Os Técnicos-Científicos que estiveram hoje na Assembleia Legislativa viveram o privilégio de participar de um momento histórico da nossa categoria.
Fizemos hoje nosso maior (e mais organizado) ato de reivindicação em prol de melhorias salariais.
A propósito, ficou evidente a perplexidade dos Deputados (especialmente os da base governista) diante de uma mobilização que levou centenas de colegas – de todas as Secretarias de Estado e de todas as regiões do nosso Rio Grande – a tomar as galerias do Palácio Farroupilha.
Independente do desfecho desse processo, e ainda que a Governadora Yeda opte pelo desgaste político e pessoal decorrente de um embate judicial para desconstituir a decisão do Legislativo que nos garantiu a percepção da GIC (Gratificação de Incentivo Científico), os ganhos derivados de nossa atuação hoje (tanto o político quanto o de conscientização da categoria) já se apresentam como um divisor de águas em nossa trajetória.
Dúvida não há de que a força que demonstramos hoje perante o Parlamento vai estabelecer um novo compasso, de agora em diante, em nossas negociações com os governantes.
Entretanto, o mais importante neste momento é manter esse nível de mobilização visando pressionar o Governo e seus aliados a tomarem a melhor decisão acerca da GIC, que é acatar o resultado da votação de hoje na Assembleia.
Nesse sentido, o Governo pode transformar o que – à primeira vista – se apresenta como um revés político, numa oportunidade de melhorar a sua imagem perante os Técnicos-Científicos e os servidores públicos em geral.
Vamos, pois, para o próximo round dessa luta árdua e desigual, na qual a união de todos nós é a melhor de todas as armas.
Pelo que vivemos hoje, estamos todos de parabéns. Fizemos bonito, e podemos fazer ainda mais.