NOVO PRESIDENTE, MESMAS INFRAÇÕES: DIRETORIA DO SINTERGS FOGE PARA O INTERIOR DO ESTADO PARA TENTAR APROVAR CONTAS JÁ REJEITADAS EM 2011

MAIS UMA VITÓRIA DOS TÉCNICOS-CIENTÍFICOS: a pressão da categoria contra a vinculação do SINTERGS ao entulho sindical FESSERGS deu resultado. Hoje (26/03/2012) ficamos livres desse baluarte do sindicalismo caça-níqueis, que só trouxe prejuízos ao nosso Quadro, tanto pelo imposto sindical quanto pela influência que resultou em gravíssimas infrações estatutárias praticadas por seus discípulos no Menino Deus.

A MÁSCARA CAIU: Atual Presidente do SINTERGS segue os passos de seu antecessor e dá continuidade à infindável sequência de infrações estatutárias praticadas pela atual diretoria do sindicato. O que era ruim parece estar ficando cada vez pior.
 ATO DITATORIAL: Conselho Fiscal e diretoria do SINTERGS juntaram-se para perpetrar a maior “virada de mesa” da história do SINTERGS. Querem rasgar de vez o Estatuto e desrespeitar a decisão legítima dos associados consolidada em 31/03/2011, quando 85% dos presentes na Assembleia de Prestação de Contas rejeitaram o faz de conta apresentado em slides pela diretoria do sindicato. Em 28/03/2012, a diretoria e o Conselho Fiscal pretendem dar um verdadeiro golpe contra o Estatuto e contra a decisão soberana dos associados produzida em 2011. Estamos sob uma ditadura sindical?

FUGINDO DOS ASSOCIADOS: Atual Presidente e demais diretores do SINTERGS continuam desejando distância dos associados. Somos, aproximadamente, 3.160 sócios em Porto Alegre, mas a Assembleia de Prestação de Contas do dia 28/03 será realizada em Santa Maria, onde há apenas 140 sócios. Para quem deve e teme, quanto mais distante os sócios estiverem, melhor será.

CORTINA DE FUMAÇA: Atual Presidente do SINTERGS e sua diretoria pensam que os técnicos-científicos são um bando de parvos. Marcaram essa assembleia para desfiliação da FESSERGS no dia 26/03 para desviar a atenção da categoria em relação ao golpe que pretendem dar em Santa Maria, no dia 28/03. O tiro saiu pela culatra, pois, nós, técnicos-científicos, não somos idiotas. Nesse mesmo dia, vejam em seus contracheques o dinheiro que, graciosamente, a FESSERGS levará de nossos bolsos, assim como foi feito em 2010 e 2011.


I – MAIS DO MESMO


Durou pouco minha esperança de que o atual presidente do SINTERGS pudesse agir de forma diferente de seu antecessor. Pura ilusão.
Com apenas um mês na presidência esse cidadão, num único ato, conseguiu ser ainda pior que seu antecessor. 
O que o atual Presidente e seus oito diretores pretendem fazer no dia 28/03, em Santa Maria, é uma vergonhosa “virada de mesa”, uma agressão ao estatuto do SINTERGS e um flagrante deboche contra todos os associados que estiveram presentes na Assembleia de Prestação de contas de 31/03/2011, quando, de forma absolutamente legítima, rejeitaram a prestação de contas então realizada, que nada mais era do que um tremendo faz de conta em forma de projeção de slides.
Naquela Assembleia, mais de 85% dos associados presentes votaram pela rejeição da prestação de contas.
De lá para cá, não houve qualquer providência da diretoria no sentido de mostrar a documentação contábil ao Conselho Deliberativo, para análise.
A tesouraria continua, até hoje, sendo uma caixa-preta.
Os integrantes do Conselho Deliberativo não tiveram acesso a notas fiscais, cópias de cheques e – muito menos – a extratos bancários. Nada, absolutamente nada.
Ninguém consegue fiscalizar a contabilidade do SINTERGS, nem mesmo os Conselheiros, que têm por dever estatutário, entre outras atribuições, o de exercer o papel de fiscalizadores conforme o disposto no artigo 45 do estatuto, especialmente no que tange às alíneas “d” e “e”. Vejamos:

ART.45 – Ao Conselho Deliberativo compete:
a)    reunir-se com a Diretoria do Sintergs, bimestralmente, ou extraordinariamente, sempre que a Diretoria convocar ou quando requerido pela metade mais um de seus membros, obedecendo o mesmo quorum mínimo para poder deliberar;
b)   cumprir e fazer cumprir o presente Estatuto, bem como as deliberações da categoria em todas as suas atividades;
c)    discutir e deliberar sobre as questões da entidade e da categoria;
d)   aprovar as despesas extraordinárias, não previstas no orçamento aprovado;
e)    apreciar os relatórios de atividade, prestação de contas, balancetes e balanço geral encaminhados pela Diretoria;
f)     propor alterações neste Estatuto;
g)    apreciar os nomes indicados pela Diretoria, como sócios honorários;
h)    deliberar sobre a convocação de Assembléia Geral Extraordinária mediante a aprovação de, no mínimo, metade mais um dos presentes;
i)      deliberar sobre transmissão, domínio, posse, direitos e pretensão de bens imóveis da entidade;
j)     eleger a Comissão Diretiva Provisória na hipótese de renúncia coletiva da Diretoria;
k)   criar e extinguir Núcleos Regionais e Núcleos Setoriais de Porto Alegre, a partir de proposta encaminhada pela Diretoria.
l)  processar e julgar os recursos referente ao disposto no art. 10, §3.º, deste estatuto.



II – ATITUDE DITATORIAL EM DESRESPEITO AO ESTATUTO


Quem assistiu ao filme Ensaio Sobre a Cegueira, baseado na obra homônima do escritor José Saramago, teve a oportunidade de perceber que a maioria dos seres humanos, quando frente a uma situação de ameaça à sua existência, é capaz de qualquer torpeza, vilania ou atitude degradante, desde que lhe esteja assegurada a sobrevivência.
Numa atmosfera ao melhor estilo “vale-tudo” os nossos colegas do Conselho Fiscal do SINTERGS estão prestes a patrocinar, no próximo dia 28/03 – de mãos dadas com a diretoria do sindicato – um espetáculo deprimente.
Prepararam uma Assembleia para rasgar, anular uma decisão legítima dos associados, perfeita do ponto de vista estatutário, para se manterem impunes e preservar, como verdadeira caixa-preta, a tesouraria do SINTERGS.
Observem que o Conselho Fiscal só tem competência para convocar assembleias extraordinárias, conforme o artigo 56 do estatuto:

"ART.56 – As Assembléias Gerais Extraordinárias serão realizadas sempre que houver necessidade de tratar dos assuntos da categoria, e poderão ser convocadas por:
a)    Assembléia Geral;
b)   Diretoria do Sindicato;
c)    Conselho Deliberativo;
d)   Conselho Fiscal;"

Por outro lado, O artigo 55, do Estatuto determina que a prestação de contas deve ser realizada em assembleia ordinária, cuja convocação é incumbência exclusiva da diretoria:

"ART.55 – As Assembléias Gerais Ordinárias, realizar-se-ão em março e novembro de cada ano e serão convocadas pela Diretoria do Sintergs através de edital, publicado em jornal de circulação estadual e afixado na sede, com antecedência de 5 (cinco) dias úteis, para deliberar sobre os seguintes assuntos:
a)  prestação de contas e balanço financeiro do exercício anterior e pauta de reivindicações da categoria na Assembléia de março;
b) previsão orçamentária para o exercício seguinte e aprovação do relatório de atividades sociais e plano de trabalho do Sindicato na Assembléia de novembro."

Como se pode perceber, os nossos colegas do Conselho Fiscal e da diretoria do SINTERGS incorporaram os personagens de José Saramago e pouco se importam com o que determina o Estatuto do sindicato ou o que pensam os associados.
Para eles, o que importa é o poder e o domínio sobre uma entidade sindical que arrecada quase dois milhões e meio de reais por ano.


III – AOS COLEGAS DA CAPITAL


Aproveito a postagem para conclamar todos os colegas técnicos-científicos da Capital para se unirem ao grupo que vai viajar para Santa Maria na próxima quarta-feira, 28/03.
Com nossos próprios recursos, já contratamos um ônibus e ainda temos alguns lugares disponíveis.
Portanto, não haverá custo de transporte para aqueles que quiserem ir conosco, completando a lotação do ônibus. Quem estiver realmente interessado, envie um e-mail para tecnicos-cientificos@hotmail.com
A participação dos técnicos-científicos nessa Assembleia é fundamental para que se dê um basta, para que seja colocado um ponto final nessa sequência abjeta e contumaz de infrações estatutárias levada a cabo pela atual diretoria do SINTERGS.


IV – AOS COLEGAS DO INTERIOR DO ESTADO, ESPECIALMENTE OS DE SANTA MARIA

Solicito aos técnicos-científicos do interior que ajudem os colegas da Capital a evitar que a decisão legítima de rejeição da prestação de contas ocorrida em 31/03/2011 seja ilegalmente destruída na próxima quarta-feira (28/03) pela diretoria do SINTERGS.
Essa agressão ao Estatuto e aos associados não pode prosperar.
Observem a postura de seus representantes regionais. Há uma meia dúzia de regionais que come nas mãos da diretoria do SINTERGS, e que está disposta a concretizar mais uma grave violação ao Estatuto do nosso sindicato, mais um desrespeito aos associados.
É o apoio dessa meia dúzia de regionais que tem estimulado a diretoria do SINTERGS a praticar incessantes infrações estatutárias, cada vez piores.
Vamos, na próxima quarta-feira (28/03), unir o interior e a Capital nessa luta pelo cumprimento do nosso Estatuto, pelo restabelecimento da legalidade no âmbito do SINTERGS e pelo respeito à decisão legítima dos associados que rejeitaram – com a plena observância das regras estatutárias – a prestação de contas da diretoria em 31/03/2011.
Peço, especialmente ao regional e aos colegas de Santa Maria, que não auxiliem a diretoria do SINTERGS a praticar essa abominável “virada de mesa” antidemocrática e ilegal. Não sejam partícipes nesse episódio triste da história do SINTERGS.
Tenho certeza de que os colegas de Santa Maria – pela seriedade e retidão que lhes são peculiares – votarão contra os interesses particulares, pessoais, dos diretores do SINTERGS, e a favor do cumprimento do Estatuto e do respeito à legítima deliberação dos associados havida na Assembleia de 31/03/2011.
Irmanados, os técnicos-científicos do interior e da Capital terão a oportunidade de ensinar à atual diretoria do SINTERGS, no próximo dia 28/03, que leis, regulamentos, estatutos, foram feitos para serem cumpridos, e que o nosso valoroso SINTERGS não é território sem lei, mas, sim, uma entidade sindical séria, cujo quadro social é formado por pessoas idôneas, que prezam a honestidade e a legalidade.
Estejamos, pois, unidos e coesos em defesa das regras estabelecidas no Estatuto do nosso valoroso SINTERGS, e lutando sempre pelo respeito às decisões de seu quadro social.
Em Santa Maria, vamos dizer não à virada de mesa desejada pela diretoria do SINTERGS! Ilegalidade, jamais!

“Se ages contra a justiça e eu permito que assim o faças, então a injustiça é minha.”
(Mahatma Gandhi)
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

25 COMENTÁRIOS:

Anônimo disse...

"a fuga das galinhas".... mas vamos estar sempre com eles.

"Até a pé nós iremos"

Anônimo disse...

Como pode ter duas assembléias em uma semana?!

Anônimo disse...

Por gentileza, informem o representante do SINTERGS em Santo Ângelo.Nunca fomos avisados de reunião alguma. E soube que houve encontro sindical em Santo Ângelo,há pouco tempo.

Anônimo disse...

Pessoal!!!Pior que são três...uma em Porto Alegre (26) e duas em Santa Maria(28)!!!

Anônimo disse...

a assembleia de segunda-feira é jogada com cartas marcadas. nem percam tempo com ela. o negócio é ir a santa maria mostrar pros pelegos o que é mobilização.

MODERADOR disse...

"Decepcionado", há sempre a possibilidade de diálogo para a construção de algo bem diferente dessa monstruosidade que está aí.
Usaste o verbo no futuro, mas te garanto: já ESTÁ acontecendo.
Entre em contato.

Anônimo disse...

Não consige nem dormir pensando nessas assembléias. Teremos uma overdose de assembléia na próxima semana.

Mobilização gerla, vamos ir de qualquer maneira.

Obrigado Luciano por permitir que participemos de tudo isso.

abraço

Anônimo disse...

Com essa diretoria tudo é possível, mas vai ter um basta!

Anônimo disse...

COMPAREÇAM TODOS À ASSEMBLÉIA QUE DECIDIRÁ SOBRE A CONTINUIDADE DO SINTERGS CONTINUAR FILIADO À FESSERGS. ESTA ENTIDADE ESTÁ MOBILIZANDO NOSSOS COLEGAS PARA VOTAREM PELA CONTINUIDADE DA FILIAÇÃO. CADA LEITOR DESTE BLOG DEVE MOBILIZAR OUTROS COLEGAS PARA IRMOS VOTAR PELA DESFILIAÇÃO.

Anônimo disse...

SEMANA DECISIVA.
MUITAS ASSEMBLÉIAS.
NADA DE SURPRENDENTE VINDO DE ONDE VEM.
SUGESTÃO - CONTAGEM REGRESSIVA PARA O FIM DO MANDATO DESTA DIREÇÃO DO SINTERGS.

Anônimo disse...

o circo já está armadinho. FESSERGS vai continuar mamando no nosso dinheiro e quarta-feira vão colocar gente da própria FESSERGS enfiada lá no retiro dos padres porque nenhum TC acredita mais nessa diretoria. uma ilegalidade leva a outra e outra e outra até que tudo vire caso de polícia e de justiça. só a justiça vai por um fim nestas inacreditáveis barbaridades feitas pela diretoria que já passou de todos os limites.

Patrício SSP/PC disse...

Colegas,já esta disponivel no RHE o contracheque de Março/12,com a tradicional "mordida" do imposto sindical da FESSERGS e da CSPB (o presidente da FESSERGS é vice-presidente da CSPB, que coincidência, não?)Prá nada!!!! Tà na hora de mudar isso!! Chega de achaque!!FORA FESSERGS e CSPB!!!!Sindicatos pelegos e vampiros!!!!
Patricio/PC/ssp

César Bueno disse...

ASSEMBLEIAS DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

Quarta-feira teremos as assembleias de prestação de contas. Acontece que às 11 horas, na mesma Santa Maria, o Conselho Deliberativo, ou melhor, parte dele, estará reunido. O que estarão tramando antes do pessoal de Porto Alegre chegar? Será que à tarde vão apenas comunicar a aprovação das contas (lembram dos outdoors?. Será preciso ter coragem da parte deles, estaremos lá para vigiar!
SANTA MARIA DA BOCA DO MONTE poderá neste dia estar vivendo uma jornada de SANTA MARIA DA BOCA DO MONTE DE MALANDRAGEM. Que assim não seja!

Anônimo disse...

Prezado Moderador, responda: Fiquei sabendo há pouco que venceu a tese de desfiliação da FESSERGS,minha dúvida: em princípio, no próxim ano sairia apenas a contribuição a FESSERGS,u sai tbm a contribuição para a CSPB que tbm aparece no meu contracheque?? outbm precisa desfiliar-se desta??? Mto grato e uma pena q a assembleia seja em Santa Maria,assim como eu mts ficam inviabilizados de comparecer !

Campao disse...

Leio na página do Sindicato: "Sintergs disponibilizará transporte para a Assembléia em Santa Maria".
Não seria mais racional evitar esse tipo de despesa?
Pelo visto, empobrecidos estão os associados. A entidade é rica e tem recursos sobrando.

Anônimo disse...

LUCIANO... veja... Imprimi o contra-cheque de março onde constam descontos autorizados para CSPB e FESSERGS. Pergunto não é questão de solicitarmos à Sec. da Fazenda de que não foram autorizados esses descontos e sejam retidos os valores na Sec. Fazenda e não repassados? E em caso de desfiliação do SINTERGS, como ficam os processos em andamento (Precatórios e RPVs) das Assessorias Judídicas do Sindicato, em que outorgamos a nossa representação? Tô muito preocupada, ou saímos do Sindicato ou acionamos o Poder Judiciário para retirada desses traidores do SINTERGS.
Rosane - Tramandaí

MODERADOR disse...

Querida colega e amiga Rosane: nós não temos que sair do nosso sindicato, jamais. Quem vai sair (e já estão saindo) são aqueles que desejavam transformar nosso valoroso SINTERGS num grande negócio sindical. A desvinculação do SINTERGS à FESSERGS (por pressão da categoria) a saída do presidente e de sua fiel tesoureira e as fugas do que sobrou da diretoria para o interior mostram que um novo tempo, uma nova página na história do SINTERGS começa a surgir, pela vontade do quadro social. Espero que mais e mais técnicos-científicos se filiem ao sindicato e ajudem a escrever essa nova página, ajudem a construir um futuro bem diferente das barbaridades que têm sido praticadas pela atual diretoria contra o estatuto e contra o quadro de associados. Diretoria de sindicato não deve fugir dos seus representadados, deve trabalhar para eles. É assim que funciona nas entidades sérias e sadias. Abraço, querida!

Anônimo disse...

Pessoal, que na Assembléia seja abordado o MI 1829. Saiu dia 20/3/2012 MI1966 coletivo para médicos. Pq o nosso travou ?

Anônimo disse...

Por gentileza,me repassem o local e os horários das assembléias em Santa Maria.

Anônimo disse...

ops,desculpe, esqueci que o edital estava anexado aos comentários.

Anônimo disse...

Local das Assembleias(serão 2): Auditorio da Casa de Retiros, Av. Nossa Senhora das Dores, 903-Santa Maria/RS, dia 28/3/12,(amanhã), as 14h e 16h, publicado no jornal Correio do Povo de 21/3/12 e site do SINTERGS.
Patricio PC/ssp

Anônimo disse...

senhores, estou desanimado. Acho que aprovarão usas contas de mentira. infelizmente.

Rodrigo Lemos disse...

A secretária da administração Stela Farias, que ficará responsável pelas negociações sobre reajustes salariais ao funcionalismo, garante que em abril irão avançar propostas para 11 categorias de servidores que não receberam nenhum reajuste no ano passado.

Fonte: Jornal Correio do Povo - 28/03/2012 - Coluna Taline Oppitz

Anônimo disse...

Para dar uma espiada na versão deles (está no blog), endereço:
http://www.sintergs.com.br/noticias/551-assembleia_do_sintergs_em_santa_maria_aprova_previsao_orcamentaria_para_2012.html

Anônimo disse...

Ainda bem que o colega "desanimado" errou o prognóstico. Não aprovaram nada.

Copyright © Técnico-Científicos RS | Powered by Blogger | Adaptado por Blow Informática Design by ronangelo | Blogger Template Mais Template