculada no Correio do Povo de 14 de março.

Plano de carreira limita negociações
Executivo refaz cálculos para definir proposta de reajuste a magistério

"Integrantes do governo estadual se DESDOBRAM EM CÁLCULOS para DEFINIR A OFERTA que farão ao Cpers - sindicato que reúne professores e servidores da educação - na reunião de quarta-feira. Inicialmente marcado para amanhã, a pedido do governo, o encontro foi transferido para as 18h15min do dia 16. Nas tratativas internas, que incluem o gabinete do governador, a Casa Civil e as secretarias da Fazenda, da Educação e da Administração, já foi descartada a possibilidade, ventilada inicialmente, de oferecer um abono".

"O chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, garante que o governo está buscando equilibrar suas demandas. "Temos o compromisso com o magistério, e ALGUM GANHO os professores terão neste ano. A dificuldade do Estado não será justificativa"." (Grifos meus)

Anônimo disse...

Há alguma notícia sobre a negociação com o governo? Ou ficou tudo para o conselhão? ou melhor, não ficou...

Anônimo disse...

Vejam bem: a primeira categoria que o Estado recebeu em audiência foi a nossa. E acabou por isso mesmo. Nenhuma oferta substitutiva ao GIC. Nada,nada,nada. O diálogo nem iniciou e já se encerrou. O Magistério já está merecendo mais atenção. Agenda certa,oferta de reajuste, enfim..... negociação. Por qual motivo os técnicos-científicos estão sendo ignorados? Não seria o correto negociar com uma categoria, definir propostas para depois dialogar com as outras categorias? Ou a nossa categoria está satisfeita e o SINTERGS nada precisa fazer?

Anônimo disse...

Nós em relação ao Sintergs somos como o povo em relação a politicagem brasileira (eu me incluo nisso): sabemos que está tudo errado e nada fizemos. No final das contas, todo mundo quer chegar em casa, colocar os pés em cima da mesa e assistir tv ou ler um livro, como quiserem... isso se chama comodismo... ah! e não paramos de reclamar... e reclamamos tanto que nos tornamos chatos... e ficamos só nisso: pobres chatos reclamildos.

Arienei Abreu disse...

Acontece, meus caros, que o Governo está sentindo onde o calo lhe doi mais. Por que haveria de nos atender primeiro, se outras categorias de servidores é que estão lhe mordendo os calcanhares?
Nós,TCs, estamos apenas recebendo o tratamento que fizemos por merecer através de nosso combativo e valoroso "Sindiquieto".

Ass.: Arienei Abreu, técnico em assuntos culturais da SEDAC, lotado no Museu Antropológico do RS.

Anônimo disse...

...E NÓS NÃO ESTAMOS NESSE PACOTÃO DO GOVERNO TARSO, SEQUER EM UMA EMENDA. NEM GIC, NEM PLANO DE CARREIRA...NADA!! FOMOS "TRAPACEADOS" COM A RETIRADA DA EMENDA AO PL 274/2010 EM 21.12.2011.JOGADA ENSAIADA!
-----------------------------------

CP,terça-feira, 15 de março de 2011

Os 17 projetos de lei do Executivo que serão votados na AL:
PL 28 - Amplia o número de vagas no CDES de 85 para 90 cadeiras. Também revoga lei que instituiu o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social.
PL 29 - Transfere o Programa Estadual de Proteção, Auxílio e Assistência a Testemunhas Ameaçadas (Protege) da Secretaria de Segurança Pública para a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos.
PL 30 - Novos critérios para a indicação de conselheiro da Agergs e estabelece sanções aplicáveis pelo órgão no exercício das tarefas regulatórias.
PL 33 - Estabelece o Plano de Empregos, Funções e Salários da Fundergs.
PL 34 - Autoriza contratações na Fundergs. São 29 FGs e CCs e 93 concursados.
PL 35 - Preferência às micro e pequenas empresas nas licitações para compras governamentais.
PL 38 - Institui o Sistema Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, permitindo que o Estado faça leilão dos bens apreendidos de narcotraficantes.
PL 39 - Reestruturação do Fundopem.
PL 40 - Reestruturação do Simples Gaúcho.
PL 41 - Cria o Programa de Estruturação, Investimento e Pesquisa em Gás Natural, Petróleo e Indústria Naval do Rio Grande do Sul.
PL 42 - Modifica procedimento tributário administrativo.
PL 57 - Cria cargos na Faders, Fundação Cultural Piratini, FDRH e Corsan.
PL 58 - Reorganiza o quadro de pessoal do IPE.
PL 64 - Dá nova redação ao Estatuto do IRGA.
PL 67 - Autoriza o Executivo a contrair empréstimo do BNDES.
PL 68 - Autoriza o Executivo a contrair empréstimo do Bird.
PL 69 - Autoriza contratações para a Agência Gaúcha de Desenvolvimento (AGDI). São 67 concursados e 36 CCs.

Correio do Povo
-----------------------------------
DESDE O INÍCIO DESTE GOVERNO, JÁ FORAM CRIADOS 515 CARGOS AO CUSTO DE R$28,4 MILHÕES,MAIS OS POLPUDOS REAJUSTES DADOS AOS DIRETORES E SECRETÁRIOS EM 21.01.2011 NUMA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA.

COLEGA ARIENEI, O "SINDIQUIETO" OU O "SINDIPELEGO" ESTÁ... "DORMINDO EM BERÇO ESPLÊNDIDO",ENQUANTO SEUS SÓCIOS AMARGAM UM "EMPOBRECIMENTO RECORDE" QUE É DE TIRAR O SONO.

Arienei Abreu disse...

Para piorar nossa situação, a comissão formada para estabelecer negociações com o Governo foi desautorizada já na primeira audiência com a secretária Stela Farias, como frisei em meu pronunciamento na Assembleia Geral do dia 28/02. Após muita pressão e insistência, impusemos a participação de dois competentes colegas, já antevendo as "trapalhadas" que se seguiram, perpetradas por integrantes da direção do Sintergs.
Agora claro está que a diretoria do Sintergs resolveu apostar todas as suas fichas nos outdoors contratados sabe-se lá a que preço. A propósito, alguém conseguiu localizar todos os 20 que, supostamente, foram espalhados em "pontos estratégicos" da cidade?
A julgar pela relação dos projetos que o Governo enviou à Assembleia Legislativa, surtiram um tremendo efeito!
Ass.: Arienei Abreu, técnico em assuntos culturais da SEDAC, lotado no Museu Antropológico do RS.

Anônimo disse...

OUTDOORS

Aos Colegas que souberem dos endereços dos "eficazes" outddors, peço que registrem aqui no blog, pois, até agora, não vi nenhum só aquele que o sindicato colocou no site e não disse o seu endereço.

São 20 outdoors espalhados pela cidade mesmo?

Esse custo sai do nosso bolso!Temos que constar aqui os 20 locais onde eles estão afixados.
Isso dá para fiscalizar,tendo em vista que o sindicato se nega a colocar os endereços.Na prestação de contas, muito menos.
Já se espalhou em anos anteriores outdoors sem nenhum benefício para os sócios.Outras categorias conseguem vantagens, planos de carreiras,reestruturação,etc,sem a necessidade desse expediente caro.

Todo mundo consegue alguma coisa. Vocês já viram que,mesmo com a palavra empenhada do Governo,para os TCs tudo é dificil?

Anônimo disse...

Como dito acima, o diálogo com o governo "nem iniciou e já se encerrou". Essa diretoria do SINTERGS é uma piada. Acharam que colocar uma meia dúzia de outdoors - ninguém encontrou os tais 20 - serviria para pressionar o governo. Está aí, foram 17 PLs e nada, repito, NADA para os TCs. Até quando iremos aguentar isso? Será que o fato de o nosso representante ser conselheiro do governo influenciou? Talvez o governo já considere o SINTERGS um aliado para a "governabilidade"...

Anônimo disse...

Já foi planejada alguma estratégia para a nossa categoria? Alguém está agilizando algo neste sentido, ou corremos o risco de ver os outros sindicatos terem as suas demandas contempladas, e o nosso nada?
SOCORRO, PARA QUE PENHASCO ESTÃO NOS CONDUZINDO?

Patricia disse...

ALGUMA NOTICIA DA ASSEMBLEIA DE MARÇO???
JÁ NÃO ERA PRA TER SIDO DIVULGADA?

Anônimo disse...

Atestado de incompetência e burrice:
"Ações do Sintergs no Judiciário
22 horas e 45 minutos atrás, em Destaques

O Sr. Governador do Estado do Rio Grande do Sul foi notificado para prestar informações nos autos do Mandado de Segurança de n.º 7004.144.2138, interposto pelo Sintergs.

O Mandado de Segurança em questão, busca garantir o pagamento da Gratificação de Incentivo Científico, prevista no art. 2º, § da Lei 13.444/2010.
Esclarece-se que foi requerida a implementação do pagamento da GIC liminarmente por tratar-se de verba alimentar, contudo restou negada a liminar pelo Sr. Desembargador Relator, por não verificar presentes os requisitos para a concessão.".
Esse mandado de segurança é de uma estupidez colossal. Que diretoriazinha medonha desse sintergs. Fico com vergonha por esses tapados.

Anônimo disse...

Esse mandado de segurança foi impetrado só "para jogar para a torcida". E foi feito um pouco antes da assembleia do dia 28/02. Ou seja, essa diretoria do SINTERGS queria mais uma vez mostrar que estaria "fazendo alguma coisa" para a categoria. Pessoal, pensem bem, por que o governo largou de mão os TCs - mal começaram as negociações e já acabaram. Acho que o governo dirá que "estava negociando, mas a categoria preferiu discutir judicialmente". É um absurdo o que essa diretoria está fazendo: eles abrem mão de tudo - inclusive melhores salários - para se manter no poder e, agora, conseguir uma vaga no governo (conselhão).

Anônimo disse...

Esses outdoors não tiveram qualquer efeito. Digo mais, acho que até pioraram nossa situação, ao mostrar publicamente uma indisposição com o governo. Outras categoria estão agindo certo com o governo Tarso: pressionando, fazendo reuniões etc. Essa diretoria do SINTERGS adota a cartilha da FESSERGS, que sabidamente não leva a nada... no máximo, ao salário mínimo...

Anônimo disse...

Um Outdoor está na Av. Baltazar de Oliveira Garcia . . . !

Anônimo disse...

Que maravilha: um Outdoor na Av. Baltazar de Oliveira Garcia!!!! Com certeza, o governo se sentirá pressionado a negociar, diante da localização "estratégica" do outdoor...

Anônimo disse...

n era pra estarmos na assembléia hj, já que vai haver votação de PL's?
pq o sintergs n nos convocou?

Anônimo disse...

Uma verdadeira sandice esses outdoors!.Um gastos desnecessário tentar empanar a incompetência e outros pópósitos.
Já temos um, na frente do SINTERGS e outro, na Av. baltazar de Oliveira Garcia.O governador passa por lá? E precisa?
Ora, se os membros do Conselhão podem até criticar o Governador,então o presidente do Sindicato, que o integra,não precisava desses outdoors que estavam já prontinhos antes da assembleia do dia 28/02!
Vamos lá gente, os demais endereços ridículos dos demais outdoors. Ainda estão faltando 18 endereços!

Anônimo disse...

Temos q buscar outra emenda para a GIC! Só assim a pressão é retomada. Luciano, tem algum deputado disposto ao isso?

RICARDO LIMA-REPRESENTANTE DA SSP disse...

RICARDO/SSP
Olá pessoal,
Mesmo o sindicato tendo colocado as fotos e endereços dos outdoors em seu site,considero um gasto desnecessário.
A inteligência aliada a uma boa articulação política vale muito mais.Foi assim que muitas categorias conseguiram melhorias salariais significativas em 2010.
Abraços aos Colegas.Continuem firmes na luta!

Anônimo disse...

Gente, outra emenda é atestado de burrice! prá que mais uma coisa inconstitucional????

Anônimo disse...

...PELO VISTO RESTARÁ ESPERAR A PRÓXIMA ELEIÇÃO DO SINTERGS

Copyright © Técnico-Científicos RS | Powered by Blogger | Adaptado por Blow Informática Design by ronangelo | Blogger Template Mais Template