ÁUDIO DA ENTREVISTA

           Atendendo a pedidos dos leitores, disponibilizamos o áudio da entrevista da Governadora Yeda Crusius (programa Gaúcha Atualidade de 20/05).  
       Para abrir o arquivo, recomendamos a utilização do navegador Internet Explorer.    


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

11 COMENTÁRIOS:

Anônimo disse...

NA CORDA BAMBA-Como não há um prazo determinado para a a Governadora interpor uma ADIN,resta-nos esperar o que irá acontecer.A Governadora apregoa uma situação salarial equivocada,pois os 33% se referem a inflação retroativa de 1994 e que conquistamos judicialmente em 2005.Quem recebeu em seu Governo foi uma minoria de Técnicos não sócios do Sindicato.Com mais peso é o argumento irrefutável de que, mesmos com os percentuais referidos,acabamos ficando abaixo de outros colegas que tiveram planos de carreira aprovados pela AL em 2009 e 2010.Estamos no jejum desde 2005.Hoje,comparativamente, os básicos dos Técnicos-Cientificos, da Lei 8186/86,são os mais baixos. Mesmo com a GIC, a Governadora tem que entender que não chegamos no patamar de outros quadros de mesma formação.Além do mais,a repercussão é pequena, e não aquela que lhe foi colocada, inicialmente,com um número maior e errado de beneficiários.Ante esses argumentos e outros, querer nos prejudicar com uma Adin passa a ser um ato de total insesatez, frente uma categoria de Técnicos qualificados e que veem nessa Gratificação um fator de melhoria e de estímulo para o aperfeiçoamento de suas atribuições.

Anônimo disse...

Bom dia!
Só vejo uma saida: utilizar maciçamente a mídia e os deputados que pleiteiam reeleição, na tentativa de que fazer com que a governadora desista de sua intenção de entrar na justiça. Isto deveria ser atribuição do Sintergs, mas confesso não acreditar na força nem na vontade do sindicato, em investir nessa luta.
Na verdade, sinto que não temos representação adequada nessa batalha!

Anônimo disse...

Um colega Técnico-Científico escreveu um artigo no Correio do Povo do dia 27/05,página 02.Concordo,parcialmente.Mas vale a pena ser,ainda,TC de outros quadros que tiveram substancial reajuste em 2009 e 2010. O colega deveria ter visto os gráficos salariais.Com 6% parcelados, só não vale a pena ser Técnico-Científico quem for regido pela Lei 8.186/86, do "Quadro dos Técnicos-Científicos",que fora negligenciado(...)Muitos interesses atrapalharam o encaminhamento de um projeto perfeitamente formatado, exequível e que poderia ser encamihado em tempo hábil.Que pena!Erros estratégicos foram cometidos por aqueles que nos representam.

Anônimo disse...

Uma pequena parcela de Técnicos-Científicos foi beneficado com os pecentuais das Leis Brito no mandato da Governadora Yeda(Lei Brito-Yeda?).Foram aqueles que não eram sócios do Sindicato em 2005 e após o trânsito em julgado do acórdão do STF e aqueles que perderam em ações judiciais individuais,ao todo em torno de 900!!!.Agora, dizer que deu para "todos" em seu governo, é dose!Pega muito mal.É substimar a inteligência de uma categoria qualificada. A Governadora sabe que a maioria( cerca de 5.600)receberão os percentuais em 2005!Esse assunto, ao que parece, deveria estar vencido."Já está sepultado em 2005".Ou como diria um colega: esse argumento falacioso "já passou da data de validade".Inssistir, Sra. Governadora,nessa questão "morta" como justificativa, é de uma injustiça inominável e perversa."Admitamos", ela sabe, perfeitamente, desses detalhes referidos "na palma da mão".A GIC,para o Quadro dos Técnicos-científicos, é a oportunidade que a Governadora tem para demonstrar sua sensibilidade e fazer "justiça".Presisamos, colegas, nova mobilização, com aquelas camisetas,e irmos até o Piratini exigir um posicionamento governamental.Afinal, vamos ficar nessa dúvida até o final do mês de outubro? Não!! Nunca desistamos dos nossos sonhos, pois o futuro é fruto das nossas ações no presente. GIC, GIC, GIC.....

Anônimo disse...

Um comentário quanto ao que fora dito pelo colega.Os percentuais das Leis Brito deveriam ter sido sepultados em 1995.E,não entendo, como outras carreiras que tiveram aprovados seus projetos com uma uma repercussão altíssima, a Governadora não fala.E nós, com a mesma formação, estamos tentando minimizar a nossa situação com a GIC. Com certeza,ao Governo não fora apresentado um projeto para os TCs.Ainda tem conserto se o governo pagar a GIC.Tem mais,nenhum governo é proprietário do dinheiro do Estado. Essa pequena repercussão( investimento) servirá para reavivar e reestimular os Técnicos-Científicos deste Rio Grande, sendo inadmissíveis os atuais básicos, os quais estão abaixo de muitos servidores de nível médio.Tem que ser paga essa GIC.

BEATRIZ disse...

Oi colegas,estou muito feliz em conferir as postagens do colega Luciano.Com certeza,temos aqui um espaço transparente e que expressa a verdade dos fatos.Isso nos faz mais interativos com as questões da nossa categoria.Considero esse espaço um propulsor para a nossa valorização profissional.Luciano, parabéns por teres criado este blog democrático.Fico agradecida pela tua brilhante idéia da GIC que,com os esforços de muitos colegas,contou com a valorosa e decisiva participação dos 28 Deputados que votaram a nosso favor.Resta-nos ver se contamos, também, com o valoroso reconhecimento da governadora Yeda.

Anônimo disse...

Caros companheiros de blog, a GIC tem tudo a ver conosco, a começar pelo nome do nosso Quadro: QUADRO DOS TÉCNICOS-CIENTÍFICOS.Agora, é importante observar que estamos desestimulados quanto ao que "poderíamos" contribuir com o nosso potencial,para o desenvolvimento do Estado, se tivéssemos condições financeiras para investir em nosso aprimoramento profissional necessário,através da realização de cursos de aperfeiçoamento,especialização, mestrado,doutorado,etc.Os cursos são caríssimos frente aos nossos básicos.Estamos "enferrujados".Por isso,não é, observem bem,o pagamento da GIC uma mera despesa para o Estado.Pelo contrário,dita gratificação é,antes de tudo "UM INVESTIMENTO".De nada adianta um belíssimo prédio empresarial se os seus dirigentes não forem pessoas altamente qualificadas para gerenciar de forma eficaz um empreendimento. Por isso, rechaçamos,de forma veementemente e sistemática, qualquer argumento contrário,retrógado,que vê apenas o pagamento da GRATIFICAÇÃO DE INCENTIVO CIENTÍFICO sob o enfoque do gasto.No setor privado, as empresas investem pesado nos seus executores em busca de resultados positivos.O Estado atua,em muitos segmentos,de forma contrária. É,sem dúvida,sempre tardio em qualificar seus recursos humanos.Acrediamos que a Sra. Governadora tenha uma visão, manifestamente,positiva.Nós,em face do que foi dito,precisamos da GIC,inclusive para o resgate da nossa auto-estima como profissionais de nível superior do Executivo.Estamos esperando,portanto,o sinal verde do Piratini para a sua efetiva implantação.

Anônimo disse...

Concordo com tudo o q foi dito acima, a começar pelo blog, iniciativa do Luciano, passando pela CIC, q também teve mão do Luciano com os demais colegas q integraram a Comissão criada para isso. Além dos argumentos exposto acima para justificar a sanção pela governadora, de valorização, de justiça para com o TC,etc. acrecento q o pagamento da CIC seria fator de estimulo p/ a economia, pois todo o dinheiro q fosse pago não ficaria parado, guardado. Naturalmente seria reinjetado no sistema economico através de compras e consumos,comercio, etc. beneficiando de novo o Estado, através dos impostos, ou seja, o Estado pagaria, mas também seria beneficiado, imediatamente.Como foi dito acima é uma questão de justiça p/ os TC e bom senso p/o Estado. Esperamos q a governadora tenha ambos. Abraços Patricio.

RICARDO disse...

Muito oportuno constar no BLOG a planilha de votações da derrubada do veto que cria, com justiça, a Gratificação de Incentivo Científico. Sem ela, estaremos a mercê dos "míseros 6% parcelados" e bem distantes de outros colegas Técnicos que passaram a ter seus básicos e outras vantagens diferenciadas, já "devidamente asseguradas" nos PLs aprovados na Assembleia Legislativa.Nós,colegas da Lei Nº8.186/86 e paradigmados, fomos "negligenciados". Perdemos, em igualdade com os demais colegas de mesma formação, de termos apresentado um projeto consistente e bem elaborado.Perdeu-se tempo e não foi apresentado um projeto para nós.Estávamos em caminhos diferentes, buscando "lineariedade e subsídios", que não era nada exequível naquele momento,o que nos impediu,na verdade, de termos aprovarmos um plano de carreira para o nosso Quadro.Não tínhamos "nada" na AL que nos levasse ao objetivo que fora alcançado por outros quadros:significativa melhoria salarial.Hoje, temos uma diversidade de básicos: uns menos outros mais. A GIC surgiu como forma de justiça e de equalização, considerando a situação que fora criada. Fomos,vejam bem, "equivocadamente", levados a um "contexto maior", em que o nosso Sindicato, unido e forte,se pôs "a reboque" da FESSERGS quando esta "impôs", junto ao Governo, o "aumento linear", tendo o nosso Sindicato,repito, unido e forte,consentido!!.Ora,tínhamos as nossas peculiariedades: a nossa defasagem salarial desde 2005, quando foi implantada para "a maioria dos sócios" do SINTERGS, os 33% e, de lá para cá estamos no jejum(só uma parcela mínima recebeu neste Governo).Bem,o resultado aí está:6% "parcelados" até 2011.É o que temos de concreto até agora.Erro do Sindicato? Pensem bem, reflitão sobre isso.Em decorrência dessa atitude oposta ,entende-se que o trabalho de mídia paga foi "dissonante" com a posição erroneamente tomada pela Direção do Sindicato.Que pena!! Nossa única esperança, agora, é vermos a GIC concretizada. "Torçam", caros Colegas, e muito para isso, pois, caso contrário,a coisa vai ficar muito séria.Até o momento apenas "conjecturas" sobre a possibilidade da GIC ser "implantada" pela Senhora Governadora.Até o presente, podemos dizer que a criação dessa Gratificação foi muito positiva.Ou recebemos a GIC ou o Quadro dos Técnicos-Científicos terá forte evasão e rumará mais rápido para a extinção.Para finalizar, deixo claro minha total coerência com a verdade dos fatos aqui expostos.Fatos são fatos.Aguardemos,pois, com paciência a GIC.Ricardo

Anônimo disse...

Colegas, alguma novidade? Vai mesmo o governo ingressar com a tal ADIN?

Anônimo disse...

Boa tarde!
Gostaria de saber se há alguma novidade sobre a GIC... A governadora pretende vetar? Como está a coisa??? Abraços...

Copyright © Técnico-Científicos RS | Powered by Blogger | Adaptado por Blow Informática Design by ronangelo | Blogger Template Mais Template