TUDO PELA GIC

Quando elaborei a postagem “PL 274/2010 Pode Ser a Solução”, estávamos em 29 de novembro.
A ideia era (e havia tempo para isso) obter do Poder Executivo a iniciativa de emendar o PL 274/2010 e não de buscar outra Emenda Parlamentar.
O mínimo que se poderia esperar dos habitantes da ilha é que agissem nesse sentido.
Entretanto, fizeram aquela trapalhada politiqueira de tentar estender a GIC para mais servidores, e não apenas garantir a salvação daqueles que ficaram com um índice recorde de empobrecimento (histórico para nossa categoria) determinado pela FESSERGS.
Além disso, concordo plenamente com o comentário feito pelo nosso colega Joanes, na postagem anterior, mas tenho algo a acrescentar.
Tu sabes, Joanes, que naquele momento crítico em que um associado criou a GIC (és testemunha de tudo isso), ele teve que, também, redigir todo o material que na época foi distribuído aos Deputados. Desde o Ofício que o SINTERGS enviou a todos eles, até o material que utilizamos em nossa peregrinação na Assembleia Legislativa naqueles três dias inteiros, exaustivos, que passamos percorrendo gabinetes.
Até o gráfico que distribuímos (e que já publiquei aqui no blog) para mostrar o abismo salarial que existe entre os nossos salários e os das demais carreiras de nível superior do Executivo foi elaborado pelo filho de um outro Técnico-Científico.
Digo isso para mostrar a todos os colegas que acessam o blog que, infelizmente, a qualidade da nossa representação é proporcional à situação em que se encontra a nossa categoria. Além de improdutivos, atrapalham.
A GIC veio de fora do SINTERGS, assim como a ideia de criar uma emenda ao PL 274/2010. Foi preciso que um blog mostrasse o caminho e elaborasse o texto.
A propósito, é sempre bom lembrar que sem a iniciativa do então Secretário da Saúde de elaborar um projeto para os nossos colegas da Saúde, teríamos mais um contingente de associados do SINTERGS na penúria, amargando o empobrecimento imposto pela FESSERGS aos Técnicos-Científicos.
Essa é a nossa triste realidade.
Porém, amanhã nossos pensamentos deverão estar voltados apenas para ações que visem garantir a nossa salvação: a GIC.  Vamos à Assembleia Legislativa mostrar que, apesar de tudo o que aconteceu (e continua acontecendo), a história e a importância dos Técnicos-Científicos é maior que a politicagem sindical que nos aflige desde 2007.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

43 COMENTÁRIOS:

Anônimo disse...

Estaremos lá, Luciano,Com chuva ou c/sol, embora ache questionavel esta mobilização p/ uma nova emenda parlamentar.abraço.Patricio

Anônimo disse...

Luciano,Esqueci de mencionar: "Faça chuva, faça sol, ou façam trapalhadas..."nós estaremos lá.Patricio

RICARDO/SSP disse...

O DIA "D"- nesta segunda-feira, na medida do possível,convidei vários Colegas lotados na SSP.
Meu apelo aos Colegas ativos e inativos de todas as Secretarias,vamos comparecer em massa na Assembleia Legislativa.
Temos que ter "visibilidade" para legitimar o nosso pleito naquela Casa.
Todos os Técnicos-Científicos, cônscios da noss penúria salarial, deverão comparecer.É o nosso dia "D". Abraços a todos. Ricardo/SSP

Patricia disse...

Estarei com vocês em pensamento e cedinho já tornarei a enviar o email a TODOS deputados.
Vamos nos agarras a este fiapo de esperança...

Anônimo disse...

Alguém já conversou com a bancada do PT??? Volto a frizar tem que haver a concordÂncia do Futuro Governador. O certo seria por mensagem retificativa, mas pelo o que se sabe não houve entendimento entre o atual e o futuro Governo. O que deve mudar agora (tudo leva a crer) é a sansão da lei pelo executivo. É importante que todo mundo tenha consciência que serão matidos os mesmos vícios de inconstitucionalidade da lei anterior.

Anônimo disse...

Pessoal tudo que se refere ao projeto 274 diz respeito ao futuro Governo. Para mim o mais prudente agora seria uma negociação com o próximo Governo para uma ampla discussão das carreias que integram o quadro dos TC. Tenho certeza absoluta que do jeito que está com mais esta emenda parlamentar teremos duas leis incnstitucionais.

Anônimo disse...

Estejamos todos lá

Maire Helena disse...

Oi,pessoal! Tenho acompanhado o blog e, também, o site do sindicato. Infelizmente, por causa de uma trombose, fiquei mais de 3 meses de LTS e ainda estou me recuperando. Estou torcendo por todos nós e, amanhã, estarei com vocês em pensamento. Luciano, parabéns pelo blog e por teus comentários extremamente oportunos! Sucesso! Maire

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o colega Joanes. As ações deveriam ser em cima do executivo.O legislativo não pode aprovar despesa.ALIÁS SE ALGUÉM SOUBER NOS RESPONDA: PORQUÊ NÃO FOI ENCAMINHADA MENSAGEM RETIFICATIVA AO PL 274, POIS SE ISTO TIVESSE OCORRIDO HOJE ESTARÍAMOS TRANQUILOS.

RICARDO/SSP disse...

Colegas desculpem, mas estou retornando para dizer que não é só o dia "D" amanhã, mas, também, a "CARTADA FINAL EM 2010". Além da questão da GIC para os TCs, prioritária neste momento, temos outros assuntos, após, que deverão merecer um intenso trabalho: plano de carreira, promoções, precatórios (o Estado, neste ritmo, terá condições de pagar os precatórios no médio prazo),vale-alimentação, etc. Sendo muito importante, também, conhecermos a "previsão política" do próximo Governo.
Portanto, temos que fazer, dia 21/12, todos os esforços para implantar de vez a GIC. Repito, é a nossa "cartada final" em 2010. Abraços e até a vitória. Ricardo/SSP

Anônimo disse...

Oi colegas, minha primeira manifestação aqui no Blog e, confesso, não era seguidora por preguiça em clicar em seguir. É rapidíssimo, pois basta ter um e-mail ou criar um.
Ganhei um "sindicato virtual",atuante, informativo e interativo. Vou acompanhar e participar com vocês com muito empenho. Amanhã estaremos juntos lá na Assembleia.

Anônimo disse...

Colega Ricardo, muito oportuna tuas colocações. Já enviei e-mail tempos atrás para o SINTERGS solicitando discussões quanto a implantação de um plano de carreira,pois independente da GIC,o plano é um importante instrumento para nossa valorização e melhoria salarial,mas temos que lutar para garantir que o mesmo seja cumprido pelos governos. Voltando a GIC, amanhã daremos mais um passo em nossa luta e estarei lá na Assembléia. Vamos lá colegas! Vera

Anônimo disse...

HÁ ALGO QUE DEVO CONFESSAR!! NESTAS MOBILIZAÇÕES A QUAL TIVE A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR, PESSOALMENTE COMPARTILHEI COM OS COLEGAS SOB VARIOS QUESTIONAMENTOS !!
NO BLOG VERIFIQUEI AS MAIS DIVERSAS POSIÇÕES E IDÉIAS !!
NO SITE ALGUMAS INFORMAÇÕES !!
NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, O ÓBVIO !!
NA FACE DESTES MEUS COLEGAS, AS DIVERSIFICADAS ESPECTATIVAS !!
AOS QUE,SE MANIFESTARAM :(luciano/patricio/ricardo/joanes/regina/patricia/maria candida/christiane/gerson/ana selma/luis gustavo/flavio/sandy/sandra tonho e a todos aqueles anônimos ...),DEIXO AQUI MEU RECONHECIMENTO E ESTIMA EM CONSIDERAÇÃO A CLASSE QUE PERTENCEM !!
CERTAMENTE, QUERENDO OU NÃO,E INDEPENDENTE DOS RESULTADOS PRÓXIMOS, VOCES JÁ ESTÃO CONVOCADOS A COMPOREM A PRÓXIMA GESTÃO DE REPRESENTATIVIDADE PARA COM O NOSSO SINDICATO !!É SÓ AGUARDAR, POIS PASSA RÁPIDO !!
ENFIM, ATÉ O DIA DE AMANHÃ, CERTAMENTE NOS CONTATAREMOS POR LÁ !!
SORTE A TODOS !!

FELIPE .

Anônimo disse...

Colegas
Acredito que hoje é um excelente dia para lutarmos pela GIC, pois hoje os deputados votarão um aumento de 60% para seus próprios vencimentos que alcançarão míseros R$ 20.000,00 por mês, sem a necessidade de possuir curso superior. No mínimo ficarão constrangidos de não concederem aumento para uma categoria de nível superior que recebe pouco mais de 10% do que eles ganharão.
Temos que lotar o plenário hoje!
Gustavo

Anônimo disse...

Aos colegas e princincipalmente a você Luciano e ao Felipe, com certeza nossa luta continua, não só hoje na assembleia, tentando a implantação da GIC, mas nos mobilizando para ao longo do tempo tornar nossa categoria valorizada.Pensamento positivo hoje, e a luta continua.Abraços...
SANDRA

Anônimo disse...

INDEPENDENTE DO RESULTADO DE HOJE, NÃO PODEMOS ESMORECER. QUE DEUS ESTEJA AO NOSSO LADO E O NOSSO TRABALHO SEJA RECONHECIDO. BOA SORTE COLEGAS.

Anônimo disse...

Colegas ! Não pude ir à POA. Estou ainda mandando e-mails, rezando e esperando notícias daí...Por favor, qdo for possível divulguem como foi essa terça-feira..Abraços, Christiane

Anônimo disse...

repostagem

Pessoal tudo que se refere ao projeto 274 diz respeito ao futuro Governo. Para mim o mais prudente agora seria uma negociação com o próximo Governo para uma ampla discussão das carreias que integram o quadro dos TC. Tenho certeza absoluta que do jeito que está com mais esta emenda parlamentar teremos duas leis incnstitucionais.

20 de dezembro de 2010 15:57

Era o que falei anteriormente. Nem precisou outra emenda.AGORA TEMOS QUE COBRAR O COMPROMISSO ASSUMIDO PELO FUTURO GOVERNO EM PAGAR.
UM BOM NATAL A TODOS E UM GRANDE 2011.

Anônimo disse...

retirado dos comentários do site da zero hora ( divulgado pela zerohora), em acompanhamento a votação do reajuste dos deputados.

zerohora.com: A futura secretária de Administração do governo Tarso prometeu que a GIC será paga até o dia 15 de janeiro.

Paulo disse...

E não foi aprovado...
Mas o futuro governo deu a palavra de que a GIC será paga ainda em janeiro.

Anônimo disse...

A deputada Stela Farias, futura Secretária da Administração garantiu que o próximo governo pagará da GIC.
flávio

Anônimo disse...

Saimos assim:
Já a deputada Stela Faria (PT), futura secretária estadual de Administração, garantiu aos técnico-científicos, que lotaram as galerias, que a Gratificação de Incentivo Científico (GIC) será paga pelo futuro governo e, portanto, solicitou que uma emenda relacionada ao assunto fosse retirada, o que acabou ocorrendo. A GIC surgiu de uma emenda aprovada no Parlamento este ano, foi vetada pela governadora, mas a Assembleia derrubou o veto. No entanto, até o momento, a gratificação não foi paga.

Patricia disse...

Projeto de Lei nº 274 /2010
Art. 55 – A gratificação prevista no art. 5º da Lei nº 13.439, de 05 de abril de 2010, fica mantida
para os servidores do Quadro dos Funcionários Técnico-Científicos do Estado, do Quadro-Geral dos
Funcionários Públicos do Estado e para os servidores extranumerários dos referidos quadros, em efetivo
exercício no Gabinete do Governador, no Gabinete do Vice-Governador e na Governadoria do Estado, nas
mesmas condições estabelecidas na referida Lei, com exceção dos lotados na Secretaria do Planejamento,
Gestão e Participação Cidadã e na Procuradoria-Geral do Estado.
PELOAMORDEDEUS, alguém me diz se o que leio é o q esperavamos!!!

Patricia disse...

Proponente:Poder Executivo
Situação:Aprovado(a) em 21/12/2010
Tramitação:DAL - envio em 14/12/2010
Legislação:

Votação: SIM 41 - NÃO 7

Patricia disse...

... Já a deputada Stela Faria (PT), futura secretária estadual de Administração, garantiu aos técnico-científicos, que lotaram as galerias, que a Gratificação de Incentivo Científico (GIC) será paga pelo futuro governo e, portanto, solicitou que uma emenda relacionada ao assunto fosse retirada, o que acabou ocorrendo. A GIC surgiu de uma emenda aprovada no Parlamento este ano, foi vetada pela governadora, mas a Assembleia derrubou o veto. No entanto, até o momento, a gratificação não foi paga.
fonte: www.al.rs.gov.br

Unknown disse...

saiu a GIC?

Anônimo disse...

E agora amigos, depois de empenhada a palavra da Stela Farias a coisa vai e a novela termina?

Se até o dia 15 o dinheiro não estiver na conta, teremos que ser mais duros.

Anônimo disse...

CONTINUAMOS SOMENTE COM PROMESSAS. MAS ESPERANÇA AINDA TEMOS. YEDA PAGAR JÁ FOI.

Anônimo disse...

Colega Patrícia! A gratificação que trata a lei 13.439 é para os técnicos que trabalham no Complexo Piratini...não é a GIC. Teremos que aguardar janeiro de 2011! Abs.

Anônimo disse...

A todos os colegas,
o Blog tem sido o nosso instrumento mais dinâmico na busca de informação sobre a GIC . . . muito tenho sido esclarecida por todos vocês ! Quero agradecer e dizer que foi com alegria que recebi a notícia sobre a interferência da Deputada Stela Farias, futura secretária da Administração, tenho muitas vivências junto a ela, e assim posso testemunhar sobre o seu empenho e comprometimento com as questões assumidas. Com esperança renovada e no aguardo de dias melhores, deixo aqui um forte e carinhoso abraço, que o NOVO ANO NOS SORRIA E NOS MANTENHA FIRMES E FORTES PARA AS LUTAS QUE SE FAÇAM NECESSÁRIAS !

Anônimo disse...

HOJE COMPREENDO O QUE UM COLEGA QUIS DIZER EM UMA MANIFESTAÇÃO ANTERIOR !!! DE QUE A CADA COMENTARIO, "VAMOS DO CÉU AO INFERNO" ...
HAJA CORAÇÃO !!!
OUVIR ESTA PROMESSA, DE CERTA FORMA NOS CONFORTA, PORÉM NÃO SE SABE ATÉ AONDE !!
SÓ NOS RESTA AGUARDAR !
PARA OS QUE LÁ ESTIVERAM, ESTE COMPROMISSO FOI DE FORMA VÊEMENTE ?? OU COLOCADO NO CALOR DA EMOÇÃO ??
ALGUEM PODERIA DISTINGUIR A MANIFESTAÇÃO DA FUTURA SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO ESTELA FARIAS SOBRE A "GIC";
FELIPE.

Anônimo disse...

Considerando que a Deputada Stela Faria é do "PT", temos que analisar se a solicitação de retirada da emenda que tratava sobre a gratificação,e o compromisso manifestado em que o novo governo iria pagar, não venha a ser mais uma das estratégias,do novo governo em amenizar as despesas !! Ou seja, acabar não pagando !!
Pois se a emenda tivesse ido a aprovação , correria o risco também de ser aprovada, e ésta deve ter sido a peocupação deles !!
Corrigam-me se eu estiver equivocado !!
Felipe.

Anônimo disse...

Caro Felipe,

Eu interpretei de maneira um pouco diferente, olhe bem:
Se a emenda fosse a votação e fosse aprovada não mudaria muita coisa em termos de constitucionalidade, pois ela tembém tinha vício de origem. A retirada da emenda e o comprometimento da deputada é uma grande vantagem, pois agora nós temos uma palavra oficial do novo governo. A Stela Farias não tinha nenhuma necessidade de se queimar a toa e sujar seu nome com toda a nossa categoria, pois ela tinha a faca e o queijo na mão para não pagar mesmo com a aprovação da emenda.

Abraço,
Luís Augusto

Anônimo disse...

Hoje saí lá da Assembléia mais aliviada, apesar de não termos 100% de certeza que a GIC será paga mesmo no início de janeiro,mas temos a palavra da futura Secretária da Administração, que fará parte do governo,presenciada por muitos que estavam no plenário. E o sentimento que tenho é que cada vez estamos mais fortes, queiram ou não, estamos conseguindo nos fazer "ouvir" e daqui para frente teremos que cada vez mais marcarmos presença para que nossos propósitos sejam alcançados, como por exemplo, a implantação de um plano de carreira,entre outros. Vera

Anônimo disse...

Aham... a retirada da GIC da votação hoje, mesmo com a promessa da Futura Secretária tá me cheirando politicagem... e das brabas... pra pagamento em parcelas suaves e desestimulantes. Podem acreditar que a força hoje forma dos Técnicos-científicos, pois do Sintergs foi muito pobre... Isso foi pra ver que a política mais uma vez impera, o salário dos deputados não tem limite pra ser aumentado e cada um que trabalhe no Executico que se encarregue de sair pra algo melhor. Até o dia 15 de janeiro, depois vem até o final de março, ou talvez até o final de 2011... ou quem sabe 2012 ??? Ah, não gostei dessa conversa... só vendo a mudança pra acreditar... se fosse aprovada hoje não estaríamos pisando mais em ovos a essa altura. Bom, isso é uma observação minha. Boa noite pros que ainda acreditam nessa mudança "radical" que ocorrerá... Abraços.

Anônimo disse...

Por hora estou satisfeito com a possibilidade de termos uma promessa do novo governo. Pelo comentário da colega, a futura secretária é confiável. Isso é alguma coisa. Não é garantia, mas é alguma coisa. Não teremos fatos novos até 15 de janeiro, mas não vou abandonar o blog. Espero a opinião sempre ponderado do moderador deste blog.

Anônimo disse...

PESSOAL:

Eu sou igual a São Tomé. Só acredito vendo,ou melhor, quando aparecer no contra-cheque. Continuo achando que tem que haver alguma retificação na Lei 13444 que criou a GIC. Talvez o futuro governo deva mandar outro PL para a Assembléia(dentro da forma que eles estão dizendo que vão achar para pagar) para definitivamente solucionar isto. Se alguém com mais conhecimento jurídico(o colega Joanes por exemplo) tiver condições de opinar que se pronuncie.
Um grande abraço todos.

Anônimo disse...

Pessoal!!!Estava assistindo ao Programa Conversas Cruzadas de Hoje(21/12), e o Dep. Raul Pont comentou a respeito de um depoimento, sobre a emenda da GIC, onde foi dito: "que a mesma tinha sido rejeitada pelos Deputados..." na realidade explicou que a Lei já existia, não havendo a necessidade de reencaminhá-la e reaprová-la... e que a mesma, em acordo com o Dep. Záchia, tinha sido retirada da pauta de votação....Abs!!

Anônimo disse...

Acredito que devemos lutar para que o futuro governo encaminhe um novo projeto para corrigir a lei 13.444, no entanto enquanto isso não ocorrer, devemos negociar com a Secretária Stela Farias que o pagamento seja de imediato, conforme comprometimento em plenário, pois a nossa espera já foi por demais angustiante nestes oito meses de vigência da atual lei.

Anônimo disse...

Só fazendo uma correção em meu comentário anterior, oito meses de expectativa(espera), claro que o pagamento, de acordo com a lei, deveria ser a partir de outubro.

Anônimo disse...

Colega, não desista nunca de nossos sonhos. Sinceramente o tempo é dinâmico e temos que evitar esse prejuízo já no início do semestre. Convenhamos a GIC está muito bem documentada pela Lei, embora com vício, e pelo compromisso que a Deputada Estela Farias assumiu na tribuna daquela Casa. Agora, tem de ser tratado logo no início do Governo Tarso Genro por pessoas “comprometidas” com os Técnicos-Científicos. Precisamos, por isso, ter uma assembleia, específica, para formarmos uma comissão composta por pessoas competentes para os devidos encaminhamentos. E logo! Nada de realizar em março/2011 uma assembleia. Isso é uma tremenda mancada que nos trará mais prejuízo. Vamos, colega, ficar em “stand by”, nesta semana, e retornaremos logo com fé e todo o gás. Assumindo o Governo Tarso, deve ser iniciada uma mobilização de agendamentos, imediatamente, para garantir a GIC ou, o que considero melhor, a apresentação de um PLANO DE CARREIRA. Todos ganharam no Governo Yeda. Empobrecemos e ficamos de fora por que o Sindicato não apresentou “nada” para os TCs. Bem, essa história, a causa, todos sabem muito bem!
Nunca desistamos de nossos sonhos! “Mantenha acesa a chama da esperança e da perseverança”. Dinheiro para honrar esse compromisso o Estado tem de sobra, tanto que os Deputados se reajustaram em 73%, superando os Deputados federais. É por isso que em 2011 muitas categorias, inclusive as que ganham mais do que nós, vão começar suas mobilizações já no início, sendo imprudente vacilarmos com uma assembleia da categoria tardia.

Anônimo disse...

Concordo com o Colega quanto ao envio de outro Pl para regularizar a GIC.Também precisamos de um BOM PLANO DE CARRREIRA em 2011.

Anônimo disse...

COLEGAS! SABEM COMO É AQUELA HISTORINHA, QUANDO A CRIANÇA COMEÇA A CAMINHAR, UM PASSINHO DE CADA VEZ, SENÃO CAI. BOM É O QUE TEMOS QUE FAZER. PRIMEIRO GARANTIR A GIC, DEPOIS NOVAS LUTAS TEREMOS QUE BUSCAR.
DE IMEDIATO: ASSEMBLEIA DO SINTERGS PARA ORGANIZAR A PAUTA DA IMPLEMENTAÇÃO DA GIC COM O NOVO GOVERNO. NÃO PODEMOS SIMPLESMENTE DELEGAR ESTA TAREFA AO SINTERGS, É MUITA COISA PARA ELES. MAS TERÁ QUE SER LOGO NA PRIMEIRA SEMANA DO ANO.

Copyright © Técnico-Científicos RS | Powered by Blogger | Adaptado por Blow Informática Design by ronangelo | Blogger Template Mais Template