ASTERS REIVINDICA A ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA DE PROMOÇÕES DOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS






(CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS)

MAIS UMA VITÓRIA: Foram publicadas na edição de hoje (30/06) do Diário Oficial do Estado as nomeações de Administradores, Geógrafos e Técnicos em Assuntos Culturais. A luta da ASTERS por essas nomeações significou mais uma vitória para os Técnico-Científicos. O fortalecimento do nosso quadro passa, necessariamente, pelo provimento dos cargos vagos, pela reposição constante da força de trabalho dos colegas que se aposentam. Fizemos abaixo-assinados, participamos de reuniões com autoridades e conseguimos, felizmente, concretizar as nomeações. Agradecemos ao Governo Tarso Genro pelo atendimento das nossas postulações, pois esse ato de nomear técnico-científicos é uma das formas de atender às necessidades da nossa categoria. Parabéns aos colegas nomeados! A ASTERS comemora estas nomeações e dá boas vindas aos novos colegas. Sejam muito bem-vindos, técnico-científicos!








 (CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA)
 PROMOÇÕES: Foi publicado na edição de hoje (17/06) do Diário Oficial do Estado o ato da 15ª Promoção (deveria ser a 28ª) dos técnico-científicos. Postura equivocada da PGE impediu a reformulação do sistema de promoções adotado pela Comissão de Promoções. Levaremos ao Governo proposta para correção definitiva dos problemas que seguem impedindo o devido cumprimento dos dispositivos de lei aplicáveis às promoções.



 (CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA)

A PROBLEMÁTICA DAS PROMOÇÕES: Em petição endereçada ao Secretário Estadual da Administração e dos Recursos Humanos, Dr. Alessandro Barcellos, a ASTERS relata o calvário experimentado pelos técnico-científicos em relação às promoções. São 28 anos de problemas (ainda não resolvidos) que prejudicam o desenvolvimento de nossas carreiras e que levam muitos colegas a se aposentarem nos graus iniciais destas

(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA)
PUBLICADO HOJE (D.O.E., edição de 05/06): Como uma servidora que não pertence ao Quadro dos Técnico-Científicos foi parar na lista de promoções?



(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA)
CODIPE: ASTERS postula alterações na Lei Estadual 14.224/2013 visando à devolução de direitos relativos às promoções que foram suprimidos a partir de sua vigência, como, por exemplo, a anualidade das promoções e a exceção ao cumprimento do interstício, conforme o disposto no artigo 6º do Decreto Estadual 30.476/81


(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA)
NOMEAÇÕES: Visando ao fortalecimento do nosso quadro, a ASTERS tem buscado a realização de nomeações de futuros colegas, aprovados no concurso de 2010

 
(CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS)
DIÁLOGO IMPORTANTE: As proposições e reivindicações apresentadas pela ASTERS são sempre detalhadas e discutidas não só no CODIPE, mas, também, junto a  lideranças parlamentares


(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA)
GICAP: Os associados da ASTERS têm descontos especiais nos cursos promovidos pela UNIASSELVI. Mais informações podem ser obtidas junto ao IERGS (Praça XV de Novembro, 16 - 4° andar - Edifício Phênix - Porto Alegre/RS. Telefone: (51) 3061.7040.




I – PROBLEMAS NO ATO DA 15ª PROMOÇÃO



Na edição do Diário Oficial do Estado de 23/05/2014 foram publicadas as posições dos integrantes do Quadro dos Técnico-Científicos relativas ao ato da 15ª promoção.

Entretanto, a avaliação dos servidores, tanto para o critério antiguidade quanto para o de merecimento, foi realizada considerando o período compreendido entre 01/05/2010 e 30/04/2011, um equívoco que compromete todo o ato, haja vista a desconformidade com a Lei Estadual 14.224/2013.

Houve a reprodução do mesmo sistema utilizado nos atos de promoção anteriores à vigência da lei precitada, cujos dispositivos foram ignorados no ato da 15ª, consoante o que foi proposto pela Comissão de Promoções.

Como resultado dessa “viagem no tempo” (período de avaliação, 01.05.2010 a 30.04.2011) proposta pela Comissão, houve uma série de equívocos como a omissão de títulos apresentados para composição do grau de merecimento, desconsideração de tempo de serviço anterior à investidura no cargo, os colegas psicólogos não constam do ato de promoção, quem está no grau D não concorre à ascensão ao grau E, etc.





II – POR QUE A RETROAÇÃO A 01.05.2010 – 30.04.2011?





Os “atrasos” ocorridos em relação às promoções dos técnico-científicos ao longo dos 28 anos de existência do quadro foram derivados do descumprimento sistemático, por todos os governos, do artigo 7º da Lei 8.186/86, que determinava: haverá promoções no mês de julho de cada ano.

Não fosse a inobservância desse dispositivo de lei, inexistiria qualquer “atraso”, e estaríamos diante da realização do 28º ato de promoção dos técnico-científicos, e não do 15º.

Nesse sentido, é inaceitável que um ato administrativo (ato da 15ª promoção) esteja alicerçado no produto de uma ilegalidade, ou seja, de “atraso” relativo a atos de promoção que foram produzidos sem a observância da periodicidade legal.

Além disso, desde 12 de abril de 2013, data de publicação da Lei Estadual 14.224/2013, todos os atos de promoção devem ser balizados de acordo com esse diploma legal, tanto no que diz respeito aos critérios para as promoções quanto em relação ao quantitativo de cargos estabelecido naquele texto legal.

Portanto, desde que observados os dispositivos da Lei Estadual 14.224/2013, todos os técnico-científicos que tenham concluído o estágio probatório (inclusive os que ingressaram em 2010-2011) e que reúnam as demais condições estabelecidas no Capítulo IV da lei referida devem concorrer à promoção, com direito a utilizar a titulação que possuem para a composição do grau de merecimento.



III – POSTULAÇÃO DA ASTERS



Conforme petição endereçada ao Secretário Estadual da Administração e dos Recursos Humanos, cuja cópia foi disponibilizada nesta postagem (em formato PDF, acima), a ASTERS busca a revisão do que está sendo proposto pela Comissão de Promoções para o ato da 15ª promoção, visando ao cumprimento da Lei Estadual 14.224/2013 e, por conseguinte, o reestabelecimento do direito de todos os técnico-científicos que satisfazem as condições previstas no Capítulo IV da lei mencionada de concorrerem à promoção. 
A revisão que solicitamos permitirá ao Governo Tarso Genro marcar positivamente  –  a exemplo do que fez por intermédio das Leis Estaduais 14.224/2013 e 14.512/2014  – a história dos técnico-científicos, realizando, pela primeira vez em 28 anos de existência desse quadro, um ato de promoção com total observância da legislação em vigor.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

7 COMENTÁRIOS:

Anônimo disse...

Nossa, as irregularidades são muitas! Mas a petição da ASTERS está muito bem embasada e argumentada! Nada como ter uma direção séria e competente na entidade de classe que nos representa, de direito e de FATO! Por falar nisto, já repararam que há "$indicato", por aí, que resolveu escancarar de vez qual é a categoria que representa? É uma notícia atrás da outra acerca de ações que buscam beneficiar uma, e somente uma, categoria (que não é a nossa, obviamente, apesar do tal "$indicato" se autodenominar "dos TCs do RS").
Realmente são muito significativas as políticas de valorização do trabalho dos TCs no Estado, neste governo (plano de carreira, isonomia com a concessão da GISAE, promoções - estamos certos de que o governo não deixará de cumprir a lei vigente e rever os equívocos quanto à concorrência). Não há como negligenciar os números. Contudo, o trabalho da ASTERS, neste sentido, foi imprescindível. Certamente, o cenário seria bastante crítico neste momento (sobretudo no que tange ao aspecto financeiro e às políticas de incentivo à qualificação do servidor) se a ASTERS não tivesse intervido nas negociações junto ao governo.
Enfrentamos problemas diversos nas instituições que trabalhamos, que vão desde a falta de recursos, problemas infraestruturais sérios, más gestões, situações que beiram o assédio moral. Contudo, escolhemos a nossa área de formação e vestimos a camisa por ela, por acreditarmos numa sociedade mais justa e igualitária e no papel do estado neste processo. Mas confesso que, diante do quadro supracitado, e do tremendo empobrecimento a que estaríamos fadados se não fosse a ASTERS e as nossas lutas, eu estaria "jogando a tolha". E já estaria, hoje, estudando para um outro concurso, em outra área mesmo (do Judiciário, da Fazenda Estadual ou Federal).
No entanto, as mudanças que observamos e das quais participamos, nos renovam os ânimos e a força para seguir firme na luta! ASTERS, que venham novas batalhas! Não abandonaremos o barco! Pois "não tá morto quem peleia"! Ratificamos nosso sentimento de orgulho por fazer parte deste momento histórico na carreira dos TCs!

Anônimo disse...

Retificando: "papel do Estado", e não "do estado", no comentário acima. Agradeço!

Rosane Chaves da Silveira - Assessora Administrativa, Classe "D" - de Imbé. disse...

É isso mesmo Luciano não podemos silenciar diante desta injustiça apresentada no DOE de 23/05. Onde se viu esquecerem dos Técnicos Científicos da Classe "D" e excluírem os Psicólogos da Categoria, para fins da 15ª Promoção??? Isto foi uma legítima presepada com dedo de alguém a ser promovida às custas do trabalho incansável da ASTERS. Tem que botar o BOCÂO nesta gente da Comissão de Promoções!!! Se for o caso vamos apelar pra Justiça pra resolver esta questão estampada,vergonhosamente, no Diário Oficial. Estou com 30 anos e oito meses de serviço público e fui para a Classe "D" na 7ª Promoção ... quer dizer que agora morri na ativa e não mereço ser mais promovida??? NÃO TÁ MORTO QUEM PELEIA E DOU UM BOI PRA NÃO ENTRAR NA BRIGA, MAS SE ENTRO, NEM COM UMA BOIADA SAIO DELA".

Patricia disse...

Concordo com o "Anônimo" do primeiro comentário: a petição da ASTERS está muito bem embasada e argumentada! Nada como ter uma direção séria e competente na entidade de classe que nos representa, de direito e de FATO!
Quanto a mim, fiquei de fora desta última leva de promoções. Ainda sou C com 19 anos no Estado. A luta nunca termina. Sempre correndo atrás do prejuízo.
É isto aí, Asters. Mais uma batalha (com certeza da vitória)!

Estela Machado disse...

Parabéns, mais uma vez, à diretoria e à presidência da ASTERS! O texto da petição está muito bem argumentado e demonstra quantas irregularidades há neste processo da 15ª promoção dos Técnico-científicos. Agora, é aguardar o cumprimento da lei e os ajustes necessários por parte da SARH e da Comissão de Regulamentação das Promoções. Só tenho uma dúvida, Luciano, há possibilidade desta revisão no regulamento e de nova publicação ocorrer ainda antes de 2 julho, quando termina a validade do atual concurso da SARH, aumentando, consequentemente, o nº de cargos vagos no padrão A dos cargos do Quadro dos Técnicos-científicos e possibilitando a nomeação de mais servidores? Obrigada!

MODERADOR disse...

Prezados (as) Estela, Rosane, Patrícia e colega anônimo: nossos agradecimentos pelas palavras de incentivo e apoio ao trabalho da ASTERS. O sucesso da nossa associação aguerrida passa pela importantíssima participação de nossos associados e simpatizantes, sempre dispostos a lutar pela nossa categoria. Estela, nosso objetivo é justamente "casar" as promoções com a nomeação de novos colegas. A chegada desses colegas fortalece o nosso quadro, e queremos muito que o Governo nomeie tantos quanto possível. Não temos dúvida de que haverá novas nomeações até o final de junho. Porém, esperamos que o Governo determine as correções que postulamos para o ato da 15ª promoção para que possibilidades de nomeações sejam ampliadas. Abraços!

Anônimo disse...

Patrícia, sou A com 21 anos de Estado...

Copyright © Técnico-Científicos RS | Powered by Blogger | Adaptado por Blow Informática Design by ronangelo | Blogger Template Mais Template