UM NOVO RUMO PARA OS TÉCNICOS-CIENTÍFICOS

A boa notícia da semana: haverá pelo menos uma chapa de oposição na próxima eleição para o SINTERGS, marcada para o dia 06 de outubro próximo.
O Médico Veterinário Joanes Machado da Rosa, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (SEAPPA), que já foi Vice-Presidente nos mandatos da querida e saudosa Nadja de Paula, figura como candidato à Presidência.
Ao formar a chapa “Novo Rumo”, Joanes fez questão de, democraticamente, compor a Executiva e o grupo de suplentes com integrantes de diversas Secretarias de Estado, como, por exemplo, Secretaria da Saúde, Secretaria da Cultura, Secretaria da Segurança Pública, Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos, etc.
Saudamos, pois, a iniciativa do colega Joanes e dos demais integrantes da chapa Novo Rumo, que nos darão a oportunidade de, nas urnas, encerrar a péssima gestão do atual Presidente, para a qual os adjetivos trágica e desastrosa podem ser considerados elogios.
A propósito, aproveitamos esta postagem para denunciar mais uma atitude deplorável do atual Presidente, uma verdadeira sabotagem à GIC.
Os leitores do blog já devem ter notado que temos evitado falar sobre a GIC.
Isso se deve ao fato de que o Governo do Estado não quer alarde sobre o assunto. O próprio SINTERGS foi advertido de que não deveria tratar publicamente desse assunto, sob pena de imediato aforamento de ação judicial para desconstituir nossa vitória, que se deu mediante a derrubada do veto da Governadora à Emenda Parlamentar que instituiu a GIC.
Apesar disso, o Presidente do SINTERGS, numa atitude evidentemente eleitoreira, mandou estampar na página do sindicato uma postagem sobre a GIC intitulada “Gratificação de Incentivo Científico poderá ser paga em outubro” na qual constam disparates (para não dizer outra coisa) que poderão trazer prejuízo irreversível à possível consolidação da GIC.
Vejamos os seguintes excertos da postagem referida:
Outro argumento utilizado foi de que vários projetos foram aprovados com os mesmos problemas legais, portanto, esta gratificação é considerada a forma de amenizar as graves distorções entre servidores de nível superior”; (grifamos)
O presidente do Sintergs, Cesar Chagas, foi informado de que outras categorias já procuraram o governo para pleitear esta gratificação, isto inviabilizaria o pagamento, já que esta gratificação não está na programação financeira do governo, tendo que ser paga somente aos Técnicos-Científicos.”. (grifamos)
Como se vê, o Presidente do SINTERGS, além de não cumprir o que foi solicitado pelo Governo ao evitar o silêncio, fez questão de divulgar para o mundo todo, via internet, que a nossa GIC tem “problemas legais” e, num único parágrafo, dizer que outras categorias querem a gratificação, que o seu pagamento será, pois, inviável, e que não há “programação financeira do Governo” para pagá-la.
Depois dessa demonstração de rara inteligência alguém ainda duvida de que o atual Presidente do SINTERGS é um desastre para a nossa categoria?
Caso a GIC não seja paga pelo Governo, o motivo dessa tragédia terá nome e sobrenome.
Nós, Técnicos-Científicos, não podemos esquecer disso, e nem do fato de que fomos subjugados pela tal FESSERGS por obra do atual Presidente do SINTERGS, submissão essa que nos trouxe o pior reajuste salarial da história dos Técnicos-Científicos: 6%, divididos em duas parcelas. Nunca recebemos tão pouco, e nunca empobrecemos tanto em um só Governo.
Aliás, caso seja mantido esse casamento suicida do SINTERGS com a desacreditada FESSERGS, nosso futuro trará um empobrecimento ainda maior para a nossa categoria.
Hoje, nossa única esperança de melhoria salarial é a GIC, criação de um associado que havia sido rejeitada pelo brilhante Presidente do SINTERGS. 
Em suma, colegas, precisamos lutar para que o SINTERGS, como fazia até 2007, volte a trabalhar por seus associados, e deixe de ser um trampolim para a realização de projetos políticos pessoais que levarão nossa categoria à ruína.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

9 COMENTÁRIOS:

Anônimo disse...

O ponto de vista da exposição da gratificação é interessante, mas eu creio que não tenha grande influência na decisão final, pois o governo toma suas decisões ao bel prazer, sem se importar muito com questões como ética, moral, justiça ou legalidade. Se for para pagar vai pagar e pronto, como já fez em outras situações até mais polêmicas. Um pedido de "não tratar publicamente esse assunto" soa como uma forma a mais de desmobilizar os associados, visto que a partir de outubro entra governo de transição e esses assuntos tendem a se congelar.
Felipe Schuck

Anônimo disse...

Na postagem anterior(PAGAREMOS A CONTA, a respeito do Imposto Sindical),fiz um comentário comparando a nossa atual situação(dos tecnicos-cientificos) como um livro ou filme de terror, que nos reserva a cada episódio, ou capitulo,algo pior.Num crescendo. Não deu outra. Desta vez,ainda no principal papel de vilão, o presidente do SINTERGS,contrariando o bom senso, que recomendaria a prudencia,alardeia,num titulo de uma pag. do SINTERGS q o governo pagará a GIC, e depois mais adiante, que não pagará, pois não ha previsão legal, numa verdadeira "bola nas costas"para usar uma linguagem da moda. Sem falar no triste epísodio da Assembleia Extraodinaria, que contrariando os estatutos do SINTERGS, apreciu materia vedada(Prestação de Contas), a anulou a legitima decisão da Assembleia Ordinária que não aprovou a prestação de contas do exercicio 2009, coadjuvada num papel tristissmo pelo Conselho Fiscal. Como vemos, enredo não falta, o que falta é pouco tempo para darmos um fim a esta gestão.Em outubro tem eleição. É hora de mudar.Abraço. Patricio

Jaque disse...

Comentário inteligente!!! Espero que os colegas encontrem uma opção de voto nesta chapa e que os colegas que a compõe sejam vencedores pois conheço suas idéias- principalmente os colegas da polícia civil - se continuarmos com esta diretoria estamos mal e arrisco dizer que não chegaremos a lugar algum. Jaqueline Oltramari

Anônimo disse...

UM NOVO RUMO PARA OS TÉCNICO-CIENTÍFICOS. Ao percebermos que o atual Presidente, em última instância e sem consultar os sócios do Sindicato através de uma asssembléia,permitiu que uma instituição como a FESSERGS capitaneasse as negociações salariais de forma desastrosa para nós,temos que fazer as devidas considerações.As gestões precedentes conseguiram um percentual bem superiores em todos os Governos, pois os ex-Presidentes das gestões anteriores não se submeteram ao jugo daquela Federação. Nosso atual Presidente tomou o "rumo errado" e também vários outros rumos, atendendo aos seus projetos pessoais: já é "Presidente da CGTB" e,persegue, mais o de Presidente do "Conselho Regional de Administração".Sim, precisamos de um novo rumo, mas não sob a batuta do atual Presidente.Vocês acham que ele está focado para os problemas da nossa categoria? Não, evidentemente.Ele só pensa para si e não para uma coletividade de cerca de 6.000 sócios, hoje "arrasada" com "QUATRO POR CENTO" conquistado num mandato governamental.Isso é inédito e trágico para os TCs.Uma verdadeira demonstração de total inexperiência e, de outro lado, de muita ambição pessoal.O Presidente já têm "os seus rumos", mas nós queremos é um novo rumo. Basta disso tudo!

Anônimo disse...

Olá, boa noite, gostaria, respeitosa e democraticamente, de questionar a imparcialidade e a honestidade das matérias publicadas por este blog. Porque alguém, que se diz de bem, não respeita o princípio do contraditório em seu site? o blog deve ter sido criado para unir a categoria, mas pelo contrário, é usado pela fins eleitorais, e o pior, por pessoas que sequer conseguiram formar uma chapa para contrapor a atual.
Marcelo.

Anônimo disse...

O espaço conquistado pela coragem e determinação da nossa saudosa Nadja de Paula foi esvaziado pela atual gestão que direcionou todos os esforços na busca de seus próprios interesses. É hora de dar um basta e recolocar o SINTERGS no rumo dos interesses coletivos da categoria. Nesse sentido, a Chapa NOVO RUMO nos traz essa alternativa, pela já comprovada atuação de alguns integrantes que propuseram e defenderam por meio de ações fora do sindicato direitos desrespeitados e aviltados, como por exemplo, as promoções sem a devida retroatividade. Mirian Sartori Rodrigues

Anônimo disse...

Prezado Marcelo, não sou o titular do blog, ou "moderador" como chamam, mas acho q ele é democratico,sendo o espaço adequado, para publicares o teu ponto de vista, inclusive,que não precisa ser necessariamente igual ao meu, como vimos.Acho q o blog esta aberto para todos.Com a palavra o "moderador". Quanto a chapa de oposição ele existe, ja foi inscrita junto à Comissão Eleitoral,da qual faço parte na composição do Conselho Fiscal.Abç.patricio

Unknown disse...

Meu nome é Rodrigo Lemos e fiz o concurso para Assessor Administrativo da SARH, gostaria de saber se esse blog apóias o chamamento dos aprovados?

MODERADOR disse...

Prezado Rodrigo,

Além de apoiarmos o chamamento dos aprovados, torcemos para que haja a nomeação imediata do maior número possível de Técnicos-Científicos. Nosso Quadro tem quase 75% de vacância, e precisa, com urgência, de revitalização. Espero vê-lo nomeado tão logo quanto possível. Obrigado por participar do blog. Um abraço.

Copyright © Técnico-Científicos RS | Powered by Blogger | Adaptado por Blow Informática Design by ronangelo | Blogger Template Mais Template